11    fev 20137 Comentários

Nomes das Famílias – DA SILVA

Se for fazer uma pesquisa ao pé da letra, de qual sobrenome é mais popular no Brasil, vai dar "Silva" na cabeça.

Segundo um levantamento feito pela Lista Telefônica da capital de São Paulo, dos 4,6 milhões de nomes, "Da Silva", é um sobrenome comum a 295 mil paulistanos.

É considerado um dos sobrenomes mais populares da língua portuguesa. Segundo uma pesquisa feita com 30 mil pessoas (estimativa populacional), 9,9% dos brasileiros agregam este sobrenome.

Mas, nem todos são de uma mesma família, pois agregar este sobrenome teve, durante muitos anos, inúmero e controversos motivos.

Segundo alguns genealogistas, um dos motivos mais aceitáveis, seria o batismo pelos padres da época do império, de milhares de escravos africanos com o sobrenome "Da Silva" o que facilitaria o modo como ele se espalhou pelo Brasil. Uma outra versão sobre este mesmo evento escravagista é que muitos escravos adotaram na sua Carta de Alforria o sobrenome do seu antigo "Senhor".

É conhecido também que, muitos imigrantes portugueses ao virem para o Brasil, teriam adotado o sobrenome para darem inicio a uma nova vida e romperem seus laços com a família em Portugal.

O primeiro "Silva" a imigrar para o Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva em 1612.

Nossa pesquisa sobre este sobrenome em uma base de dados de 1,5 bilhão de perfis em MyHeritage chegou ao seguinte resultado:

Em MyHeritage existem 42.077 pessoas com o sobrenome DA SILVA e 154.375 com o sobrenome SILVA - Total de 196.452 usuários.

Veja os mapas separados:

Os DA SILVA pelo mundo (clique para ampliar)

Os SILVA pelo mundo (clique para ampliar)

Nomes mais comuns encontrados entre os usuários de MyHeritage que adotam os sobrenomes Da Silva e Silva.

Homens : Francisco, Antônio, Fernando, Manuel e Mario

Mulheres : Ana, Joaquina, Maria Olga e Rosa

O sobrenome tem origem latina e tem diversas variações entre os antigos romanos, assim, a origem seria Italiana. Existem variações deste sobrenome em nomes do senado romano como Silvano, Silvestre e Sílvio, nomes próprios variantes de Silva. Mesmo tendo no Brasil e Portugal seus maiores representantes, é um sobrenome também comum na Itália e Espanha. Suas origens etimológicas remontam ao latim silva, selva, mata ou floresta. A presença espanhola no sul da Itália (de Nápoles até a Sicília) no século XII e o controle do Ducado de Milão de 1535 a 1706, ajudou a penetração do sobrenome na Espanha. "Independente das influências ibéricas, este nome de família relembra o cidadão que habitava em áreas de selva e florestas ou que delas extraia a madeira, lenha ou riquezas comerciáveis. Eventualmente pode-se também refletir o culto às divindades dos bosques, tradição pagã ainda em vigor nos séculos VIII e XI (fortemente combatida pelo cristianismo, como comprovam textos medievais), segundo o qual a selva emanava energias e fluídos transcendentais por intervenção dos deuses. Convêm salientar que os antropônimos Silvano, Silvério Silvestre e Silvio são nomes próprios latinos derivados de silva e selva que surgiram também desse culto das divindades dos bosques e das florestas e a tradição onomástica os perpetuou sem atentar para o fato". (Mioranza, Ciro, Filius Quondam, p. 212-213 - Editora Larousse. 2010).

Os Silvas famosos.

Procurador Lucius Flavius Silva foi o comandante do exercito que conquistou Massada (uma fortaleza no topo de uma montanha - ligada a rebelião judia contra o domínio romano), nos anos 73 DC.

Luiz Inácio Lulla da Silva, ex presidente do Brasil.

Fernanda Montenegro que seja chama Arlette Pinheiro Esteves da Silva - Atriz brasileira

Anderson da Silva - lutador de UFC.

Fausto Corrêa da Silva - O Faustão- Apresentador da Globo.

Algum outro conhecido Silva que omitimos?

Se você é Silva e não sabe como descobrir a sua ascendência, saiba que já existe um Projeto DNA Familiar para o sobrenome Silva em MyHeritage.

Testes de DNA - Clique ver os testes

Saiba mais sobre alguns sobrenomes. Já temos relacionado em nosso blog o sobrenome : LOMBARDI

Fontes consultadas:

Wikipédia, Mundo Estranho , Beth Shallom

Comentários (7) Trackbacks (0)
  1. MUITO LEGAL. ADORO SABER A HISTORIA DA FAMILIA. APESAR DE SER DA SILVA POR CASAMENTO, MEU MARIDO QUE HERDOU ESTE SOBRENOME DE SEU PAI. PARABENS A VCS. E GOSTARIA DE FAZER UM PEDIDO, PODERIAM PROCURAR PELA FAMILIA OZUNA E LEANDRO E DA MINHA FAMILIA. LEANDRO DE MÃE E OZUNA DE PAI. OBRIGADA DESDE DE JA. ABRAÇOS CRIS
  2. O apelido da familia nao e Da Silva, mas sim Diogo da Silva
  3. Tenho muito orgulho de ter sangue "Silva" ,pois em minhas pesquisas descobri alguns de meus antepassados que possuíam esse sobrenome.
  4. Muito interessante esse artigo! Espero que publiquem mais sobrenomes (Macêdo, Machado, Carvalho, Moreira, Oliveira etc.). Gostaria que o site agregasse um dicionário etimológico de nomes próprios, sobrenomes, alcunhas e apelidos, com origem e significado. E que, na página do perfil da de cada pessoa existisse espaço para inserção dessa informação. Por exemplo:
    Antônio: Antônio (português brasileiro) ou António (português europeu) é um prenome masculino popular entre falantes da língua portuguesa. Deriva de Antonius, um nome romano de provável origem etrusca. A palavra grega ανθος (anthos - flor) é considerada por muitos como o significado desse nome; outros consideram as origens desse prenome no antigo rei grego Anthonios, rei de Achaia. É geralmente abreviado para Tó, Tom, Tonho, Tôni, Tonico, Toninho, Totonho e Tonhão, entre outros. Associa-se muito esse prenome a Santo Antônio. Desse nome provém Antão.
    A versão feminina do nome em português é Antônia (português brasileiro) ou Antónia (português europeu).
    Raimundo: Raimundo é um prenome derivado do germânico Raginmund e latinizado Ragimundus e Raimundus composto de ragin- ("conselho") e -mund ("proteção").
    de: Preposição que esta relacionada a posse, tempo, modo etc...
    mas tambem pode estar relacionada a cultara das regiões, tendo em vista que em muitos lugares as pessoas usam o da e o do. Também pode servir de partícula de ligação entre um nome e os sobrenomes familiares ou entre estes.
    Carvalho:Carvalho é a designação comum das cerca de seiscentas espécies de árvores do género Quercus da família Fagaceae e de outros géneros relacionados, nomeadamente Lithocarpus. O género é nativo do hemisfério norte e inclui tanto espécies caducas como perenes que se estendem desde latitudes altas até a Ásia tropical e a América. Em geral, as espécies de folha caduca distribuem-se mais para o norte e as de folha persistente para o sul. Os frutos do carvalho chamam-se bolotas ou landes. "Carvalho" é proveniente da raiz pré-romana carb ou carv, "ramagem"1 .
    Silva: Silva é possivelmente o mais difundido apelido de família (sobrenome) nos países de língua portuguesa[carece de fontes]. Sua origem é claramente toponímica, sendo derivado diretamente da palavra latina silva que significa selva, floresta ou bosque, e tem a sua origem na Torre e Honra de Silva junto a Valença.
  5. Olá Tudo Bem!

    Raramente navego pelo site e, com mais atenção descobri este artigo dos "Silva e da Silva" colaborado pela postagem do colega
    Antônio R. de Carvalho Silva, Parabens a todos voceis.
  6. Meu sobrenome patronímico atual é SIMÕES, ancestrais escreviam SIMOINS, SIMOENS, SIMONSEN em alguns paises SIMONSENN, que corresponde ao atual SIMÕES originário em PORTUGAL. Sendo assim peço me orientar ou informar se MyHeritage possui uma rela-ção com esses sobrenomes SIMÕES separados por ordem de quem nasceu, por ex. Simões nascidos entre 1550 a 1750 ou 1850.
  7. Tenho sobrenome da Silva. Andei estudando e verifiquei que este sobrenome substituiu um anterior que era Cid, isto por volta de 1800. Não entendi porque foi adotado o da Silva, pois este não existia anteriormente.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados