Feliz Dia dos Pais!

Feliz Dia dos Pais!

Agosto é um mês que, para muitos, traz consigo um misto de ansiedade, nostalgia e espanto. Talvez pelo fato de que o oitavo mês do ano parece dizer “O ano já passou da metade! De novo!”. É como se fosse um lembrete de que o tempo tem uma velocidade própria e – muitas vezes – não se importa muito se estamos preparados ou não para percebê-la. Outro fator que acentua todos esses sentimentos é o Dia dos Pais.

O Dia dos Pais é celebrado em diferentes datas em mais de 70 países. Mas você já ouviu algumas histórias sobre as origens desse dia tão popular pelo mundo? 

A origem do Dia dos Pais

Existe certo consenso entre as principais fontes de pesquisa de que a primeira homenagem a um pai aconteceu na Babilônia, há mais de 4 mil anos. Segundo historiadores, um jovem chamado Elmesu teria criado o primeiro “Cartão de Dia dos Pais” com as próprias mãos, em argila. No presente, que viria a se tornar uma referência para gerações futuras, ele desejava “sorte, saúde e vida longa” ao seu pai. A tradição se diversificou pelo mundo tomando nuances próprias ao se ajustar aos costumes típicos de cada região.

Tábua babiônica de cerâmica. Antes de 3.000 a.C., os babilônios produziam documentos arranhando símbolos no barro. Crédito Denver Public Library.

Tábua babiônica de cerâmica. Antes de 3.000 a.C., os babilônios produziam documentos arranhando símbolos no barro. Crédito Denver Public Library.

Mas a popularização da prática se deu no século XX, nos Estados Unidos, quando a celebração foi finalmente institucionalizada e teve sua primeira comemoração oficial no dia 19 de junho de 1910. A escolha da data foi definida a partir de uma sugestão de Sonora Louis Dodd, que desejou prestar homenagem ao seu pai, William Jackson Smart. E ela teve boas razões para isso.

O pai de Sonora foi um veterano da Guerra Civil Americana, e essa não foi a única razão para ele ganhar o típico título dado aos pais pelo mundo afora: o de herói. Ele era herói, de fato. Mais do que sobreviver a uma guerra, ele criou sozinho a filha e seus irmãos após a morte de sua esposa, fazendo jus ao título, à data e às respectivas homenagens.

William Jackson Smart, inspiração para o Dia dos Pais, foi um veterano que criou seis filhos depois da morte de sua esposa. Crédito Geni.com

William Jackson Smart, inspiração para o Dia dos Pais, foi um veterano que criou seis filhos depois da morte de sua esposa. Crédito Geni.com

Mas e o Dia dos Pais no Brasil?

No Brasil, a primeira comemoração do Dia dos Pais aconteceu em 16 de agosto de 1953. Dessa vez não foi carregada de significados emocionantes e heróicos como entre os norte-americanos. O Dia dos Pais brasileiro foi sugerido por um publicitário chamado Sylvio Bhering, que ocupava o cargo de diretor no famoso jornal – e também rádio – O Globo. A ideia do  foi unir o útil ao agradável, sugerindo uma data em que se pudesse fomentar o comércio e, ao mesmo tempo, estabelecer uma nova forma de aproximar as famílias como já ocorria no Dia das Mães.

O GLOBO cria a data em comemoração ao chefe da família e promoção se estende a todo o país – Crédito memoria.oglobo.globo.com

O GLOBO cria a data em comemoração ao chefe da família e promoção se estende a todo o país – Crédito memoria.oglobo.globo.com

Sendo a maior parte da população brasileira católica, a data foi escolhida inicialmente no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo. Mas com o passar do tempo, o Dia dos Pais foi sofrendo alterações até que se firmasse no segundo domingo de agosto, como é até hoje.

O verdadeiro significado do Dia dos Pais

Ser pai vai muito além do DNA. Se você teve a honra de trazer novas vidas ao mundo, ou de abraçar vidas que já estavam aqui, e recebeu o prestigioso título de Pai, sabe bem que esse dia não é sobre presente – até porque sabemos como é difícil desafiar o tempo e presenciar tudo que gostaríamos ao lado de nossos filhos. O Dia dos Pais traz a chance não só de homenagear nosso guardião terreno, como também refletir nosso papel paterno no mundo.

O dia que celebramos hoje é uma oportunidade de compreender que ser pai é se tornar professor de assuntos que não dominamos, mas que precisam ser ensinados. E no fim, perceber que não importa o quanto você se esforce, seu filho ainda será quem te ensinará as maiores lições da vida. Ser pai é testemunhar a trajetória de mais um protagonista que se une à incrível jornada da história humana, assistindo alguns dos momentos mais preciosos da vida – também conhecidos como “a primeira vez…”. Estar ali desde o primeiro choro às primeiras palavras, do engatinhar ao que logo se tornam passos mais ágeis do que os nossos. É se redescobrir como homem e ter uma nova percepção sobre todas as outras coisas.

Irônico como ser pai também nos faz reaprender a ser filho e nos ajuda a rever todos os conceitos de gratidão, perdão, carinho e reconhecimento. É redescrobrir nossa origem, histórica. É ser um guardião de lembranças que são construídas no decorrer do tempo formando uma teia de recordações da qual somos responsáveis por manter aquecidas na memória. Lembranças essas que são materializadas nas mais variadas formas como pinturas com guache, esculturas de massinha, inúmeras fotografias e até um cartão de argila.

Ser pai é buscar o eterno equilíbrio entre se tornar o adulto que nunca foi e voltar a ser a criança de outrora, revivendo uma nova infância, agora ao lado da melhor companhia em cada brincadeira. Ser pai é superar limites e impor alguns novos para o bem de nossos filhos. Ser pai é ser co-autor numa obra de arte em constante mudança que se consolidará como identidade.

Ideias para celebrar o Dia dos Pais

Neste Dia dos Pais, queremos que você desafie o tempo com o MyHeritage e entre numa aventura genealógica com seu pai, seu avô, seu filho.

Uma ideia é fazer um teste de DNA do MyHeritage e apostar quais etinias cada um possuí, baseado no que vocês já sabem da história da sua família. Depois que os resultados chegarem, podem comparar o que cada um tem em comum e quem se aproximou mais das apostas feitas. Depois disso é hora de brincar de detetive: De onde vem os 2% Italiano do seus genes? Seu pai tem mais porcentagem que você? Ou será que o seu tom de pele veio do lado materno?

Você pode comprar seus kits em nosso site, fazer o teste do conforto de sua casa.

Outra ideia divertida é uma gincana em busca de registros vitais familiares como certidões de nascimento, casamento e óbito, dando início à uma jornada para desbravar o passado e entender juntos a origem da sua família. Vale pedir ajuda pra outros familiares e até usar nosso mecanismo de pesquisa para encontrar registros históricos exclusivos. No MyHeritage acreditamos no poder que esses registros, bem como memórias de família documentadas têm em unir gerações.

Em buscas como essas, alguns de nossos usuários acabaram encontrando primos em outros países e até meio-irmãos, como no caso de Esther que encarou uma jornada épica em busca do pai que nunca conheceu.

Registros históricos são tão importantes que foi através de um, escrito em argila, que o mundo descobriu quem criou o primeiro cartão de Dia dos Pais da história. Hoje, quatro milênios depois, queremos prestar uma homenagem a cada pai deste planeta, desejando sorte, saúde e vida longa.

Feliz Dia dos Pais!

Equipe MyHeritage