
Logo que ocorreu a transferência de árvores para Myheritage, um dos problemas enfrentados pelos técnicos foi o modelo de nomes das mulheres casadas na árvore, o que levou a nossa equipe ao desafio de criar em tempo recorde uma solução que atendesse aos milhões de perfis em todas as árvores, em todos os países e em todas as culturas. A solução já foi encontrada, mas, como muitos ainda estão tendo dificuldades em ajustar os nomes nas caixinhas, vamos mostrar aqui o método correto de se colocar o nome de nossos parentes em nossas árvores.
Para se configurar o modo com o qual os nomes de mulheres casadas deva ser apresentado na árvore você deve ir na aba CONFIGURAÇÕES e depois na aba interna GENEALOGIA.

A regra para se colocar o nome é simples, mas precisa apenas se definir o modo de colocar, o que vamos ver agora.
Existem quatro opções de apresentação de nomes e uma configuração automática para o caso de mudança civil ou matrimônio para as mulheres, vejamos:

Para se colocar o nome de uma mulher, vamos usar o nome da irmã de Santos Dumont, a Sr. Gabriela dos Santos Dumont Villares, casada com Carlos Villares que adotou o nome do marido, como exemplo:
No quadro acima, a apresentação se a opção número 1 foi a escolhida será : Gabriela (dos Santos Dumont ) Villares, o nome de solteira em destaque.
A opção dois, será : Gabriela dos Santos Dumont (Villares) , o nome de casada em destaque.
A opção três será : Gabriela dos Santos Dumont Villares, nenhum nome em destaque.
Já a opção quatro ficará Gabriela dos Santos Dumont.
A opção de configuração, se escolhida (com a tarja vermelha), colocará automáticamente o sobrenome/apelido do marido no nome de casada da esposa, portanto, se não for encontrado nenhum sobrenome/apelido de marido, a palavra “desconhecido” será acrescentada ao sobrenome/apelido da mulher.
No caso de exemplo, se o perfil do marido de Gabriela estiver apenas como Carlos sem o sobrenome/apelido, o nome, ficaria assim: Gabriela dos Santos Dumont (Desconhecido).
Mas como definir nome de solteira e nome de casada, que no caso de Gabriela esta bem definido, mas existem muitos casos, onde é necessário se pesquisar e encaixar como no quadro abaixo.

No quadro, pode-se perceber que em algum momento da vida de Gabriela ela mudou o nome e agregou um sobrenome/apelido a ele, formando uma relação com o ramo ao que uniu pelo matrimônio. Para genealogistas isto é muito importante pois na procura de documentos, o nome a ser pesquisado, em datas anteriores ao casamento pode ser bem diferente do nome de casada.
Fica assim:
Nome: Gabriela
Nome de Solteira: dos Santos Dumont
Nome de casada: Villares
Caso a mulher seja solteira, deixa-se em branco o espaço “nome de casada” que será automaticamente preenchido quando ela se casar.
Para se colocar nomes de homens, vamos usar o nome, “Carlos Villares”
Nome: Carlos
Nome de solteiro: Villares
Nome de casado: Não se aplica
Nota 1:Uma das questões levantadas pelos nossos usuários é com relação ao fato de se ter hoje a possibilidade de o homem adotar o nome da mulher, e para isto, basta usar o campo “nome de solteira(o)” e colocar o sobrenome da mulher.
Nota 2: Caso exista no nome do homem o sufixo Jr, Junior, Filho ou Neto, use a caixa especifica para isto, não inclua no nome. (indicação número 2 na figura). O prefixo é para que você coloque Sr., Sra., Dr., Dra., Pastor, Padre, Bispo, e outros títulos adquiridos pela pessoa.
Nota 3: Use sempre o sobrenome em caixa alta (maiúsculo) para que nos relatórios se tenha uma definição melhorada e visualização imediata do ramo familiar.
Caso a pessoa tenha um nome com diversos sobrenomes (nomes muito compostos) , na regra brasileira e portuguesa vale o nome do pai e o nome do marido no caso de casadas. Em resumo: Qual era o nome da pessoa antes do casamento?
Exemplo, (nomes acrescentados para demonstrar) : Gabriela Honoré Gondin dos Santos Dumont Villares.
Nome: Gabriela
Nome de solteira: Honoré Gondin dos Santos Dumont
Nome de casada: Villares
Para os nomes muito extensos, um usuário apresentou uma solução bem prática e que resolve muito bem o problema, o exemplo que eu vou usar que é o nome da Princesa Isabel que tinha como nome de casada : Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon d’Orléans. Se você colocar este nome, o perfil gráfico não vai caber o nome e vai recortar, assim, a solução é:
Coloque:
Nome: Isabel Cristina
Nome de Solteira: de Bragança
Nome de casada: d’Orleans ( do marido, o francês Luís Gastão d’ Orleans, o conde D’Eu)
Agora o segredo: Coloque na caixa sufixo o sinal ( * ) , depois abra a página de detalhes do perfil cronológico que fica na aba branca na lateral esquerda da árvore “>” e clique em na linha FATOS em +Adicionar.
Ao abrir-se a caixa, procure o evento COMENTÁRIO, coloque a data de nascimento da pessoa e inicie a descrição do evento colocando o sinal ( * ) e depois escreva NOME DE BATISMO e coloque o nome completo da pessoa.
Nota 4: E já que estamos falando em datas, a ordem dos irmãos é ajustada também pela data de nascimento e se não existir, será considerada a ordem de entrada.
MUITO IMPORTANTE: Se você colocar em nome Gabriela dos Santos Dumont Villares em nome de solteira Gabriela dos Santos Dumont e em nome de casada Gabriela dos Santos Dumont Villares o resultado será:
Gabriela dos Santos Dumont Villares Gabriela dos Santos Dumont Gabriela dos Santos Dumont Villares.
Agora é só você ir à árvore, ver se existe a ocorrência de divergências e corrigir e quando convidar algum parente mande uma mensagem e coloque o link de nosso blog, envie também para todos os membros de sua árvore uma sugestão para que leiam o nosso blog antes de iniciarem as alterações na árvore.
Comente.
Você poderá ler mais sobre o assunto em MONTANDO A SUA ÁRVORE 1 e MONTANDO A SUA ÁRVORE 2
Ademir
20 de julho de 2010
Busquei a resposta e fui perfeitamente informado de como proceder.
Parabéns!