Sobrenomes: As tradições de cada país

Sobrenomes: As tradições de cada país

Há algum tempo atrás, publicamos aqui no Blog do MyHeritage um post sobre os sobrenomes/apelidos dos nossos usuários e demos a chance a cada um de nos perguntar a frequência com a qual determinado sobrenome aparece no nosso site. Como este post foi bastante comentado, resolvemos trazer para vocês um pouco mais de informações sobre este assunto.

O sobrenome de uma pessoa é transmitido por descendência e dado de acordo com a lei ou com o costume de cada lugar. Muitas culturas têm hábitos diferentes sobre como os nomes são repassados de geração em geração.

Os primeiros sobrenomes foram dados na Idade Média, mas no início só os nobres tinham um complemento para seus nomes próprios. Com o passar do tempo e com o aumento populacional um nome só não era mais suficiente para que as pessoas pudessem ser distinguidas. Começa assim o hábito de se usar um sobrenome, que era dado de acordo com diferentes critérios:

  • Nomes patronímicos: são sobrenomes derivados do nome próprio do pai. Formam-se assim nomes como Henriques, Rodrigues, Nunes, Fernandes, Gonçalves, Esteves e Álvares, onde a terminação -es significa “filho de”.
  • Nomes toponímicos: são sobrenomes que descrevem o local de nascimento, residência, terras de propriedade, um rio ou uma região relevantes para determinada pessoa. Encaixam-se nessa regra sobrenomes como Almeida, Andrada ou Andrade, Barcelos, Barros, Bastos, Castelo Branco, Cintra (de Sintra), Coimbra, Faria, Gouveia, Guimarães, Lima (nome de um rio, não a fruta), Lisboa, Pacheco (da vila de Pacheca), Porto, Portugal, Brasil, etc.
  • Nomes ocupacionais: são sobrenomes que descrevem a profissão de uma pessoa. São poucos os sobrenomes portugueses que entram nesta categoria, alguns exemplos seriam Serrador, Pastorinho, Monteiro (caçador de montes ou guarda-madeira), Caldeira (de caldeirão, por exemplo), Cubas (barris de madeira, ou seja, fabricantes de barris e tanoeiros), Peixe (para um pescador ou dono de peixaria). Um erro comum é dizer que o sobrenome Ferreira significa ferreiro, uma vez que existem sobrenomes similares em muitas línguas com este significado (Smith em inglês, Schmidt em alemão, Bittar em árabe, etc.). Ferreira é, na verdade, o nome de um rio e de muitas aldeias e vilas de Portugal.
    • Nomes religiosos: são sobrenomes que muitas vezes demonstravam a conversão de um indivíduo a uma nova fé, ou seja como uma homenagem à religião abraçada; outra explicação possível para os sobrenomes religiosos se dá pela ligação de crianças orfãs ou abandonadas com a igreja. Entre os nomes religiosos, incluem-se nomes como Jesus, dos Reis (dia da Epifania do Senhor, o Dia dos Reis Magos), Ramos (Domingo de Ramos, o domingo anterior à Páscoa), Pascoal (da Páscoa), da Assunção (Assunção da Virgem Maria), do Nascimento (da Natividade da Virgem Maria ou o Nascimento de Jesus – Natal), das Dores (Nossa Senhora das Dores), Bonfim (de Nosso Senhor da Boa Morte), das Virgens (das virgens mártires), dos Anjos (proveniente dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel), São João, Santana (Santa Ana), Santos (Dia de Todos os Santos ou Dia de Finados) e Cruz (o sobrenome mais comum entre os judeus de Belmonte). Um órfão de pais desconhecidos ou um convertido (judeu, escravizado africano ou nativo americano) poderia ser batizado com o nome de um santo, como João Batista (de São João Batista), João Evangelista (de São João Evangelista), João de Deus (de São João de Deus), Antônio de Pádua (de Santo Antônio de Pádua), etc. Em seguida, eles costumavam transmitir apenas o segundo nome próprio (Batista, Evangelista, de Deus, Pádua, Nepomuceno, Assis de Paula, Sales, Loiola, Aquino, Calanzans e Cupertino) para seus filhos como um sobrenome.Um sobrenome como Xavier poderia ter se originado a partir de alguém batizado em homenagem a São Francisco Xavier ou da antiga família portuguesa Xavier.
    • Sobrenomes por característica: são sobrenomes que descrevem uma característica física ou um traço de personalidade, originados a partir de um apelido (alcunha). Alguns exemplos são Peixoto (peixe pequeno), Vergueiro (que se dobra, ou seja, fraco), Medrado (crescido, ou seja, alto), Tinoco (curto, pequeno), Porciúncula (pequena parte, um pedaço pequeno), Magro, Magriço (muito magro), Gago, Galhardo (galante, cavalheiro), Terrível, Penteado (apelido de uma linhagem da família alemã Werneck, cujos membros usavam perucas), Romero (de romeiro, peregrino, ou seja, alguém que fez uma viagem religiosa para Roma, Santiago de Compostela ou Jerusalém).

    De acordo com a tradição europeia, os filhos recebem o sobrenome dos seus pais. Em Portugal e no Brasil é costume que as crianças recebam um sobrenome de cada um dos seus progenitores. O último sobrenome é o paterno e o primeiro é o materno. Nos últimos anos, no entanto, esta tradição tem se alterado, as mulheres nem sempre adotam o sobrenome dos seus maridos e, assim, os filhos não recebem necessariamente o nome do pai.

    E na sua família, como é? De onde vem o seu sobrenome? Ele se encaixa em uma das características listadas acima? Conte para nós nos comentários abaixo.

    Comentários

    O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

    • Luiz Paulo Rangel

      6 de janeiro de 2014

      Muito legal. Parabens

    • CARLOS ALBERTO LOPES DE MELO

      6 de janeiro de 2014

      Efectivamente o meu nome encaixa-se na descrição sobre a tradição Europeia, ou seja:

      O sobrenome LOPES deriva de minha Mãe e do sobrenome MELO deriva do meu PAI (este último já deriva do sobrenome “MELLO” e este de “MELRO”)

    • Denise de Figueiredo

      9 de janeiro de 2014

      estranho alguem deletou meu site sem meu consetimento

      • Karen

        14 de janeiro de 2014

        Oi Denise, você já entrou em contato com o suporte? Aqui vai o email para você: . Boa sorte!

    • Roque Hammes

      11 de janeiro de 2014

      Gostei da matéria. Será melhor ainda se conseguirem completar com os outros sobrenomes. Exemplo: O sobrenome da minha mãe ´de “de Souza”. Donde vem?O sobrenome do meu pai é “Hammes”. Igualmente não sei a origem. Abraços!

      • Karen

        14 de janeiro de 2014

        Oi Roque, o sobrenome de Souza já foi investigado no post: , confira nos comentários! Já Hammes é um sobrenome compartilhado por 2446 pessoas em MyHeritage. É um nome de origem holandesa, como forma derivada de Hannes, que por sua vez é uma variação de Johannes (João). A maioria dos usuários estão nos Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Holanda.

    • Marília Colacio

      20 de janeiro de 2014

      Muito interessante a informação que nos deu. Obrigada.
      Aproveito para perguntar-lhe qual a origem de Colácio. Há muito poucos sobrenomes destes. O meu vem do meu avô paterno, Espanhol.

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Olá Marília.
        Temos apenas 9 pessoas com este sobrenome e todas elas na Espanha. Aproveite e crie a sua árvore genealógica para saber se são parentes seus!

    • Isabel Fazenda

      20 de janeiro de 2014

      Interessante este blog. Como analisariam o sobrenome Fazenda? Existe em Portugal e creio que no Brasil também.
      A família do meu pai dedicava-se á indústria de lanifícios, por isso sempre pensei que vinha daí o nome (fazenda=tecido) Mas há quem diga que vem de fazenda=propriedade rural. Gostava de saber a vossa opinião.
      Isabel Fazenda

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Olá Isabel.
        A origem do seu sobrenome “Fazenda” não está totalmente clara. Alguns acreditam que pode ter origem ocupacional, relacionado à alguém com um ofício na Fazenda Real, este seria o meu palpite também.

    • Ademir Câmara Lopes

      20 de janeiro de 2014

      Meu sobrenome segue a tradição, ou seja, Câmara da minha Mãe e Lopes do meu pai.

      A origem Câmara é de Portugal, acredito vir de Câmara de Lobos-cidade da Ilha da Madeira.

      A origem Lopes também é de Portugal e não conheço o significado!

    • Mara Loures

      20 de janeiro de 2014

      Boa matéria, entretanto, permitam-me uma observação: em Portugal havia (não sei se ainda há) o hábito de transmitir aos filhos homens o sobrenome do pai e às filhas mulheres o sobrenome da mãe. No Brasil não se tem notícia de um padrão, certo que muitas famílias colocam apenas o nome do pai e outra tantas, mais atualmente colocam ambos os sobrenomes de família, tanto da mãe quanto do pai.
      Atualmente não é obrigatório às mulheres colocarem os nomes do marido ao casaram-se mas mesmo assim os filhos recebem o sobrenome do pai obrigatoriamente, exceto se “incógnitos”.

    • Alex Dilli de Souza

      20 de janeiro de 2014

      Meu sobre nome Dilli não encontrei gostaria de saber mais.

    • Ermano Cavalcante Falcão

      20 de janeiro de 2014

      Os meus sobrenomes são: Cavalcante e Falcão ( os de minha mãe eram Leite Cavalcante; os de meu pai, Marinho Falcão. Agradeceria sobre comentários de suas origens.
      Abraços.

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Boa tarde Ermano,
        temos 3001 pessoas com o sobrenome Cavalcante no site de MyHeritage. Elas estão no Brasil, nos EUA, na Austrália, entre outros países. É um nome de origem italiana, derivado de “cavalcare” (cavalgar). É um sobrenome também bastante conhecido na Espanha.

        • Karen

          23 de janeiro de 2014

          Já Falcão aparece 412 vezes no site. Trata-se de um sobrenome português, cuja origem parece se dar em um apelido.

    • Daniel Floriani

      20 de janeiro de 2014

      Olá!
      Alguém sabe o significado do sobrenome Floriani.
      Sei que deve ser italiano. Há notícias do ano de registro das primeiras famílias?

      Abraço!

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi Daniel, temos 319 pessoas com este sobrenome no site. É um sobrenome italiano, bastante antigo. Existem alguns registros do século X com este sobrenome. Boa sorte na sua pesquisa!

    • Marcos Vinícius

      20 de janeiro de 2014

      O meu nome provém dos meus pais na tradição de o primeiro sobrenome da mãe e o segundo do pai, porém, o primeiro sobrenome do meu pai é igual ao da minha mãe Rodrigues (filho de Rodrigo) suponho e Lima (Rio Límio=Rio Lima) em Portugal. Minha mãe possui o Ferreira como nome do meio e ela recebeu o ultimo nome do meu pai Lima. Muito interessante gostei bastante

    • Antonio da Costa Dantas

      20 de janeiro de 2014

      Muito legal essa seção sobre as tradições e origem dos sobrenomes.

    • Diana Campina Pires

      20 de janeiro de 2014

      Primeiro quero parabenizar pelo trabalho e dizer que sou fascinada por história e tenho uma curiosidade enorme a respeito da origem do sobrenome da minha família, pois nada sei a respeito. A família de minha mãe “Campina” e de meu pai “Pires”.
      Desde já grata!

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi Diana,

        O sobrenome Campina é de origem espanhola.
        Já Pires é um sobrenome português patronímico e vem de Pedro.

    • Vládis Caputo

      20 de janeiro de 2014

      Gostaria de saber se há outros usuários do MY- Heritage.
      Gratos

      Vládis

    • Thalyz S. Guilhermat

      20 de janeiro de 2014

      Não sei exatamente de onde se origina meu sobrenome, GUILHERMAT, quê vem do meu pai e bem difícil de se encontrar.

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi Thalyz, no seu caso eu recomendaria buscar outras grafias do seu sobrenome, que parece ter sido aportuguesado. De que lugar vem a sua família? É mais fácil conhecer mais sobre o sobrenome, quando você pode delimitar a origem da sua família. Boa sorte!

    • Giselly

      20 de janeiro de 2014

      Muito interessante! Poderiam fazer uma lista maior com os sobrenomes pa gente poder identificar…o meu por exemplo nao achei: “Damasco” se encaixa pq minha familia veio de Damasco na Siria, mas o “Menezes” e o “Oliveira” não sei….

    • Marineide T. L. C Nunes

      20 de janeiro de 2014

      Boa tarde!!
      Poderiam me informar de onde veio o sobrenome LUZ?

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi Marineide,
        Luz é um sobrenome de origem espanhola, portuguesa, germânica ou judaica.
        No espanhol e em português é um nome de origem religiosa, em homenagem à Nossa Senhora da Luz. No alemão como derivado do nome próprio Lutz. E no judaico, como nome ornamental do hebraico “luz” (amêndoa).

    • Ruy Alberto Caetano Corrêa

      20 de janeiro de 2014

      Na minha familia os filhos homens recebem somente o nome de familia do pai: Caetano Corrêa. As filhas recebem o nome do pai e da mãe. Minha familia paterna tem origem em Portugal. Gostaria de receber alguma informação sobre ela.

    • Heloísa Kleemann

      20 de janeiro de 2014

      Olá. Até hoje não tinha acessado esta página, apesar de recebê-la há tempo. Gostei muito das explicações acerca da formação dos sobrenomes. Gostaria de saber o origem dos sobrenomes dos meus pais: mãe – da Costa; pai – Kleemann. Agradecida.

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi Heloísa,
        Costa é um nome topográfico relacionado às pessoas que viviam nas costas ou à beira de um rio. Também pode ser topográfico, relacionado à varios locais que têm Costa como nome ou parte do nome.
        Também pode ter origem grega, de Costas.
        Kleemann é um nome alemão ou judaico. Do alemão ele pode vir do nome próprio Klemens, ou ter origem topográfica. Como nome judaico ele era normalmente ornamental.

    • Ana Lúcia Romano

      20 de janeiro de 2014

      O sobrenome de minha família, por parte de pai , é Romano. Mas, não somos de ascendência italiana.
      Pelo que sei dois homens da Italia, fugindo da guerra (?), foram parar em Portugal e lá os apelidaram de “romanos”. Adotaram o sobrenome, casaram com duas irmãs, e aqui já são muitas e muitas gerações.
      Hoje em dia quando encontro um Romano vou logo perguntando se é de família italiana ou portuguesa, se for portuguesa começo a vascular o parente em comum, é tiro e queda.

    • Rodrigo

      20 de janeiro de 2014

      Meu bisavô português tinha só o nome do pai, o toponímico “de Aguiar”, minha bisavó suíça tb só o do pai “Hotz”, meu bisavô austríaco só o nome do pai toponímico “Andrian”. Minha avó, filha de espanhóis, era “Brito” (primeiro o do pai) “Cabrera” (por ultimo o da mãe), então no registro de seus primeiros filhos seguiu-se a tradição espanhola: “de Aguiar Brito” (primeiro o do pai depois o da mãe), nos últimos filhos seguiu-se a tradição portuguesa: “Brito de Aguiar” (primeiro o da mãe e depois o do pai).

    • João Ferron

      20 de janeiro de 2014

      Gostaria saber qual a origem do sobrenome “Ferron”

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi João,

        Ferron pode ser um nome ocupacional francês, de alguma pessoa que trabalhava como ferreiro, partir do francês antigo “Ferron” (ferreiro); do italiano, como aumentativo de ferro; ou ainda do irlandês, como uma abreviação de McFerron.

    • CYNTHIA TOGNATO

      20 de janeiro de 2014

      Oi, gostei da matéria, legal a classificação da origem do sobrenome. O meu, infelizmente, não sei como classifica-lo. Você poderia me ajudar? Sei que a origem é italiana, mas se é toponímico, por característica ou religioso, isso eu não sei. Obrigada.

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Olá Cynthia, infelizmente não temos o seu nome no nosso banco de dados. Mas temos 15 pessoas com o seu nome já registrados, são da sua família? Boa sorte na pesquisa!

    • Lucas Trentin Zandoná

      20 de janeiro de 2014

      Bom, tenho por sobrenome materno, Trentin, provavelmente pela localização onde habitavam, creio eu que na região de Trento, Itália. Meu sobrenome paterno dizem ser uma mistura de dois nomes, Ou apelidos… Zanni e Donatto, que no final é Zandoná, porém nao descobri ainda…

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi Lucas, isso mesmo, Trentin é um sobrenome italiano de origem topográfica. Zandoná é igualmente um sobrenome italiano, da região de Piemonte. Parece ter sido realmente uma junção de São Donato ou também de Giovanni e Donato.

    • Renato Virtuoso

      20 de janeiro de 2014

      E o sobrenome VIRTUOSO, qual sua origem?

    • Mário Rui Cação Bento Ferreira

      20 de janeiro de 2014

      Qual a origem do sobrenome Cação ou Cacao? Segundo familiares meus o meu trisavô era Cação ou Cacao e era de origem judaica.
      Gostava de saber mais sobre o caso, se houver alguém que me possa informar, agradecia.

    • José Teixeira Ceia

      20 de janeiro de 2014

      O meu sobrenome/apelido é CEIA que não consta acima. Será um sobrenome religioso (ceia de cristo)?

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Olá José, não consegui encontrar nos nosso bancos de dados a origem do seu sobrenome. Pelo que eu pude observar parece tratar-se de um nome de origem portuguesa, com muita incidência em Portalegre (Portugal). Boa sorte nas suas pesquisas!

    • anderson tozetto

      20 de janeiro de 2014

      Meu sobrenome é TOZETTO e tento descobrir a origem a algum tempo. Se alguém tiver alguma informação favor entrar em contato com

    • Palmira

      21 de janeiro de 2014

      Agradeço que me esclareçam a origem dos apelidos Caetano e Fonseca.
      Obrigada

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi Palmira,
        Caetano é um sobrenome patronímico português, utilizado como uma homenagem ao Santo italiano: Gaetano.
        Fonseca: é um nome habitacional de origem tanto portuguesa quanto espanhola. Denominava uma fonte que secava durante os meses de verão “fonte seca” dando origem a Fonseca.

    • Emerson Spinelli

      21 de janeiro de 2014

      Meu bisavô era da Calábria e o sobre nome é multary ou mutari?esta escrito em certidões multari sua esposa era Spinelli em sua certidão de óbito esta escrito spineli com um L erraram ao escreverem o obito

    • Jorge Cotturelli

      21 de janeiro de 2014

      Olá, meu sobrenome paterno é COTTURELLI, mas devido a erro gráfico muito dos meus parentes aqui no Brasil tem o sobrenome COTORELLO…Sei que estava errado, pois pesquisei nos cartórios (comunas) da Itália e encontrei uma certidão de nascimento de um bisavô meu de Foggia (sul da Itália), então entrei com um processo no Forum e retifiquei meus documentos com o sobrenome verdadeiro…

    • Jorge Cotturelli

      21 de janeiro de 2014

      Segundo uma tradução o sobrenome COTTURELLI deriva do nome COTTU de cotton que teria origem no algodão em inglês e a terminologia RELLI seria um diminuitivo…ou seja, provavelmente meus antepassados do sul da Iatália (região agricola) eram agricultores e teriam plantações de algodão…

    • Ivo Pedrosa

      21 de janeiro de 2014

      Muito interessante a matéria. Minha família, de origem portuguesa, segue, na regra geral, a prática mencionada: o primeiro sobrenome da mãe e o segundo, do do pai. Mas há os que não seguiram a regra: um tio do lado materno tem o sobrenome França simplesmente porque o pai dele achava a palavra bonita!
      Por outro lado, muitos introduziram sobrenomes sem uma razão para isso. O sobrenome Pedrosa é escrito tanto com s como com z.

    • Inês

      21 de janeiro de 2014

      Não vejo onde encaixam os meus sobrenomes…

      …da Silva Brito Soares Alberto

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Olá Inês, estes sobrenomes já foram analisados lá no outro post: . Confira!

    • ANA APOLINARIO

      21 de janeiro de 2014

      Sempre tive curiosidade de saber o significado ou origem do sobrenome que veio de meu avô materno QUITETE e de meu pai que é APOLINARIO…

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Olá Ana,
        sobre o sobrenome Quitete: temos apenas 19 pessoas com o sobrenome no site, todas elas no Brasil.
        Apolinário é um sobrenome compartilhado por 671 pessoas no site. Elas estão nas Filipinas, Brasil e EUA (entre outros) e é um nome que vem do latim: consagrado a Apolo.

    • Julia Jacques

      21 de janeiro de 2014

      O meu sobrenome não encontrei, mas é muito interesante saber as nossas origens.

    • Luis Olinto Seabra Prado de Mendonça

      21 de janeiro de 2014

      Sei que veio de Portugal, mas significado, origem exata e data de chegada no Brasil não sei.

      Tanto a família da minha avó materna, como da minha avó paterna
      Tem o nome PRADO
      Prado Seabra da Mãe
      Prado de Mendonça do Pai..

      SEABRA PRADO DE MENDONÇA

    • APARECIDA MEIRI FERRAZ DE CAMPOS NABHAN

      22 de janeiro de 2014

      Já faz algum tempo que procuro pelo nome de meus bisavós paternos e maternos. Meus avós eram primos, e eram da região de Campinas e depois de casados viveram em Piracicaba. Meu avô paterno chamava-se Joaquim Ferraz de Campos e minha avô paterna Bernardina Leite de Campos, segundo registro de meu pai. Acontece que parentes dizem que ele também tinha o sobrenome Sales e que ela na verdade chamava-se Bernardina Leite Rocha Machado Ferraz de Campos Sales. Que tiveram 21 ou 23 filhos e que meu pai, Oscarlino Ferraz de Campos foi o caçula. Viveram ertre 188… à 1938 (ele) e 1946 ( ela).Caso alguém tenha alguma novidade, gostaria que entrasse em contato pelo meu e- mail.
      Atenciosamnte,
      Meiri

    • Jessica Colussi

      22 de janeiro de 2014

      Gostei bastante do post. Na verdade eu não sabia de tantas formas de se obter um sobrenome. Muito legal! Ainda não consegui encaixar meu sobrenome mas acredito que em alguma dessas opções deve servir.

    • Mayla Magaieski Graepp

      22 de janeiro de 2014

      Já procurei muito pelo significado de meu sobrenome, tanto o paterno, quanto o materno:
      Graepp (correto seria Gräpp) é de origem alemã
      Magaieski (aportuguesado), de origem polonesa

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi Mayla, encontrei uma página em alemão que explica a origem do seu nome: . Confira a página 17.
        Magaieski, procure saber a grafia original do nome, assim fica mais fácil procurar o significado inicial. Boa sorte!

    • Celeste

      22 de janeiro de 2014

      Gostaria de saber a origem dos meus sobrenomes: Simões, da parte da mãe e Pereira, da parte do pai.
      Agradeço a quem puder ajudar.

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Oi Celeste, Simões é um nome patronímico desenvolvido a partir do nome próprio Simão. É de origem portuguesa.
        Pereira pode ser de origem portuguesa, galega e judaica, podendo ser de origem topográfica (a partir da árvore pereira) ou habitacional, relacionada a uma localização em Portugal ou na Galícia.

    • Teresinha Cidade

      22 de janeiro de 2014

      Meu sobrenome, Cidade, contava minha avó paterna que meu avó veio da Argentina com o sobrenome Ciuda, quando se naturalizou brasileiro passo a usar Cidade. São bastante interessantes os relatos. Depende também a maneira que o escrivão entende na hora de fazer a certidão. as vêzes origina-se
      outro sobrenome pela maneira da escrita

    • Olinda Gomes Teixeira

      23 de janeiro de 2014

      Gostei muito dessa matéria,excelente!!!
      me sobrenome Teixeira do pai e Gomes de mãe,parece-me que é português,mas eu gostaria de saber com certeza a sua origem!!!grata

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Olá Olinda,

        sim, Teixeira é um nome de origem portuguesa ou galega e trata-se de um nome habitacional. derivado de Teixo (um tipo de árvore).
        Gomes também é de origem portuguesa, provavelmente de origem visigótica, da palavra “Guma” (homem).

    • Luís Carlos Toniolo

      23 de janeiro de 2014

      Gostaria de saber o origem dos sobrenomes italianos. O meu é Toniolo e Boldorini. Vc. Têm alguma informação?

      • Karen

        23 de janeiro de 2014

        Olá Luís,
        Toniolo é um nome compartilhado por 564 pessoas no nosso site. Elas estão principalmente na Itália, no Brasil e nos EUA. É um sobrenome antigo e nobre de origem italiana, da região de Veneto.
        Boldorini aparece apenas 33 vezes no site e não temos maiores informações sobre a sua origem. Boa sorte!

    • Diana de Sousa Bezerra

      23 de janeiro de 2014

      Adorei essas informações;e , gostaria de saber a origem do meu sobrenome materno que é Guedes.
      Grata,
      Diana

    • Aline Cavalcanti Fontes Wichrowski

      23 de janeiro de 2014

      Olá, Karen! Tenho procurado muito, mas ainda não consegui descobrir o significado do meu sobrenome, WICHROWSKI, polonês da região da Silésia. Agradeço se puder me ajudar.

      Aline.

      • Karen

        24 de janeiro de 2014

        Oi Aline, temos 132 pessoas com o sobrenome Wichrowski no site. É um sobrenome de origem polonesa e os nossos usuários com este sobrenome estão principalmente nos Estados Unidos, na Polônia e no Brasil. O seu sobrenome parece estar ligado à nobreza, embora que com grafia levemente alterada: Wichorowski, tendo inclusive um brasão de família. Tente procurar registros históricos para confirmar a grafia do seu sobrenome. Boa sorte!

    • Samantha de Oliveira Richter Barcelos

      24 de janeiro de 2014

      Oliveira seria da árvore? E Richter sei que é juiz em alemão… Quantos há no MyHeritage? Muito interessante as explicações, esclareceram uma dúvida que sempre tive sobre a origem dos sobrenomes.

      • Karen

        28 de janeiro de 2014

        Oi Samantha, Oliveria pode ser tanto nome topográfico, referente à árvore mesmo ou habitacional referente a alguma pessoa que morava em um local de nome Oliveira. É um nome de origem galega ou portuguesa.
        Richter realmente significa Juíz, em alemão e trata-se de um sobrenome ocupacional, ligada a uma profissão. Pode ter origem alemã ou judaica.

    • Levi Bockhorny

      3 de fevereiro de 2014

      O sobrenome da minha mãe é Regly
      O sobrenome da minha avó por parte de mãe é Peclat
      O sobrenome da minha avó por parte de pai é Charrex
      A única coisa que descobri é que são filhos de emigrantes europeus…

      Preciso descobrir qual pais adota estas grafias, bem como, os seus respectivos significados, podem me dar um HELP ?

      • Karen

        3 de fevereiro de 2014

        Oi Levi,
        há apenas 38 pessoas com o sobrenome Regly no site. Todas elas estão no Brasil. Este é um nome de origem suíça. Poderia ter sido escrito originalmente com “i” ou “e” no final, em vez do “y”.
        Peclat – são 75 pessoas com este sobrenome no site. Todas elas igualmente no Brasil. Parece-me ser um sobrenome de origem francesa. Encontrei alguns registros datando de 1739. Podem ser interessantes pra você.
        Charrex – 23 pessoas com este sobrenome em MyHeritage. Novamente temos um nome que pode ter origem na França ou Suíça. Recomendo que você inicie sua árvore em MyHeritage e tente entrar em contato com os administradores destes sites. Há uma colônia de imigrantes suíços no Rio de Janeiro, seria muito interessante entrar em contato com eles. Boa sorte!

    • Levi Bockhorny

      3 de fevereiro de 2014

      Quanto eu pagaria apenas para construir a minha árvore ?
      E para hospedá-la no site MyHeritage Blog ?
      Tem como construir um gráfico e depois imprimir o mesmo ?
      Aguardo a resposta.
      Obrigado

      • Karen

        3 de fevereiro de 2014

        Olá Levi,
        até um limite de 250 pessoas a sua árvore familiar no site de MyHeritage é totalmente gratuita. Como em qualquer um dos nossos planos, você tem direito a um site de família exclusivo e totalmente privado.
        E sim, é possível criar um gráfico da árvore e imprimi-lo.

    • Maria Paula Luz Gonçalves Nunes

      3 de fevereiro de 2014

      Oi Karen, muito interessantes as vossas informações, Já fiz a árvore, mas não encontro qualquer relacionamento com outros que vcs apresentam. Quantos Luz no site? Minha bisavó era espanhola, deve ser a origem. Nunes creio ser mais comum, não?

    • Maria Paula Luz Gonçalves Nunes

      3 de fevereiro de 2014

      Marineide T L C Nunes, temos 2 sobrenomes em comum Luz Nunes, quais suas origens? Eu sou portuguesa.

    • Luiz Alberto Professor

      5 de fevereiro de 2014

      Estou começando a pesquisar a origem do meu sobrenome PROFESSOR, se alguém souber algo, fico feliz.

      • Karen

        5 de fevereiro de 2014

        Há apenas 36 pessoas com o sobrenome Professor no site, Luiz. Mas espalhadas pelo Brasil, EUA, Malásia, Rússia e Tailândia. Boa sorte nas pesquisas!

    • LYDIO JARDIM

      21 de fevereiro de 2014

      Muito legal esse blog; procurei me encaixar num dos critérios para sobrenome, mas fiquei em dúvida. Meu sobrenome é JARDIM, meu pai tem sobrenome Jardim e minha mãe também é Jardim;na verdade eram primos. Quase todos meus familiares que conheço, são casados com parentes.
      Obrigado pela atenção.

    • Thalyz Guilhermat

      5 de março de 2014

      Olá Karen, fiquei sabendo, quê tudo começou na França, em Naujan e Postiac, ano de 1600 a 1700 + ou -, depois emigraram para a Espanha- Cataluña, de onde vieram meus avós paternos, os Guilhermat, de navio, para o Brasil.
      Pela certidão de meu pai, minha bisavó tinha o sobrenome Barbará, assim mesmo, com esse acento no ultimo “a”. Aliás, outro sobrenome bem complicado de se encontrar.
      Isso é tudo quê sei.
      Agradeço por sua atenção.

    • wagner dos santos

      22 de março de 2014

      sobrenome : dos santos (Portugal – traz os montes) gostaria de saber a origem – parabéns pelo trabalho/ pesquisa, a todos interessa

    • MARIA TEREZA QUERINI

      13 de maio de 2014

      Olá Karen, é a primeira vez que acesso este blog e gostei muito sobre os sobrenomes. Gostaria de saber o significado Padin (Ponte Vedra,Espanha) de minha mãe e Querini (Údine, Italia) do meu pai.
      Obrigado.

      • Karen

        14 de maio de 2014

        Oi Maria Tereza,
        como você mesma já disse, Padin é um sobrenome típico da Galícia, de origem topográfica. Sete localidades na Galícia têm o nome de Padin. Ele também é ligado ao latim, derivado de Palatium (palácio).
        Já Querini pode ter sofrido variação ortográfica de Cherini ou Querino, que é um nome italiano, inclusive de origem nobre, com brasão e tudo.
        Boa sorte!

    • JOÃO FOGAÇA TELES

      13 de maio de 2014

      BOA TARDE ,KAREN, GOSTARIA DE SABER DE QUAL PAIS EU SOU DESCENDENTES COM SOBRENOMES FOGAÇA , FIUZZA,TELES

      • Karen

        14 de maio de 2014

        Oi João,

        Fogaça é um nome encontrado principalmente no Brasil e em Portugal. Mas o seu é um dos nomes que podem ter sofrido uma mudança ortográfica no passado. Procure também por Fogazza (típico italiano) ou Fogassa, por exemplo.
        Fiuzza também pode ter sido uma adaptação de Fiuza ou Fiusa.
        Finalmente, Teles, pode ser encontrado igualmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. OU seja, ao que tudo indica, você é descendente de portugueses ou italianos.
        Boa sorte na sua pesquisa!

    • Maria de Fátima Pessini Fittipaldi

      15 de maio de 2014

      Fittipaldi
      Vários irmãos família Fittipaldi, alguns para Manaus, outros para São Paulo.
      Francesco Fittipaldi da Província de Potenza – Basilicata
      Casteluccio Inferiore.
      Itália
      Depois sua esposa Maria Domênica Pesce Fittipaldi, com sua filha Ana Maria Fittipaldi e seu filho Antônio Fittipaldi, para encontrar seu pai, onde ficou sabendo que o mesmo faleceu de febre amarela.
      Não encontrando vieram para o Estado do Espírito Santo ao encontro dos Pesce.

    • Emanoel Torres Jardim

      27 de junho de 2014

      Amiga Caren,boa noite ; o sobrenome JARDIM,é muito antigo?Vem de onde?Agradeço.

    • Eliza Cristina Matola da Cruz

      16 de julho de 2014

      Ótima matéria!
      Gostaria de saber a origem do meu sobrenome, Matola , materno e Cruz, paterno.

    • Valdelice Negreiros Leal

      20 de agosto de 2014

      Parabéns pela matéria. Gostaria de saber a origem dos sobrenomes de minha família, sendo avó materna Carvalho e avô Negreiro ou Negreiros. Obrigada

    • Josafá

      20 de agosto de 2014

      ola Karen gostaria de saber sobre a origem do sobrenome ASSUNPÇÃO, e FERNANDES,

      • Karen

        21 de agosto de 2014

        Olá Josafá, o nome Assunpção é encontrado apenas 79 vezes no nosso site. Eu recomendo que você também pesquise variações deste sobrenome como Assunção, Assumpção, etc.
        O sobrenome Fernandes é compartilhado por quase 600 mil pessoas! Estas se encontram principalmente no Brasil e em Portugal.

    • Jesse Eller Rubin

      24 de agosto de 2014

      Meu sobrenome ELLER, que em pesquisas é de um vale localizado no norte da Alemanha, e tambem por ser uma especime de arvore…
      Faz sentido pois a familia Eller surgiu nessa regiao ..

      E tambem tenho o RUBIN de origem Alema cujo Rubin é de caracteristicas com a Pedra Ruby..
      Rubin que na Italia se encontra RUBINI, em erro de cartorio em Portugal se encontra RUBIM (com M), na Suiça se encontra como RUBEN.

    • Maria Helena Pim de Souza

      17 de setembro de 2014

      Gostaria se alguém poderia me ajudar com a origem do meu sobrenome PIM e Corteze por parte de pai e Martins e SANtos por parte de mãe. Fico grata desde já.

    • Carlos Augusto da Cruz Novo

      21 de setembro de 2014

      Novo é mesmo um sobrenome de origem galega?

    • Carlos Augusto da Cruz Novo

      21 de setembro de 2014

      Eu penso que exame genético profundo deveria ser menos caro.

    • israel emídio santos

      19 de outubro de 2014

      Olá meu sobrenome é Emídio e sei que é em latim mas quero saber mais sobre ele

    • Jonathan Cassian Da Silva Colossi

      2 de janeiro de 2015

      Procuro sobrenome COLOSSI.
      Obrigado! 😀

    • Cesar Menes

      10 de janeiro de 2015

      Bem, meu sobrenome é ‘Menes’, por conta de um erro ocorrido no registro quando meu avô nasceu. Era para ser ‘Meneses’, porém eraram na hora e assim o nome foi herdado para seus filhos e netos… Meneses aparentemente tem origem espanhola e portuguesa, já ‘Menes’ ou ‘Ménez’ aparentemente tem origem francesa, se não me engano.

      Se puderem encontrar alguma coisa sobre o sobrenome ‘Menes’ eu agradeceria, pois está difícil de encontrar algo.

      • Karen

        12 de janeiro de 2015

        Olá Cesar, existem 7591 pessoas com o seu sobrenome no site de MyHeritage. Elas estão distribuídas entre as Filipinas, Estados Unidos, Noruega, Espanha, etc. No entanto, se existe a dúvida em relação ao sobrenome do seu avô, recomendo que tente encontrar a certidão de nascimento dele e dos seus bisavós, para desfazer a dúvida. Este é o passo principal da sua pesquisa, para que você possa continuar a pesquisar a sua família.

    • Lívia S.Soares

      24 de janeiro de 2015

      Olá , eu queria saber de onde se origina o sobrenome Silva , e o sobrenome Szarlinsk , ouvi dizer que é de origem Polonesa mais n sei direito, amei a matéria!

    • Carlos Alexandre

      8 de fevereiro de 2015

      Oi gostaria de saber se vê Sabe a alguma informação sobre meu sobrenome origem de meu pai Nau

    • Romeu

      5 de março de 2015

      Gostaria de saber sobre o sobrenome Ferreira de Almeida,esse que é o meu sobrenome,obrigado.

    • Emanoel Torres Jardim

      4 de abril de 2015

      Amiga Caren: e o Sobrenome Jardim,de onde vem?Desde quando?Agradeço…

    • Emanoel Torres Jardim

      4 de abril de 2015

      Este é um dos mais sérios sites,nesta questão de Nomes.Parabéns.

    • Luciana Lígia

      18 de abril de 2015

      Olá, estou procurando pela origem do meu sobrenome e não acho nada até porque a família do meu avô praticamente já morreu toda e não tenho informações dos meus ancestrais. Meu sobrenome é Belarmino. Se tiver informações e puder me enviar ficarei muito agradecida.

    • wilson staub

      14 de maio de 2015

      Ola, procuro informações a respeito do nome do meu avô, ele era suiço e se chamava : johan jacob staub . Como existe um rabino chamado Jacob staub (usa) gostaria de saber se tem descendia judaica. Desde já agradeço!

    • helena cariano

      16 de maio de 2015

      Gostaria de saber donde vem o sobrenome cariano.
      Obrigada.

    • Cláudio pires

      30 de maio de 2015

      Queria saber a origem sobrenome pires

    • carlos augusto da cruz novo

      7 de junho de 2015

      da Cruz Novo é o que? o padre não quis mexer no meu sobrenome.

    • Angelina

      22 de junho de 2015

      Família da minha avó paterna é Carvalho e do meu avô paterno Negreiros.
      DE onde vem a origem? De que país?
      Abraços,
      Angelina Negreiros

    • Simone

      26 de julho de 2015

      Oi gostaria de saber a origem do sobrenome Emídio ,moura,tiburcio.

    • Paulo Sérgio Nunes Rosa

      23 de setembro de 2015

      Olá.
      Gostaria de saber como encontrar o nome de batismo ou o nome verdadeiro de meu avô. Ele era francês e todos conheciam por JACQUES DA ROSA. Obrigado

    • ismael pareira

      1 de outubro de 2015

      ola,gostaria de saber ,porque na minha familia materna,todas a mulheres tem o mesmo sobrenome ,e os homem os do pai,minhas avos ,bisavos e trisavos tinham o mesmo…. Conceiçao…eles eram colonos antigo dos portugueses no estado do Ceara ,e viviam em comunidade no alto da SERRA DO MAOZINHA…

    • ismael pereira

      7 de outubro de 2015

      todas as mulheres tinham o mesmo nome e sobrenome,assim,,,,Maria,,,,conceiçao,e no meio tinha leocadia,vicencia,magdalena,eos homens tinham o mesmo sobrenome do pai e nao da mae.?

    • Isis Castro de M. Pereira

      19 de dezembro de 2015

      Por favor necessito urgente dados ou certidão de nascimento para saber se Francisco dos Santos Henriques nascido em1919 no Brasil R.J falecido em 2006 RJ pode ser honomlno de sobrenome de José dos Santos Henriques português vindo ao Brasil em 1920 morando no RJ?

    • Emanoel Torres Jardim

      2 de março de 2016

      Amiga Karen:em 14,pedi-lhe informação sobre o Nome de Família JARDIM,e não obtive resposta-é muito antigo?,de onde vem?,em Portugal,de onde migrou para o Brasil?Agradeço,muitíssimo…

    • Vitória Emanuelly

      16 de abril de 2016

      Meu nome é Vitória Emanuelly de França Silva .Quero saber de que origem eu sou pois meus pais não tão sabendo e estão levando na brincadeira

    • Katia Lopes

      19 de maio de 2016

      Meu sobrenome é Souza e não tenho como saber de que região de Portugal,pois os meus antepassados foram morar no interior de São Paulo,por volta de 1860,e meu sogro é filho de português de Estarreja,de onde vêm os sobrenomes Barbosa,Oliveira,Ferreira,Lopes?obrigada

    • Katia Lopes

      19 de maio de 2016

      Meu sobrenome é Souza e não tenho como saber de que região de Portugal,pois os meus antepassados foram morar no interior de São Paulo(Amparo,Mogi …)por volta de 1860,e meu sogro é filho de português de Estarreja,de onde vêm os sobrenomes Barbosa,Oliveira,Ferreira,Lopes?obrigada

    • Andréa

      24 de agosto de 2016

      Gostaria de saber a origem do sobrenome CAMPINAS

    • Kelly

      16 de fevereiro de 2018

      Ola muito interessante a matéria. Aproveito para perguntar a origem do meu sobrenome Grotti Framesh. Obrigada

    • Mara Sebastiani

      25 de dezembro de 2018

      gostaria de saber por que meu pai se chama Paulo Alécio Sebastiany e eu sendo filha nao posso ter o Y e somente o i no Sebastiany.sou Mara Adriana de Lima Sebastiany.

    • Scoth

      29 de maio de 2020

      Na minha arvore genealógica, ha um tronco sem sobrenome. Onde os nomes são formados pelo nome Original da Pessoa, seguido do nome do Pai, seguido do nome do Avo. Ex.: Mauro Hercilio Severino, filho de Hercilio Antonio Severino, filho de Antonio Severino Ignacio, filho de Severino Ignacio Bernardo… e assim por diante.
      Isso é caracteristica ou tradição peculiar a qual cultura?

    • Elze Pinheiro Lima Filho

      12 de julho de 2020

      “As mulheres nem sempre adotam o sobrenome dos seus maridos e, assim, os filhos não recebem necessariamente o nome do pai”. Eu não sei de onde vocês tiraram essa informação, pois a mulher não adotar o sobrenome do seu marido já é corriqueiro mas o filho não ter o sobrenome do pai é muito raro, quem não tem são alguns filhos de pais desconhecidos ou bastardos não reconhecidos legalmente, portanto é uma regra e não uma exceção o sobrenome do pai.

      • N

        Nayara

        13 de julho de 2020

        Olá, Elze.

        Você respondeu sua própria pergunta. Ser raro não significa ser inexistente, por isso foi dito “não necessariamente” 🙂

    • SD

      Sebastião do Ó Júnior

      25 de abril de 2023

      Meu nome é: Sebastião do Ó Júnior, qual é a origem do ” do Ó ” ?