Uma descoberta surpreendente!

Uma descoberta surpreendente!

Hoje trazemos um texto de uma entusiasta da genealogia genética: Damaris Bortolotto. A Damaris, ou Dan, como ela é carinhosamente chamada nos grupos de discussão ligados à genética nos quais a Damaris participa, é psicológa de profissão e genealogista de coração. Após o seu primeiro teste de DNA ela se tornou uma grande entusiasta do assunto e não parou mais. A família quase toda já foi testada e as descobertas que ela pode fazer são simplesmente sensacionais.

Muito obrigada Dan pelo relato e muito sucesso nas pesquisas futuras!

“Em 2015 vi uma notícia no jornal que Portugal estava concedendo cidadania aos portugueses que eram descendentes de judeus que foram forçados a conversão. E dizia a notícia: veja se seu sobrenome está aqui… E estava! Encontrei Andrade logo de cara e fiquei curiosa… Em pouco tempo fiz a árvore genealógica de meu pai até o ano de 1600, algo que deixou ele muito feliz e animado com cada descoberta. Quando não consegui prosseguir mais nas pesquisas documentais, encomendei um teste de DNA para ele e foi uma descoberta impressionante!

Minha irmã se empolgou com os resultados e encomendou um teste para ela também! E apareceram muitos matches, que são pessoas pelo mundo a fora que são nossos primos genéticos e que gostariam de saber onde se conectavam com ela. Porém, só tínhamos a árvore de meu pai, e as pessoas que não eram primas dele ficavam sem respostas.

Então chegou a hora de pesquisar a genealogia de minha mãe.

Mãe da Damaris (arquivo pessoal)

Mãe da Damaris (arquivo pessoal)

No Dia das Mães dei a ela de presente um exame de DNA. A seguir comecei a pesquisar a árvore genealógica dela, minha intenção era fazer uma árvore tão extensa quanto a de meu pai e dar a ela de presente pelo 76o. Aniversário, que seria em julho.

Apesar de encontrar certa dificuldade para iniciar a pesquisa, mantive a perseverança e fui conseguindo a cada dia novas descobertas que iam sendo acrescentadas a árvore no MyHeritage.

Aos poucos, fui descobrindo que minha avó materna, apesar da simplicidade, era descendente de pessoas que fizeram a história do povoamento de São Paulo, como os bandeirantes e outros personagens históricos. A genealogia de minha avó materna é uma verdadeira aula de história.

Avó de Damaris, com seus filhos (arquivo pessoal)

Avó de Damaris, com seus filhos (arquivo pessoal)

Concentrei-me na linhagem matrilinear, pois gostaria muito de descobrir quem seria nossa matriarca, fui pesquisando até alcançar 18 gerações, época que coincide com o ano de 1500, descobrimento do Brasil.

Descobri que minha mãe é descendente direta da índia mais famosa da história brasileira: Bartyra M’Bicy , filha do Cacique Tibiriça, com Potyra, uma índia Guaianás. Bartira recebeu o nome de batismo Isabel Dias, em homenagem a rainha de Portugal.

Ela descende de outras índias também, como Índia Antonia Ussú Rodrigues (1505, antepassada 14 gerações), Índia Nm Karay-yó Piqueroby (antepassada direta, 14 gerações) filhas do Cacique Piqueroby;e das Índia Beatriz Dias Machado (antepassada direta, 14 gerações), Índia Maria da Grã Teberê (antepassada direta, 15 gerações), e da mesma Bartira as três foram filhas do Cacique Tibiriça, descende também da Índia Tapuia São Vicente (antepassada de 15 gerações) a qual desconhecemos sua genealogia, visto que foi capturada.

A descoberta é um grande achado genético e genealógico, pois se trata de uma linhagem matrilinear, ininterrupta, por 15 gerações e que tem a índia aparece como nossa Bartyra como nossa matriarca.

Índia Bartyra se casou com João Ramalho, a primeiro união entre um português e uma índia registrado na historia brasileira, em aproximadamente 1510. Eles são considerados os pais dos paulistas.

Apesar de o Brasil ter mais de 200 milhões de habitantes, os laboratórios ainda não identificam nenhum DNA como sendo genuinamente brasileiro. Isto porque estas tribos foram extintas e não se tem conhecimento de sítios arqueológicos que poderiam identificar o DNA nativo brasileiro. Até o momento, não se tinha conhecimento genético destas tribos que participaram efetivamente do povoamento do país.

Embora muitos brasileiros, assim como eu, somos descendentes destas tribos brasileiras, em nossos resultados de DNA aparecem América Central e América do Norte como referências geográficas e não o Brasil.

Minha irmã fez o teste de DNA mitocondrial, que é o DNA passado de mães para as filhas, e o resultado foi A2aa.

Assim, com este achado, podemos afirmar que Bartira era A2aa, e foi passando para suas filhas, que passaram para suas netas, até chegar em nossa geração.

Desta forma podemos supor que outras índias brasileiras também carregavam mesmo haplogrupo mitocondrial A2aa, e que outras novas descobertas podem surgir contribuindo para a identificação e reconhecimento do DNA nacional.

Somos um caso raro em que se conseguiu unir genealogia genética e documental ate primórdios da colonização brasileira. Nunca imaginei que a pesquisa genealógica e genética de minha mãe fosse desvendar parte do DNA nacional.

Este achado mostra a importância de se realizar mais pesquisas de DNA relacionadas com árvores genealógicas que tenham origem no Brasil Colonial.

Um grupo de pesquisadores de genealogia genética brasileira está buscando identificar outras descendentes de Bartira, assim como outras índias brasileiras para que num futuro bem próximo os laboratórios de DNA possam colocar no mapa do Brasil o DNA autossômico e também o Mitocondrial A2aa e outros que venham a ser encontrados.
Uma descoberta surpreendente!

Embora estas famílias tenham se originado em São Paulo, os descendentes foram se espalhando por todo o país. Assim, muitas brasileiras podem carregar a informação genética preciosa das primeiras índias que povoaram o Brasil.

Aqui fica o convite, junte-se a nós e nos ajudem a identificar o DNA Nacional!”

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Roberto Manjoli Carange

    21 de setembro de 2017

    Eu ativei e enviei um Kit DNA para vocês dia 07/08/17 e até agora consta no Site de vocês que ainda não o receberam, como faço para localizá-lo?

    Muito obrigado.

    Roberto Manjoli

    • Karen

      25 de setembro de 2017

      Oi Roberto, você checou o rastreamento dos correios, para ver se ele chegou nos Estados Unidos? Se ele chegou até lá, peço que entre em contato com o nosso suporte: . Se não chegou, tente entrar em contato com o SAC dos Correios.

  • Juliana Lopes

    24 de setembro de 2017

    Muito interessante a genealogia da Dan! Agora precisamos de instruções claras de como postar as amostras do Brasil para os EUA, porque sem isso temos somente um serviço fantástico que muitos compram e somente alguns conseguem usar. Queria muito conseguir enviar a minha amostra e da minha família, mas não estou conseguindo.

    • Karen

      25 de setembro de 2017

      Oi Juliana, estamos fazendo alguns últimos testes para retomar o serviço o mais rápido possível, mas com um sistema melhorado para o envio, sem dores de cabeça para os usuários. Não posso dar uma previsão de datas ainda, mas acredito que não demorará muito.

  • Rubia Schoemberger

    25 de setembro de 2017

    Parabéns Dan, por seu esforço e dedicação! Que descoberta maravilhosa!
    Fico muito feliz por você!

  • Anderson Peixoto

    27 de setembro de 2017

    Eu achei superinteressante este tipo de descoberta e sei que ira ajudar muito os nossos Antepassados e a nos mesmo reconhecendo todos eles,mas gostaria de sua ajuda em relação como foi que voce fez para conseguir saber que tinha descendência portuguesa.

  • Simone

    27 de setembro de 2017

    Minha pesquisa genealógica também me levou até a índia Bartyra e João Ramalho, antepassados diretos de 17 gerações, muito interessantes essas descobertas com o exame de DNA, fiquei animada em realizar o exame também.

  • Alencar Freire

    30 de setembro de 2017

    Sou descendente de Antônia Ussu Rodrigues – 16ª geração – batizada em 1.525 por José de Anchieta, filha do cacique Piqueroby, e que se casou com o português Antônio Rodrigues. Informações do MyHeritage. Gostaria de participar do teste de DNA, para contribuir para o DNA nacional e verificar pessoas com as quais tenho correspodência.

  • S

    Sandro

    23 de outubro de 2017

    Boa noite Karen, tudo bem?
    Queria saber se posso fazer um teste de DNA MyHeritage para saber se sou neto biológico do meu avô, já falecido, fazendo teste com algum sobrinho dele, pode ser?

    • Karen

      24 de outubro de 2017

      Oi Sandro, você pode fazer o teste sim. Mas gostaria de lembrá-lo que o teste MyHeritage DNA não pode ser usado judicialmente.

  • Fernanda Piovani

    27 de novembro de 2017

    O serviço de envio do Brasil para os USA já foi retomado?
    Queria aproveitar a promoção do cyber monday, mas estou com medonde comprar e não cinseguir enviar depois.

    • Karen

      27 de novembro de 2017

      Oi Fernanda, o problema já está praticamente resolvido. Faltando somente implementar a logística necessária.

  • Luiz Carlos Da Silva

    30 de novembro de 2017

    Muito bom! Ainda temos esperança de resgate de um passado mal tratado, nossa história é incompleta em muitos sentidos.

  • Nilson Feijó Bandeira

    19 de março de 2018

    Meu nome é Nilson Feijó Bandeira, tenho um perfil no site myrerige, não lembro a senha e mudei de e-mail. Como faço para acessar novamente?

    • Karen

      20 de março de 2018

      Olá Nilson, consulte nossa ajuda online, onde você poderá ver como fazer para recuperar sua senha:

  • Sinésio Baptista Barreto Filho

    20 de julho de 2019

    Boa tarde. Meu nome é Sinésio Baptista Barreto Filho. Também sou descendente direto de João Ramalho e Bartira. Fiz o teste de DNA do Myheritage e constatou a minha ascendência Americana. Parabéns pelo relato. Shalom!

  • Felipe

    8 de agosto de 2019

    Boa tarde , estou com o kit e gostaria de saber o endereço a ser colocado para envio no correio.

    • N

      Nayara

      14 de agosto de 2019

      MyHeritage
      A/C Damaris Andrade
      Rua Nicola Fassina, 137
      Condomínio Jd. Botânico, Sousas
      Campinas-SP
      Cep: 13106-202

  • Marilia Guimarães

    20 de janeiro de 2020

    Por favor, como posso entrar em contato com Damaris Andrade?

    • N

      Nayara

      21 de janeiro de 2020

      Olá, Marília.
      Você pode tirar suas dúvidas e entrar em contato com nosso time através do nosso Centro de Ajuda (www.myheritage.com.br/help-center/pt) e do nosso suporte (support@MyHeritage.com) .

  • Luciano Sabino

    17 de março de 2021

    Não recebi meu kit adquirido no final de 2020 dezembro (…)
    Em caso de mensagens peço que por favor em português.
    Muito obrigado

    • N

      Nayara

      18 de março de 2021

      Olá Luciano,
      Não se esqueça que você precisa registrar sua encomenda no site dos Correios. Lá eles informarão onde está seu kit e o valor da taxa a pagar.
      Somente depois deste pagamento é que o kit vai para o destino final.
      Saiba mais em

  • S

    Samuel

    4 de julho de 2021

    Fiz o teste mas o correio ta pedindo cpf e cnpj do destinatário, e não enviei o teste ainda pq eu não tenho essas informações. E não tem no site, nem na embalagem do my heritage

    • N

      Nayara

      7 de julho de 2021

      Olá Samuel,

      essas informações não são disponibilizadas. Caso tenha dificuldades em enviar as amostras com o formulário providenciado, por favor entre em contato com .

  • FM

    FLAVIO MURILLO BARBOSA NASCIMENTO

    9 de junho de 2022

    Fui agora aos Correios para enviar o meu Kit de DNA para vocês, mas não pude fazê-lo, pois exigiram um código de autorização ou algo semelhante, considerando o conteúdo da remessa. Onde obtenho esse código?

    • N

      Nayara

      27 de junho de 2022

      Por conta de regulamentos dos Correios do Brasil, os usuários brasileiros devem enviar o kit para nossa representante na cidade de Campinas/SP através de uma transportadora privada (DHL, FedEx, Azul Cargo, etc.) conforme explicado nas instruções que vem no próprio kit. As informações para envio são:

      MyHeritage
      A/C Damaris Andrade
      CNPJ: 35.159.049/0001-76
      Rua Nicola Fassina, 137
      Condomínio Jd. Botânico, Sousas
      Campinas-SP
      CEP: 13106-202