Cidadania portuguesa para judeus sefarditas

Cidadania portuguesa para judeus sefarditas
Fonte: reismalheiro.com

Fonte: reismalheiro.com

No dia 27 de Fevereiro de 2015, foi publicado em Diário da República o diploma que permite o exercício do direito ao retorno dos descendentes judeus sefarditas de origem portuguesa, que o desejem, mediante a aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização e sua integração na comunidade, com os inerentes direitos e obrigações.

Assim sendo, o Governo português poderá conceder a nacionalidade por naturalização aos descendentes de judeus portugueses, que através da demonstração da tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objetivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente apelidos (sobrenomes), idioma familiar, descendência direta ou colateral, desde que sejam maiores ou emancipados à face da lei portuguesa e não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa.

Selecionamos aqui algumas perguntas práticas, que poderão ajudá-lo a decidir se você poderá tentar conseguir a cidadania portuguesa (ou espanhola, para maiores informações, consulte nosso blog em espanhol, aqui), ou não.

Qual é a lista dos documentos necessários?

O requerimento deve ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Certidão do registro de nascimento,

b) Certificados do registro criminal emitidos pelos serviços competentes portugueses, do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde tenha tido e tenha residência, os quais devem ser autenticados, quando emitidos por autoridades estrangeiras.

c) Certificado de comunidade judaica com estatuto de pessoa coletiva religiosa, radicada em Portugal, nos termos da lei, à data de entrada em vigor do presente artigo, que ateste a tradição de pertença a comunidade judaica sefardita de origem portuguesa.

Onde fazer o requerimento do certificado da comunidade judaica?

Entrar em contato com a Comunidade Israelita de Lisboa:

Email :  sephardi.naturalization@comunidadeisraelitalisboa.org
Telefone: + 351 21 3931139  (ATENDIMENTO DIRETO) / + 351 21 3931130 (SECRETARIA)
Horário de atendimento – 2ª a 5ª feira as 10 às 17  horas / 6ªs feiras das 10 às 13 horas

Não obtive o meu Certificado da Comunidade Judaica Portuguesa. Existe outro meio de comprovar que sou descendente de judeus sefarditas?

Na falta do Certificado emitido por Comunidade Judaica,  nos termos acima referidos, podem ser admitidos como meios de prova:
– Documento autenticado, emitido pela Comunidade Judaica a que o requerente pertença, que ateste o uso pelo mesmo de expressões em português em ritos judaicos ou, como língua falada por si no seio dessa comunidade, do Ladino;
– Registros documentais autenticados (por exemplo: registros de sinagogas e cemitérios judaicos, títulos de residência, títulos de propriedade, testamentos e outros comprovativos de ligação familiar na linha colateral de progenitor comum a partir da Comunidade Sefardita de origem portuguesa).

Em caso de dúvida sobre a autenticidade do conteúdo dos documentos identificados acima, emitidos no estrangeiro, o Ministério da Justiça de Portugal poderá solicitar à Comunidade Judaica com estatuto de pessoa coletiva religiosa, radicada em Portugal, parecer sobre tais meios de prova.

Para maiores informações, consulte as fontes que utilizamos para este post:

Consulado de Portugal, em São Paulo
Comunidade Israelita de Lisboa

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Albertino Mello

    24 de setembro de 2015

    Depois de quinhentos e poucos anos descobri que sou descendente de judeu.

  • Maria Aleluia Rodrigues Barbosa Andrade

    24 de setembro de 2015

    Fâmilia Judeu?

  • Maria Aleluia Rodrigues Barbosa Andrade

    24 de setembro de 2015

    Quero saber informações sobre a minha família

  • MÁRCIO M. CARDOSO

    24 de setembro de 2015

    GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A CIDADANIA PORTUGUESA, PROFESSANDO A CRENÇA CATÓLICA, E SENDO A ORIGEM FAMILIAR JUDAICO-CRISTÃ PORTUGUESA. AGRADEÇO MUITO VOSSA ATENÇÃO.

    MÁRCIO MARTINS CARDOSO.

    • Karen

      29 de setembro de 2015

      Olá Márcio, tente entrar em contato com a Associação Israelita ou com o consulado postados no artigo, eles terão informações mais pertinentes em relação aos requisitos necessários para a naturalização.

  • Marcos Ortolani

    24 de setembro de 2015

    Boa tarde Karen,

    Como poderia pesquisar se meu bisavo Antonio Carmona Serrano e meu avo Marcos Carmona Rodriguez tem origem judaica sephardi,já que os Carmona são originários da cidade de mesmo nome,onde quase a totalidade da população era de origem judaica?

    Antecipadamente agradeço,

    Marcos Ortolani

    • Karen

      29 de setembro de 2015

      Olá Marcos, você já criou a sua árvore genealógica? Este é sempre o primeiro passo: criar a árvore genealógica da sua família, devidamente embasada por documentos que comprovem as informações lá contidas. Após este passo, a próxima idéia seria pesquisar informações mais profundas sobre o seu avô e bisavô, tentar encontrar informações talvez em sinagogas, em antigos documentos da sua família que comprovem que têm origem judaica. Talvez alguns rituais judaicos tenham sido passados de geração para geração na sua família? Isto já seria um forte indício de uma ascendência judaica. Tente também entrar em contato com a associação indicada no nosso artigo. Eles certamente poderão ajudá-lo.

  • Glaucy Lucas Bragança

    24 de setembro de 2015

    Olá, meu nome é Glaucy e estou a procura de meus documentos. Por favor me ajudem. Meu e-mail é

  • Florence Carneiro, née Hannequin

    24 de setembro de 2015

    C’est une idée formidable, réconfortante

  • Miguel Nuno Peixoto de Carvalho Dias e Maria do Céu Jordão Morais Carvalho Dias

    25 de setembro de 2015

    Publicámos no nosso blogue a lista dos sentenciados na Inquisição originários da região da Covilhã, Portugal:

  • Elisangela

    25 de setembro de 2015

    Propaganda enganosa para no email marketing, pensei que iam falar para espanhóis tb… Rsss…

    • Karen

      29 de setembro de 2015

      Oi Elisangela, colocamos o link para o blog espanhol de MyHeritage no artigo, que dá mais detalhes sobre a cidadania espanhola. Caso você não tenha encontrado o link no artigo, aqui vai mais uma vez:

  • Deborah

    29 de setembro de 2015

    Obrigado pelo artigo. Já tinha entrado em contato com o arquivo nacional do Brasil (que fica no RJ) e elas me indicaram uns sites de Portugal, principalmente da biblioteca nacional de lá. É muito interessante. Mas eu queria também descobrir de que tribo judaica os “Pereiras” fazem parte. Tem como descobrir?

  • maria lurdes serrano

    30 de setembro de 2015

    meu avô era de nacionalidade espanhola, chamava-se MIGUEL SERRANO, e minha avó era de ALMERIA -ES, chamava-se ANNA MARTIN FERRER, gostaria de ajuda para conseguir a nacionalidade espanhola.

  • Saulo de souza fernandes

    15 de outubro de 2015

    Sou DEScendetes de Souza lima ,fernandes Santanna . Gostaria de saber com conseguir cidadania portuguesa serfarditas atenciosamente agradeco. Saulo de souza fernandes

    • Karen

      21 de outubro de 2015

      Olá Saulo, tente seguir todas as instruções que demos nesta postagem e entre em contato com o Consulado Português ou com a Associação Judaica indicados para maiores informações. Boa sorte!

  • Cleodon

    23 de maio de 2016

    Boa tarde, possuo o livro de genealogia de minha famiia, assim como documento em portugues arcaico, comprovando que meu ancestral parente era judeu, e posso mandar a copia do livro na parte de minha genealogia ou mando o livro?

    • Karen

      24 de maio de 2016

      Olá Cleodon, se você já tem toda a documentação em mãos você pode contactar a associação judaica mencionada no artigo, para verificar como prosseguir.