Artigo super interessante; parabéns!
DNA – Lendas do futebol descobrem suas raízes
- Por Nayara


Eles competiram lado a lado nos jogos de futebol mais difíceis do mundo para trazer honra à sua bandeira e glória ao seu país. Os ícones nacionais brasileiros Emerson, Aldair e Amoroso testaram seu DNA com o MyHeritage para aprender sobre suas misturas únicas e descobrir se existe mais no seu espírito de equipe e união do que se imagina.
Os três jogadores fizeram um teste de DNA do MyHeritage para descobrir suas origens. Embora todos tenham nascido no Brasil, o Brasil moderno é um verdadeiro mosaico de diferentes culturas. Suas origens estão na Espanha, Portugal, Itália, Norte e Oeste da África do Norte e da Europa. Sem contar como as culturas indígenas da América Central e do Sul. Eles não sabiam o que esperar de seus resultados.
Assista ao vídeo completo da revelação com o MyHeritage:
DNA do Emerson
Emerson Ferreira da Rosa, conhecido como Emerson, é um jogador de futebol brasileiro que atualmente joga no Miami Dade FC como meia defensivo. Ao longo dos anos, Emerson jogou em dois clubes brasileiros, Grêmio e Santos, além de vários clubes europeus e da seleção brasileira.
Seus resultados mostraram que suas raízes são mais fortes no norte e oeste da Europa, com 28.8% de seu DNA originário da região. Emerson aprendeu que, apesar de ter jogado pela Alemanha no passado, a França e a Holanda também estão em seu DNA.
Sua próxima etnia mais alta em porcentagem foi 23.4% mesoamericana e andina. Isso revela que ele descende do povo Maia e dos povos Quíchua, Chibcha e Aimará da América do Sul.
Seus resultados no DNA também revelaram que ele é 15.2% queniano.
Emerson também descobriu 284 Correspondências de DNA no MyHeritage. 60 delas vivem nos EUA, 58 no Brasil e 15 na França. E tem até uma em Israel! Talvez Emerson visite sua nova família durante sua estadia no país!
DNA do Aldair
Aldair Nascimento dos Santos, conhecido como Aldair, é um jogador de futebol brasileiro aposentado que atuou como zagueiro na seleção brasileira.
Algumas das surpresas na estimativa de etnia da Aldair incluem 15.1% de DNA mesoamericano e andino e 14.5% de DNA ibérico.
Ele também descobriu que tem um pinguinho de sangue judeu asquenazita. Segundo ele, foi uma grande surpresa. Talvez ele decida ficar mais um tempinho em Israel para explorando sua conexão judaica.
A Aldair também recebeu 99 Correspondências de DNA no todo o mundo. Entre elas estão 25 nos EUA, 18 no Brasil e 5 na Espanha.
DNA do Amoroso
Márcio Amoroso dos Santos é um ex-jogador de futebol brasileiro que jogou como atacante e meio-campista atacante. Representou o Brasil e várias equipes no Japão, Itália, Alemanha, Espanha e Grécia.
Faz sentido que Amoroso tenha jogado em tantas equipes ao redor do mundo. Seus resultados revelaram que, dos 3, sua composição étnica é a mais diversificada. São 11 etnias diferentes!
Amoroso também tem a maior porcentagem de DNA ibérico (Espanha e Portugal). Também foi o único jogador dos três a ter origens italianas.
“Eu imaginei [que tinha DNA italiano]. Eu sempre gostei de bom vinho, pizza e espaguete!”
Amoroso teve 217 Correspondências de DNA em todo o mundo, a maioria no Brasil.
Conclusão
Emerson, Aldair e Amoroso se aventuraram em Israel para apoiar uma causa significativa. No Shalom Game, lendas do futebol de Israel enfrentarão as lendas do futebol brasileiro. O nome do jogo, Shalom, significa paz. Tudo para destacar as muitas maneiras nas quais o futebol ultrapassa as divisões culturais e aproxima pessoas de diferentes origens.
Os jogadores gostaram muito da experiência com o teste de MyHeritage do DNA e estavam ansiosos para descobrir mais sobre as origens de suas famílias. Cada um deles descobriu algumas surpresas interessantes, os ajudando a entender quem realmente são.
Apesar de todos os três terem representado o Brasil, cada um vem de uma mistura diversificada de origens. Isso reflete a jornada de seus ancestrais ao longo da história, os conectando a pessoas e lugares em todo o mundo.
Qual é a sua mistura? Encomende hoje o seu kit de DNA do MyHeritage para descobrir!
Valdomiro Antonio de Oliveira
15 de novembro de 2019
Boa noite,
Meu nome: Valdomiro Antonio De Oliveira, gostaria de saber a minha etnia, eu nasci em Belo Horizonte em 02/06/1950
Filiação: Benedito Antonio e Elza De Oliveira
Meu pai nasceu: na cidade de Cruzeiro – São Paulo
Minha mãe nasceu em Três Corações – Minas Gerais
Tem como me ajudar ?
Att: Valdomiro Oliveira