A garota que disse a Abraham Lincoln para deixar a barba crescer

A garota que disse a Abraham Lincoln para deixar a barba crescer

Quando você fecha os olhos e imagina Abraham Lincoln, ele está de cara limpa ou barbudo?

A maioria das pessoas o imaginaria com barba. É assim que ele aparece nos lugares onde é mais provável que o encontremos: a moeda de um centavo e o Monumento a Lincoln. Mas acontece que, se não fosse por alguns conselhos astutos de higiene pessoal de uma menina de 11 anos, o Lincoln que todos conhecemos poderia ter sido imberbe.

Portrait of Abe Lincoln taken on August 13, 1860. (Courtesy: Library of Congress, public domain)

Retrato de Abe Lincoln feito em 13 de agosto de 1860. (Cortesia: Biblioteca do Congresso, domínio público)

Grace Bedell era uma garotinha crescendo em Westfield, Nova York, que admirava o advogado autodidata de Illinois que estava concorrendo à presidência. Ela tinha um problema com ele, no entanto: ela achava que ele deveria deixar crescer a barba para preencher seu rosto magro.

Grace decidiu escrever-lhe uma carta para lhe dizer isso.

Hon A B [sic] Lincoln…

Prezado Senhor

Meu pai acabou de chegar da feira e trouxe para casa sua foto e a do Sr. Hamlin. Eu sou uma garotinha de apenas 11 anos, mas quero muito que você seja presidente dos Estados Unidos, então espero que você não me ache muito ousada em escrever para um grande homem como você. Você tem alguma menininha tão grande quanto eu, se assim for, dê-lhe meu amor e diga a ela para me escrever se você não puder responder a esta carta. Eu ainda tenho quatro irmãos e parte deles votará em você de qualquer maneira e se você deixar sua barba crescer eu vou tentar fazer o resto deles votar em você, você ficaria muito melhor porque seu rosto é tão magro. Todas as senhoras gostam de barbas, provocariam seus maridos para votar em você e então você seria presidente. Meu pai vai votar em você e se eu fosse homem eu votaria em você [sic], mas vou tentar fazer com que todos votem em você, eu acho que essa moldura em torno de sua foto faz com que pareça muito bonito.  Eu tenho uma irmãzinha, ela tem nove semanas e é tão astuta quanto pode ser. Quando você enviar sua carta envie para Grace Bedell Westield Chautauqua County New York. Não devo escrever mais nenhuma resposta a esta carta imediatamente

Adeus

Grace Bedell

Abe Lincoln recebeu e respondeu à carta dela pessoalmente, em seu típico estilo humilde e bem-humorado:

Springfield, III, 19 de outubro de 1860

Srta. Grace Bedell

Minha querida senhorita

Sua simpática carta do dia 15 foi recebida. Lamento a necessidade de dizer que não tenho filhas. Tenho três filhos — um de dezessete, um de nove e um de sete anos de idade. Eles, com a mãe, constituem toda a minha família. Quanto a barba, nunca tendo usado nenhum tipo, você não acha que as pessoas chamariam isso de uma afetação boba se eu começasse agora?

Seu sincero desejo

A. Lincoln

Embora pareça pela sua resposta que ele não está inclinado a seguir o conselho dela, veja como ele aparece nesta foto apenas um mês depois, algumas semanas depois de vencer a eleição:

Portrait of Abraham Lincoln by Samuel G. Alshuler, November 25 1860 (Courtesy: Library of Congress)

Retrato de Abraham Lincoln por Samuel G. Alshuler, 25 de novembro de 1860 (Cortesia: Biblioteca do Congresso)

Quando o presidente eleito Lincoln partiu de sua casa em Illinois para Washington D.C. para sua posse, sua viagem o levou pelo estado de Nova York e ele parou em Westfield – a cidade natal de Grace. Veja como o Hartford Weekly Times relatou o incidente em 1878:

Hartford Weekly Times, November 21, 1878. (Courtesy: The MyHeritage newspaper collections)

Hartford Weekly Times, 21 de novembro de 1878. (Cortesia: As coleções de jornais MyHeritage)

O presidente eleito pediu para ver Grace na plataforma. Ela estava na multidão, mas estava muito longe de Abe para ouvir o pedido. Um amigo a levou para a frente, e Abe apertou suas mãos e a beijou, e disse: “Você vê, eu deixei essa barba crescer para você, Grace.”

Abraham Lincoln manteve essa barba pelo resto de sua vida (embora muito curta).

Esta história tornou-se bastante popular após seu assassinato, e hoje há uma estátua que retrata o evento de seu encontro localizada em Westfield. Talvez essa anedota tenha capturado tantas imaginações porque incorpora algo sobre o que os Estados Unidos da América sempre se esforçaram para ser um lugar onde cada voz importa.