9    abr 20126 Comentários

100 anos – Titanic

Você tem algum parente que tenha sobrevivido ao naufrágio do Titanic?Dia 15 de abril de 2012 faz 100 anos desde a tragédia do Titanic que se chocou contra um iceberg no Atlântico Norte.

O desastre custou a vida de 1514 pessoas, incluindo homens, mulheres e crianças. É considerado o pior acidente marítimo (em tempo de Paz) e um dos mais terríveis, pela forma como as pessoas perderam suas vidas.

O Titanic era considerado o "Maior navio do mundo", saiu do porto de Southampton e iria até Nova York em sua viagem inaugural. Levava consigo 2435 passageiros e 892 tripulantes. A "cidade flutuante" como era conhecido, contava com cabines de luxo e todos os confortos de um grande hotel sobre as águas.

Ticket de Embarque do Titanic - Fonte http://www.titanicsite.kit.net

Como se sabe , uma colisão provocou uma abertura na lateral do navio, inundando-o completamente em poucas horas, as mortes foram causadas pela ausência de botes salva-vidas pois segundo as normas da época só seriam necessários botes para transportar 1178 passageiros. Muitos deles foram lançados na água que devido a baixa temperatura dos mares do norte, morreram por hipotermia ou afogamento.

Milhares de erros e milhares de dramas foram vividos naquela noite fria de abril.

Todos os nossos blogs estão a procura de histórias de sobreviventes. Milhares de árvores genealógicas podem ter encontrado em suas montagens algum parente que tenha morrido ou sobrevivido ao acidente, afinal, este desastre afetou milhares de famílias pelo mundo.

Lendo uma pesquisa, descobrimos que entre as vítimas do naufrágio constam os nomes dos tripulantes portugueses naturais da Madeira – José Netto Jardim, Manoel Gonçalves, Domingos Fernandes Coelho , e também o nome do comerciante José Joaquim Brito, que chegou ao cais de embarque, no porto de Southampton, num dos barcos a vapor da Royal Mail Steam Packet Company. Joaquim Brito viajou no Titanic em segunda classe. (*)

Ainda existe a citação dos nomes de Catherine Barbara (vítima), Saúde Bárbara (vítima) e Joseph Elias (sobrevivente), que possivelmente são portugueses ou descendentes de portugueses. A lista dos passageiros encontra-se no Arquivo Nacional de Londres, mas pode ser lida em detalhes AQUI.

No aniversário deste acidente, acreditamos o quão importante é preservar as histórias de família. Se você tem uma história, compartilhe conosco, vamos publicar aqui em nosso blog e em todos os outros blogs de MyHeritage. Vamos homenagear todas as famílias das vitimas do naufrágio no dia 15 de abril e gostaríamos de ter a sua história.

Você é investigador? Procure um elo com o Titanic e nós vamos publicar. Escreva para stories@myheritage.com que teremos o prazer de compartilhar a sua história com milhares de outros investigadores pelo mundo.

(*) Pesquisa no Yahoo! Respostas.

Comentários (6) Trackbacks (0)
  1. sim, minha bisavó que teria 110 anos hoje sobreviveu
  2. eu a ter chorei por risoo???
  3. Sim meu tataravo esta no titanic ele chamava Manoel Gonçalves que ta sitado a em cima antes dele morrer ele teve um filho que e o meu biz avó que se mudiou prara o brazil quem quizer saber mais da historia do titanic e so me add ai no msn : bentinhomil2012@hotmail.com
  4. NOSSA ISSO E UM ETERNO AMOR
  5. oi me chamo vinicius antonio e sou fanatico pelo titanic minha primeira ves que assisti fiquei muito emocionado e chorei muito poe isso eu lhe peco pra me doar o livro do titanic eu tenho 13 anos moro em itu o endereco e waldomiro correia camargo bairro melica km 59 ceramica globo itu agradeco
  6. minha tia tatiane sobreviveu, hoje ela deve ter cerca de 107

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados