

Estes dias eu li uma tirinha no Facebook que chamou minha atenção:
E fiquei pensando como antigamente as coisas eram diferentes. As crianças não tinham tantos equipamentos eletrônicos, ou mesmo tantos brinquedos e o que bastava para que as brincadeiras acontecessem era muito espaço, outras crianças para brincar e um ou outro utensílio. Todas iam para a rua correr, dançar, pular e se divertir.
Com isso em mente, deixo aqui três brincadeiras para resgatar momentos felizes das nossas vidas, passadas ao ar livre. E fica também o convite: você já é avô ou avó? Ou pai ou mãe? Tia? Madrinha? Primo mais velho? Que tal chamar as crianças de hoje para brincarem como nós faziamos antigamente? De repente até algo maior, como uma gincana! Tenho certeza que o iPad não vai ligar de ser deixado de lado!
1- Amarelinha
Material necessário: somente um pouco de giz e algumas pedras. Um dos participantes tem que riscar o desenho acima (há outras variações) no chão. Em seguida, apanham uma pedra, que deve ser atirada dentro dos limites do retângulo marcado com o número 1. Em seguida, o jogador pula, em um só pé nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando porém, a casa que contém a pedrinha lançada. Após chegar ao céu, o jogador volta, recolhendo a pedra que estava na casa de número 1. Caso não haja nenhum erro (como colocar a mão no chão, após perder o equilíbrio, pisar fora dos limites da casa, ou a pedra não ser atirada dentro dos limites da casa apropriada), o jogador atira a pedra para a casa de número 2 e repete o mesmo processo até chegar ao céu. Caso, este jogador cometa algum erro, passa a sua vez. Ganha quem chegar primeiro ao céu.
2- Corrida de saco
Antigamente, era normal que as famílias tivessem em casa sacos de estopa (antigos sacos de batata, de café, etc.). Hoje em dia talvez seja mais complicado encontrar os sacos, mas a brincadeira é muito simples. Cada criança entra em um saco e se posiciona na linha de partida. Após ser dado o sinal todas saem pulando para ver quem é a primeira a cruzar a linha de chegada. Vence quem chegar primeiro.
3- Ovo na colher
Para esta brincadeira são necessários ovos (de preferência cozidos 🙂 ) e colheres de sopa. Os ovos são posicionados nas colheres e após o sinal todos os jogadores têm que cobrir uma distância o mais rápido possível, sem deixar o ovo cair no chão. Assim como na corrida anterior, ganha quem chegar primeiro no local combinado.
Que outras brincadeiras vocês incluiriam nesta lista?
Diva Fagan
8 de abril de 2016
Muito obrigada. maravilhosa iniciativa. É bom recordar…