Favoritos de Daniel: 5 cemitérios que nosso genealogista adora visitar
- Por Daniel ·


Quando você é tão obcecado por genealogia quanto eu, os cemitérios se tornam seu lugar favorito para visitar. Já visitei muitos, muitos cemitérios ao redor do mundo: quando estou viajando, quando estou em casa… mesmo quando tenho certeza de que não tenho parentes enterrados em um cemitério, gosto de tirar fotos sempre que posso e ajudar a documentar as lápides.
Se eu tivesse que escolher um favorito, teria que ser o cemitério da cidade onde moro hoje:
1. Kfar Saba, Israel
Em primeiro lugar, este é o meu cemitério favorito porque meu pai está enterrado lá.

Túmulo do pai de Daniel em Kfar Saba, Israel, com inscrições em hebraico e espanhol
Mas também é o meu favorito porque o visito constantemente e vi como ele cresce e muda ao longo do tempo. Isso me dá um pouco de perspectiva sobre a vida e a morte.
Faço minha parte para manter os registros online do cemitério atualizados, para que parentes dos falecidos que não moram na área possam encontrar e visualizar as lápides online. Também é muito interessante ver as diferentes línguas das inscrições nas lápides, pois muitas das pessoas que foram enterradas lá eram imigrantes de diferentes lugares (como meu pai era).
2. O Cemitério Judaico em Viena, Áustria
Este cemitério está localizado no Cemitério Central de Viena, ou Zentralfriedhof.
Entrada para o cemitério Zentralfriedhof em Viena, Áustria
Meu bisavô materno está enterrado lá, pois morreu após a Segunda Guerra Mundial enquanto tentava voltar para casa de um campo de concentração no ocidente. É um cemitério muito pacífico e tranquilo – bem, suponho que como qualquer outro cemitério. Mas é o primeiro cemitério onde vejo veados passeando como se estivesse no meio da floresta! É uma mistura muito interessante de criaturas vivas entre os falecidos.
As lápides do cemitério remontam a centenas e centenas de anos, e a arquitetura e os desenhos nas pedras são realmente obras de arte.
3. Cemitério Merry, Săpânța, Romênia
Este cemitério único apresenta lápides que na verdade não são pedras – são feitas de madeira. Todos eles são pintados de azul e, em vez das gravuras usuais, apresentam entalhes coloridos que representam quem a pessoa foi e o que ela fez em sua vida.
Exemplos de lápides de madeira pintadas no Cemitário Merry, Săpânța, Romênia
Essas esculturas são uma espécie de celebração da vida de cada pessoa e contêm as coisas que a pessoa provavelmente queria que seus parentes e entes queridos lembrassem sobre ela, coisas que lhes dariam pensamentos felizes quando seus entes queridos os visitassem.
O Cemitério Merry em Săpânța, que fica na parte norte da Romênia, é na verdade uma atração turística – e um dos poucos que cobra uma taxa de entrada.
4. Um cemitério esquecido em Borsa, Romênia
Eu aprendi sobre este cemitério a partir de um livro de lembranças judaicas da cidade de Borsa no município de Maramures-Transilvânia, e eu segui o mapa ilustrado que estava no livro para encontrar este cemitério durante uma das minhas visitas.
Agora, a história engraçada é que eu fui com um motorista de táxi e muito pouco conhecimento de romeno, tentando lhe dar instruções para chegar ao cemitério como estava marcado no mapa. No entanto, ele e muitos outros insistiram que não havia cemitério naquela parte da cidade. Quando chegamos na área, começamos a bater nas portas e perguntar aos moradores se já havia um cemitério ali. Finalmente, um deles disse que sim, havia um cemitério atrás de uma das casas. Ele nos levou um pouco morro acima e de repente apontou para uma pequena pedra inclinada para fora do chão e disse: “Aqui é onde ficava o cemitério.”
Então comecei a cavar, enquanto alguns dos moradores mais jovens me observavam como se eu fosse louco… o que eu posso muito bem ser! Com a ajuda de outras pessoas locais mais velhas e algumas ferramentas, consegui descobrir a rocha – que acabou sendo uma lápide enterrada na colina. Consegui dar uma olhada na inscrição para confirmar que o livro, o mapa e eu estávamos certos de que havia um cemitério neste lugar.
Desenterrando uma lápide esquecida em Borsa, Romênia
5. Cemitério Piscatawaytown, Edison, Middlesex, Nova Jersey
Sempre que viajo para os Estados Unidos (geralmente 4-5 vezes por ano), fico na casa de amigos de longa data de meus pais que se tornaram minha espécie de família americana adotiva. Perto da casa deles em Nova Jersey fica este cemitério fascinante pelo qual provavelmente passo duas ou três vezes por dia quando estou lá. É um dos cemitérios mais antigos da região com sepulturas que datam do século XVII.
Uma lápide de 1766 no Piscatawaytown Burial Ground
Gosto deste cemitério porque fica ao lado de uma capelinha e, embora as lápides sejam pouco legíveis, vejo que está bem cuidado. Eu visitei muitos cemitérios ao redor do mundo e eu sei, olhando para este, que as pessoas estão mantendo a grama e as ervas daninhas aparadas e a área limpa. É comovente ver como, apesar dos séculos que se passaram, as memórias das pessoas enterradas ainda estão sendo homenageadas e mantidas vivas até hoje.
Adoro passar tempo em cemitérios ao redor do mundo, procurando familiares, gravando e fotografando lápides para preservar e digitalizar para as gerações futuras. Espero que meu trabalho tenha ajudado outras pessoas a encontrar seus ancestrais e se reconectar com seus legados. Quais são alguns dos seus cemitérios favoritos e por quê? Por favor, compartilhe conosco!
Daniel Horowitz é o especialista em genealogia do MyHeritage. Dedicado à genealogia desde 1986, Daniel foi professor e editor do guia de estudos do projeto de história da família “Procurando minhas raízes” na Venezuela por 15 anos. Ele foi membro do conselho da Associação Internacional de Sociedades Genealógicas Judaicas (IAJGS) por 10 anos. Ele agora está envolvido em vários projetos de digitalização e transcrição de crowdsource e ocupa um cargo de nível de diretoria na Associação de Pesquisa de Genealogia de Israel (IGRA). Desde 2006, Daniel trabalha no MyHeritage em contato com sociedades de genealogia, blogueiros e mídia, além de dar palestras e participar de conferências em todo o mundo.