Fotos nunca antes vistas de momentos-chave na história da aviação

Fotos nunca antes vistas de momentos-chave na história da aviação

Recentemente, fizemos um pedido por fotos de família que capturam uma experiência pessoal de momentos históricos: fotografias pessoais de família de eventos críticos da história. Entre as respostas que recebemos estavam duas fotos incríveis, uma de Julie Boardman da Austrália e outra de Lou Daly de Washington, que capturaram momentos-chave da história da aviação.

Julie Boardman  da Austrália compartilhou uma foto que sua avó tirou há 94 anos de Bert Hinkler, famoso aviador australiano. Hinkler foi um aviador pioneiro e estabeleceu muitos recordes mundiais, incluindo o primeiro voo solo entre a Inglaterra e a Austrália em fevereiro de 1928 e o primeiro voo solo através do Atlântico Sul em 1931. Tragicamente, ele morreu em 1933, aos 40 anos, quando seu avião caiu em uma montanha na Toscana enquanto tentava estabelecer outro recorde mundial.

Julie compartilhou esta foto de Hinkler tirada em junho de 1928:

E aqui está ela aprimorada e colorida no MyHeritage:

“Minha avó paterna, Jane Ingle Thompson nee Bone, tirou esta foto”, escreve Julie. “Minha família morava em Stanthorpe, Queensland, Austrália, e meus avós estavam presentes quando Bert Hinkler pousou em seu Avro Avian G-EBOV em uma área aberta na propriedade McGregor em 13 de junho de 1928. As asas foram dobradas para trás e o avião foi levado pela rua principal até Pierpoint & Sons para ser reabastecido. Multidões se reuniram para assistir a ocasião. Não era a vida muito mais simples naquela época?”

O avô paterno de Julie, Jack Thompson, também tinha uma garagem em Stanthrope chamada Thompson’s Garage – infelizmente, não a mesma para a qual o avião de Bert Hinkler foi transportado. Ela explica que hoje o McGregor Estate faz parte de playgrounds e quadras de tênis públicas.

A foto foi emprestada a Julie por sua tia enquanto ela pesquisava a história da família.

Lou Daly do estado de Washington, no oeste dos EUA, compartilhou duas fotos de seus álbuns de família. Até onde ela sabe, ela é “a única pessoa que sabe que eles existem”.

As fotos foram tiradas durante um período dramático da história: 87 anos atrás, em agosto de 1935.

A primeira foto captura o famoso aviador americano Wiley Post, enquanto a outra é de Will Rogers, ator, comediante, performer de vaudeville e comentarista social.

Wiley Post, nascido em 1898, foi o primeiro aviador a voar sozinho ao redor do mundo, em julho de 1933. Ele também foi conhecido por desenvolver um dos primeiros trajes espaciais de pressão e descobrir a corrente de jato.

Will Rogers, nascido em 1879, foi uma das maiores estrelas de Hollywood e da Broadway, atuou em mais de 70 filmes e escreveu mais de 4 mil colunas de jornais. Durante a década de 1930, Rogers foi o ator mais bem pago de Hollywood. Defensor da expansão da aviação dos EUA, ele se juntou ao Post em vários de seus voos para escrever sobre eles em suas colunas de jornal.

Em 15 de agosto de 1935, enquanto voavam juntos em um avião híbrido da Lockheed, os dois caíram em uma lagoa próxima a Point Barrow, no Alasca, logo após a decolagem.

De acordo com Lou, essas fotos “foram tiradas pouco antes do acidente fatal de avião de Rogers e Post no Alasca. Elas foram tiradas pelo avô do meu ex-marido, Percy Daly, que era amigo de Wiley Post. Acho que as fotos nunca foram vistas fora da família.”

Você tem fotos marcantes em sua família como essas – capturadas por membros da família durante momentos críticos da história? Adoraríamos vê-las e ouvir as histórias por trás delas! Preencha o formulário aqui para enviar suas fotos e histórias.