5 características que você nunca soube que eram genéticas
- Por Erica ·


Todos nós já ouvimos isso antes: “Tenho os olhos da minha mãe”, “Sou alto como meu pai” ou “a habilidade atlética deve ser de família”. Embora características físicas como cor dos olhos e altura tenham um componente genético óbvio, muitas características não físicas também podem ser transmitidas de geração em geração. Algumas delas podem até ser uma surpresa. Já se perguntou por que você tem certas peculiaridades ou preferências? Elas podem estar enraizadas em seu DNA. Aqui estão 5 características interessantes que você pode não ter percebido que eram hereditárias.
1. Medo de alturas
Você fica enjoado no topo de um prédio alto ou a ideia de subir uma escada faz sua cabeça girar? Você pode ter herdado o medo de altura de um ou de ambos os pais. Estudos mostram que existe uma ligação genética no desenvolvimento de fobias, incluindo o medo de altura. Embora fatores ambientais, como eventos traumáticos, possam contribuir para o desenvolvimento de uma fobia, a genética também desempenha um papel importante.
2 .Hora de acordar
Você é um galo matinal ou uma coruja noturna? Embora fatores ambientais, como horários de trabalho e escolhas de estilo de vida, certamente possam influenciar seus padrões de sono, pesquisas indicam que a genética também pode influenciar seu horário natural de despertar. Um artigo da Divisão de Medicina do Sono da Harvard Medical School explica que os genes podem determinar a velocidade ou a lentidão de nossos relógios biológicos. Mutações genéticas que ocorrem de uma geração para outra podem afetar nossos relógios internos. Isso explica por que os pais que acordam cedo podem ter filhos com relógios biológicos mais rápidos ou mais lentos.
3. Sabores preferidos de sorvete
Quem não ama sorvete? Muitos de nós temos um sabor favorito e, como se vê, suas preferências de gosto podem ser influenciadas por seus genes. A pesquisa mostra que a genética pode afetar a maneira como saboreamos certos sabores, como um alimento amargo, salgado ou doce. Se você herdou um gosto por doces de um de seus pais, não é apenas uma coincidência – está em seu DNA!
4. Frequência de Picada de Mosquito
Os mosquitos são uma das pragas mais comuns e irritantes que os humanos encontram, e algumas pessoas parecem ser mais atraentes para eles do que outras. Embora muitos fatores possam influenciar o comportamento do mosquito, incluindo odor corporal, calor e movimento, a genética também pode desempenhar um papel. Se você é uma daquelas pessoas infelizes que sempre parecem ser mordidas, a razão pode estar em seus genes. Estudos mostram que certos fatores genéticos podem tornar os indivíduos mais atraentes para os mosquitos e variações nos genes podem torná-lo mais suscetível a picadas de mosquitos.
5. Medo de Falar em Público
Falar em público é um medo comum que afeta muitas pessoas, mas você sabia que pode ser hereditário? Pesquisas indicam que o gene COMT pode estar associado ao desenvolvimento de ansiedade social, que pode se manifestar como medo de falar em público. Se um ou ambos os seus pais não gostam de falar na frente de uma multidão, isso pode explicar por que fazer uma apresentação ou discurso faz você suar.
Muitas vezes pensamos em genética em termos de características físicas como cor dos olhos, sardas ou covinhas, mas também existem muitas características não físicas que herdamos de nossos pais. De medos e fobias à textura do cabelo e preferências alimentares, nosso DNA pode influenciar muitos aspectos de nossas vidas. Da próxima vez que você se deparar com uma peculiaridade ou tendência que pareça inexplicável, lembre-se – pode estar em seus genes!
Seu DNA pode revelar muitos detalhes fascinantes, incluindo de onde vieram seus ancestrais. Faça um teste de DNA e comece sua jornada de descoberta!
Teresa Estanislau
12 de junho de 2023
Gostei do artigo.