Por que casais às vezes se parecem?

Comentários

Ao olhar suas fotos antigas de família e melhorar as características faciais com o MyHeritage Photo Enhancer, você deve ter notado um fenômeno interessante. Muitas vezes há semelhança não apenas entre os membros da família que são geneticamente relacionados entre si, mas também entre casais – que, na maioria dos casos, não são geneticamente relacionados de forma alguma. Em muitos casos, essas semelhanças parecem aumentar apenas à medida que o casal envelhece.

Por que um casal se pareceria se não herdassem o mesmo DNA?

Na verdade, esse fenômeno foi estudado em uma variedade de contextos e, basicamente, se resume a dois fatores diferentes: como selecionamos um parceiro romântico e como esse parceiro nos influencia.

Os opostos se atraem? Na verdade não

Vários estudos mostraram que tendemos a ser atraídos por pessoas que nos parecem familiares.

Em um estudo de 2004 realizado por Lisa M. DeBruine, os pesquisadores pediram aos participantes que avaliassem a atratividade das pessoas nas fotos de membros do sexo oposto – e algumas das fotos foram alteradas digitalmente para fazer com que a pessoa da foto fosse mais parecida com a pessoa que a olhava. Os resultados mostraram que as pessoas têm uma preferência significativa por rostos que se parecem mais com os seus. Resultados semelhantes foram mostrados em um estudo de 2013 por Laeng et al.

Estudos mais recentes, um de Fraley et al publicado em 2010 e um de Heffemen et al publicado em 2018, mostraram que as pessoas tendem a ter uma atração subconsciente por outras pessoas que se parecem com seus pais – especialmente o pai do sexo oposto, como Freud notoriamente teorizou uns cem anos atrás.

Outros estudos, como a análise de Sebro et al em 2017, sugerem que as pessoas tendem a se sentir atraídas por outras que compartilham semelhanças genéticas. No entanto, é muito difícil separar quanto dessa preferência é social e circunstancial. As pessoas tendem a passar a maior parte do tempo em círculos sociais com outras que são geneticamente semelhantes e esse pode ser o fator decisivo, em vez de alguma preferência subconsciente por um parceiro geneticamente semelhante.

O amor está gravado em nossa pele

O segundo fator que afeta a semelhança do casal é como viver juntos e passar tanto tempo íntimos um com o outro nos afeta.

Os humanos se espelham naturalmente. Quando você está falando com alguém, você inconscientemente imita suas expressões faciais, postura e até mesmo tom de voz. Esse espelhamento nos ajuda a nos comunicar com mais eficácia.

Quando as pessoas passam muito tempo perto umas das outras, elas se espelham com frequência e, cada vez mais, desenvolvem o hábito de usar as mesmas expressões faciais e linguagem corporal de seu parceiro. Como resultado, eles começam a se parecer mais e, à medida que envelhecem, seus rostos podem envelhecer em padrões semelhantes – eles podem desenvolver rugas nos mesmos lugares, por exemplo, por causa da maneira particular como sorriem, franzem a testa ou erguem as sobrancelhas .

Os casais também afetam os comportamentos de saúde um do outro: um estudo de 2015 realizado por Jackson et al descobriu que quando um dos parceiros adotava um comportamento de saúde positivo, seu parceiro tinha mais probabilidade de adotar esse comportamento também. Portanto, se um parceiro parasse de fumar, adotasse uma dieta mais saudável ou começasse a se exercitar regularmente, o outro parceiro provavelmente faria o mesmo. Nossa saúde afeta nossa aparência, entre outras coisas, e isso também pode contribuir para a semelhança entre os parceiros.

Essas teorias também podem ser aplicadas a animais de estimação?

Há também um fenômeno de pessoas se parecerem com seus animais de estimação e ambos os fatores acima podem ser aplicados aqui também! Dois estudos publicados em 2004 (um por Christenfield e Roy e um por Payne e Jaffe) apóiam a ideia de que os humanos tendem a escolher cães que se parecem mais com eles. Animais domésticos, especialmente cães, evoluíram para serem capazes de se comunicarem de forma não verbal com os humanos e isso incluiu o desenvolvimento de características e expressões faciais semelhantes às humanas. Portanto, pode muito bem ser que o mesmo processo de espelhamento ocorra entre um animal de estimação e seu dono!

Existem semelhanças interessantes de casais em suas fotos antigas de família? Experimente o Photo Enhancer para ver os rostos em suas fotos com muito mais clareza e distinguir detalhes que você talvez não tenha notado antes!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado