Família Disneylândia

Família Disneylândia

Não espante, ela existe.

Família Disneylândia é um termo cunhado por Mario José Filho, autor da tese/livro, “A Família como espaço privilegiado para a construção da cidadania” (baixar em PDF) da UNESP, (Franca).

Significa que as pessoas que compõem a família tem vida própria e vivem suas vidas em separado, comunicando-se, mas não pessoalmente, e periodicamente se reúnem para jantares, festas coletivas.

Por esta razão o termo Disneylândia, onde tudo é divertido, certinho e a gente visita apenas uma vez a cada ano.

Este tipo de família tem crescido bastante, principalmente no Brasil, onde o crescimento econômico esta criando uma nova categoria de filhos. Os filhos que querem se tornar independentes o mais rápido possível. Até então a sociedade brasileira mantinha os filhos e filhas até o casamento.

Esta separação familiar, não é o ideal,  mas também não é a pior das versões modernas de família. É apenas uma inovação da sociedade e de um novo modo de viver mais livre e despojado. Em alguns casos, depois de algum tempo, o pai e a mãe podem se considerar Walt Disney, pois os filhos só aparecem em casa no domingo ou feriados. Muitos de nós sabemos disto.

A família Disneylândia é mais comum com os filhos crescidos, estabilizados e “donos do nariz”. Confesso, as vezes eu me sinto assim, meio Walter Disney.

Meus filhos já cresceram, estabilizaram, cada um tomou seu rumo e como se diz na linguagem popular: Aprenderam a voar.

Não estou falando aqui dos filhos que saem de casa para o casamento e sim dos que saem de casa antes de pensarem em casarem-se.

Portanto, nossa equipe quer saber: Sua família se enquadra nesta categoria?

Responda a nossa enquete.

Minha família é uma Família Disneylandia?