

Iniciativas de preservação da história merecem o nosso aplauso.
O Museu Hering – Dois Peixinhos já se encontra em fase final e em breve os moradores de Blumenau e turistas poderão visitar este trabalho elogiável da Cia. Hering.
130 anos de história esta sendo resgatada pela iniciativa privada e este é o caminho a ser seguido.
Um casarão, tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina. e que já serviu de refeitório para os trabalhadores da empresa, foi totalmente restaurado em seus mínimos detalhes e adaptado para receber o Museu.
A empresa, fundada por Hermann e Bruno Hering em 1880, se destacou pela qualidade de sua marca, e que se transformou nestes 130 anos uma das mais conhecidas pelos consumidores brasileiros.
Além de máquinas e equipamentos antigos, o museu vai mostrar a saga dos dois irmãos Hering (os dois peixinhos) com a sua história, genealogia, fotos e documentos da família.
A história desta família começou em 1878, em Hartha, na Alemanha, quando Hermann Hering ficou sabendo de uma colônia fundada pelo Dr. Blumenau no estado de Santa Catarina no Brasil. Deixa sua família aos cuidados de seu irmão Bruno e parte para o Brasil em busca de seu ideal empreendedor. Após dois anos, escreve para sua mulher Minna para que ela envie seus filhos Paul e Elise e também o seu irmão Bruno. Juntos, dão início a uma pequena tecelagem de nome, Trikotwaren Fabrik Gerbruder Hering que viria a ser conhecida hoje em dia por Cia Hering, e nos últimos 130 anos de trabalho, dinamismo e dedicação, transformou-se em um grande sucesso de vendas.
Em 1997 a empresa atingiu o número de 5 bilhões de camisetas produzidas o que seria igual a 30 camisetas para cada brasileiro.
O Museu deverá fazer parte do Roteiro Turístico de Blumenau e a nossa equipe vai fazer esforços para trazer até você a genealogia destes imigrantes alemães. Se for visitar Brumenau, além das belezas naturais da cidade, você tem mais esta opção.
Leia a reportagem completa sobre o Museu no Portal Fator Brasil e veja a história da Hering no Site da Empresa
Quer falar da sua cidade, da sua empresa e de atitudes como esta? Me escreva que terei o prazer de postar aqui.
Carlos Gilberto Kayser
3 de setembro de 2010
Caro Walter !
Parabéns pela matéria.
Estes são feitos “verdadeiramente” notáveis. Aos nossos genearcas imigrantes sobravam coragem e determinação.