Ela encontrou um primo desaparecido, dado como morto por 30 anos, vivo

Ela encontrou um primo desaparecido, dado como morto por 30 anos, vivo

A usuária do MyHeritage, Minka Kainulainen, 29, da Finlândia, resolveu um mistério de décadas graças a um registro que ela encontrou no MyHeritage: ela descobriu o destino de um primo desaparecido de sua mãe, que se acredita ter morrido há 30 anos… e para seu choque, descobriu que ele ainda está vivo!

Você também fez uma descoberta incrível através do MyHeritage? Clique aqui para nos contar sua história!

O primo desaparecido da mãe de Minka, Jari, era conhecido por ter se mudado com sua família de Savonlinna para as Bahamas no início dos anos 1960, quando ele tinha menos de 3 anos. O motivo da mudança era desconhecido e, em algum momento da década de 1980, os parentes finlandeses receberam uma mensagem de que Jari havia morrido. No entanto, ninguém sabia onde e quando isso aconteceu. Também não havia informações sobre a causa da morte. No início da década de 1980, Jari tinha vinte e poucos anos, e seus parentes ficaram surpresos e tristes ao saber que ele havia morrido tão repentinamente e tão jovem.

Minka tinha que saber: o que aconteceu com Jari?

Minka mergulha na pesquisa

Minka começou a pesquisar sua história familiar no MyHeritage em 2016. Atualmente, existem 1259 pessoas em sua árvore genealógica e ela tem vários mistérios para resolver.

A mãe de Minka nasceu na década de 1970 e nunca conheceu seu primo – ela só tinha visto fotos dele.

Durante sua pesquisa, Minka se deparou com algumas informações sobre Jari: um registro de sua chegada a Nova York.

Registro de viagem de Jari

Registro de viagem de Jari

Ao pesquisar as coleções de dados históricos do MyHeritage, Minka também encontrou informações sobre o casamento de Jari na Flórida em 1988.

O primo desaparecido Jari Pekka Kainulainen e Frances Carol Coniglio/Donley da coleção Florida, Marriages, 1970–1999 do MyHeritage

Jari Pekka Kainulainen e Frances Carol Coniglio/Donley da coleção Florida, Marriages, 1970–1999 do MyHeritage

Isso deu a Minka duas informações cruciais e, além disso, pelo menos um desses eventos ocorreu após sua suposta morte.

Talvez a informação que a família de Minka recebeu não fosse totalmente precisa?

Redes sociais ajudam a resolver o mistério do primo desaparecido

Em seguida, Minka decidiu procurar a esposa de Jari no Facebook. Ela encontrou uma mulher com o mesmo nome e, em sua lista de amigos, havia uma jovem com o sobrenome Kainulainen.

Minka enviou à mulher uma mensagem em inglês perguntando sobre sua identidade, onde ela conseguiu seu sobrenome e se ela conhecia Jari Kainulais.

Cerca de uma hora depois, Minka recebeu uma resposta: Jari era o pai dessa jovem. Minka expressou suas condolências por sua morte.

E então a filha de Jari lhe deu uma notícia incrível: seu pai ainda estava vivo.

Minka disse à filha de Jari que sua família o procurava há muitos anos. O tio de Jari chegou a entrar em contato com os criadores de um programa de TV na Finlândia que ajuda a procurar familiares perdidos, mas não deu em nada.

“A filha de Jari ficou tão surpresa ao ouvir de mim, porque ela achava que seu pai não tinha parentes na Finlândia”, diz Minka. “Acontece que os pais de Jari se divorciaram logo após se mudar para as Bahamas, e seu pai voltou para a Finlândia. Jari ouviu de sua mãe que seu pai havia morrido logo após seu retorno à Finlândia e que não há outros parentes na Finlândia.”

Minka conta que a vida de seu primo Jari virou de cabeça para baixo com a nova informação. “Ele está grato por ter família na Finlândia e por estarmos procurando por ele”, diz ela. “Minha própria mãe e outros parentes estão surpresos que Jari foi encontrado, porque eles acreditavam que ele estava morto.”

Uma descoberta leva a outra

Claro, a descoberta inspirou Minka, e agora, com a ajuda de um grupo no Facebook e um teste de DNA, Minka também encontrou uma tia-avó que ninguém em sua família conhecia.

Atualmente, Minka está tentando resolver o mistério de seu tataravô. Seu trisavô provavelmente era um marinheiro ucraniano, de quem nada se sabe além de um nome vagamente escrito no verso de uma fotografia.

Foto do tataravô de Minka com inscrição na parte de trás

Foto do tataravô de Minka com inscrição na parte de trás

Muito obrigado a Minka por compartilhar sua incrível história!

Você também fez uma descoberta incrível usando o MyHeritage? Queremos saber mais! Envie-nos a sua história através deste formulário ou envie-nos por e-mail para stories@myheritage.com.