16    jan 201412 Comentários

Filhos mais velhos são mais inteligentes?

A ordem de nascimento dos filhos é um assunto fascinante e muitos estudos já foram feitos, para descobrir se a ordem em que os filhos nasceram afeta, de alguma forma, a vida dos mesmos.

Listamos aqui alguns resultados interessantes:

1- Os filhos mais velhos são os mais inteligentes
Um estudo de 2007, conduzido por pesquisadores noruegueses comparou testes de inteligência aplicados em 250.000 pessoas. Os primogênitos têm uma média de QI de 103, os filhos nascidos em segundo lugar têm uma média 101 e os nascidos em terceiro lugar alcançam uma média de 100. O estudo mostrou que quanto mais irmãos mais velhos, menor será o QI de um indivíduo.

2- Primogênitos costumam se casar com primogênitos
Joshua Hartshorne, da Universidade americana de Harvard, realizou algumas pesquisas e descobriu que primogênitos tendem a casar com outros primogênitos. Ele ainda foi mais além e descobriu que no geral, as pessoas parecem se relacionar melhor com outras que nasceram na mesma ordem de nascimento: filhos mais velhos com outros filhos mais velhos, filhos do meio com filhos do meio, caçulas com caçulas e filhos únicos com filhos únicos.

3- Caçulas tendem a se arriscar mais
Os psicólogos americanos Frank Sulloway e Richard Zweigenhaft pesquisaram tendências geradas pela ordem de nascimento dos filhos e chegaram à conclusão que filhos mais novos tendem mais a participar em atividades de risco, do que seus irmãos mais velhos.

4- Primogênitos têm uma probabilidade maior de assumirem cargos de liderança
A firma Vistage, a maior organização voltada para CEOs no mundo, entrevistou 1582 CEOs e perguntou sobre a ordem de nascimento em suas famílias. 43% deles eram primogênitos, 33% eram filhos mais novos, mas apenas 23% eram caçulas. Talvez irmãos mais velhos recebam mais atenção exclusiva de seus pais e acabam se tornando mais auto-confiantes.

5- Mulheres que têm irmãos gêmeos casam-se menos
Virpi Lummaa da Universidade de Sheffield analizou os registros de nascimento na Finlândia. A sua pesquisa revelou que mulheres com irmãos gêmeos do sexo masculino têm uma chance 15% menor de se casar.

O que você achou destas pesquisas? Qual foi a sua ordem de nascimento na família? Você já observou alguma destas conclusões na sua família?

Comentários (12) Trackbacks (0)
  1. Eu sou o primogênito e, não sei se por acaso, mas exerço um cargo de liderança em uma entidade há algum tempo. E a minha irmã mais nova é considerada a mais atirada dos três.
  2. Nao me parece que essa pesquisa seja muito fidedigna.Aparentemente ha acertos, tipo a "sindrome do recheio de sanduiche" vivenciada pelo "irmao do meio", mas em outros aspectos ha o que se refletir ou pesquisar mais, ou ainda "levar na brincadeira".
  3. Eu sou a terceira de quatro irmãos e devo ser exceção à regra :). Claro que não concordo, coitado de quem tem mais de 10 irmãos ... Parece mais um incentivo para as pessoas só terem um filho.
  4. Somos em 3 filhos, eu sou primogenito e me casei com uma primogenita, meu irmão do meio se casou com uma primogenita e meu irmão caçula, o mais atirado se casou com uma do meio. Meu filho primogenito se casou com uma caçuça e meu filho do meio com uma caçula tb. Logo a pesquisa estatisticamentenão se aplica aos nossos casos
  5. Olha não concordo com a pesquisa não, pois na minha família somo 11 irmãos e eu fui o 10° e minhas notas escolares são as mesmas e algumas até melhores de meus irmãos mais velhos! Agora no caso de se arriscar, adoro correr riscos, até meu cargo que exerço tive que apostar em mim mesmo entre 450 candidatos para 20 vagas e fui o 4°.
  6. Tem uma pesquisa que mostra que irmãos mais novos são mais bonitos também.
  7. Toda pesquisa é valida. Toda regra tem exceção, aka nunca tive a curiosidade de levantar esta polêmica e pela a experiência empirista é uma afirmação falsa. Se tratar-se de uma pesquisa de caráter cientifica com demonstrações dessas anomalias genéticas logo em tese é verdadeira.
  8. Sou a primeira filha dos meus pais e,casei com o primeiro filho dos meus sogros.
    Portanto, no meu caso,a estatística confere.
  9. Acho que esta pesquisa não procede! Quer dizer que se vc é o 10o filho teria então o QI praticamente de ameba? Nada a ver. Sou a caçula de uma família de 3 filhos e considero todos os três igualmente inteligentes. Particularmente sempre tive sucesso profissional, não me considero menos inteligente do que ninguém.
  10. Este estudo pode não ter levado em consideração pormenores relevantes, deixando a desejar, ou sendo parcial.
    Não creio que a precedência no nascimento, ou a atenção dada ao primogênito tenha alguma influência no QI.
    Sou o primogênito e tenho uma irmã mais nova.
  11. Minha sobrinha é mais nova que os irmãos gêmeos e já se casou ha um tempão. os meninos estão só namorando.
  12. EU SOU A MAIS NOVA DOS IRMÃOS E O MEU MARIDO É O MAIS VELHO. ESSA PESQUISA É MUITO DUVIDOSA.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados