Apresentando o cM Explainer™ para prever parentesco entre correspondências de DNA com maior precisão
- Por Erica ·
Um dos benefícios mais importantes de fazer um teste de DNA são as correspondências que você recebe. As correspondências de DNA revelam muitos parentes que você nunca conheceu antes, com base no DNA compartilhado herdado de ancestrais comuns. No entanto, os relacionamentos com suas correspondências de DNA podem ser confusos. Isso faz com que muitos usuários não entendam como estão relacionados à maioria de suas correspondências de DNA, o que os impede de usar as correspondências para avançar em sua pesquisa de história familiar e fazer novas descobertas.
Hoje temos o prazer de anunciar o lançamento do cM Explainer™, um novo recurso gratuito e inovador no MyHeritage que estima as relações familiares entre correspondências de DNA com alta precisão. Isso ajuda a superar o desafio de entender o parentesco com as correspondências de DNA. Para cada correspondência de DNA, o cM Explainer™ prevê os possíveis parentescos entre as duas pessoas e as respectivas probabilidades de cada parentesco, estima quem poderia ser o ancestral comum mais recente e exibe um diagrama mostrando o caminho do parentesco.
As correspondências de DNA são caracterizadas pela quantidade de DNA compartilhada entre dois indivíduos, medida usando uma unidade de distância genética chamada centimorgans (cM). O cM Explainer™ é único na forma como usa tanto o valor centimorgan quanto as idades dos dois indivíduos (se conhecidos) para ajustar suas previsões, tornando o MyHeritage a única grande empresa de genealogia a oferecer previsão de relacionamento neste nível de granularidade e precisão.
O cM Explainer™ está totalmente integrado à plataforma MyHeritage para esclarecer qualquer correspondência de DNA encontrada no MyHeritage e também está disponível como uma ferramenta autônoma gratuita para beneficiar indivíduos que fizeram o teste com outros serviços de DNA.
Como o cM Explainer™ funciona
O cM Explainer™ foi desenvolvido pelo MyHeritage em colaboração com Larry Jones, desenvolvedor da tecnologia cM Solver. Nós licenciamos exclusivamente esta tecnologia de Jones, e nossa equipe de Ciências a aprimorou ainda mais durante um período de cinco meses para criar uma solução líder do setor para genealogia genética exclusiva do MyHeritage. Entre os aprimoramentos estão um algoritmo de idade desenvolvido pela equipe de ciências do MyHeritage que aprimora muito a previsão ajustando a probabilidade de cada relação possível e uma interface de usuário elegante que exibe possíveis relações e suas probabilidades. O cM Explainer™ inclui recursos úteis, como a capacidade de filtrar as previsões por parentescos completos e parciais e exibir os prováveis ancestrais comuns mais recentes (ACMR) de uma correspondência.
As idades das duas pessoas que correspondem entre si são fundamentais para prever seu parentesco. Elas ajudam a descartar parentescos impossíveis e ajustar probabilidades quando vários parentescos são possíveis. Por exemplo, meio-irmãos normalmente compartilham a mesma quantidade de DNA que um avô e um neto. Mas se as duas pessoas tiverem a mesma idade, provavelmente são meio-irmãos. Se elas têm 60 anos de diferença, é mais provável que sejam avô e neto. Outros parentescos podem ser possíveis para a mesma quantidade de DNA compartilhado, como tio e sobrinho, e saber as idades pode ajudar a determinar qual deles é mais provável. Em muitos casos, as idades não fazem uma seleção clara, mas afetam a probabilidade de cada parentesco possível, fornecendo previsões úteis que você pode aplicar à sua pesquisa.
Para maximizar a precisão das previsões de parentesco, a equipe de ciências do MyHeritage desenvolveu um algoritmo de idade examinando primeiro as distribuições de diferença de idade entre pais e filhos e irmãos (calculados separadamente para irmãos completos e meios-irmãos), com base em extensa pesquisa usando dados agregados empíricos de árvores genealógicas .
Derivamos ainda as distribuições de diferenças de idade para todos os outros relacionamentos, combinando as de pais, irmãos e filhos ao longo de um caminho genealógico padrão. Por exemplo, a distribuição da diferença de idade entre um tio e seu sobrinho (ver gráfico inferior abaixo) é estimada considerando todas as idades potenciais do pai do sobrinho e, em seguida, adicionando a diferença de idade entre o sobrinho e seu pai (ver gráfico do meio) e a diferença de idade entre o pai e o tio (ver gráfico superior). Nos gráficos abaixo, você pode ver que a diferença de idade média para Pais, Tio/Tia e Primos do Pai é semelhante, mas a distribuição é mais ampla para Tio/Tia, e ainda mais para Primos do Pai por causa das diferenças adicionais de idade entre irmãos. De forma mais geral, usar a diferença de idade nos permite descartar alguns relacionamentos e atribuir probabilidades mais precisas aos relacionamentos possíveis restantes. Como o DNA compartilhado e a diferença de idade se complementam, esse método fornece melhores resultados do que aqueles fornecidos apenas pelo DNA compartilhado e é útil mesmo quando apenas a idade de um indivíduo é conhecida.
Um divisor de águas para a genealogia genética
As ferramentas de previsão de parentesco existentes geralmente sugerem uma gama de possíveis parentescos que é muito amplo para ser útil, como “3º a 5º primo”, ou listam muitos parentescos com a mesma probabilidade, deixando o usuário confuso. O cM Explainer™ simplifica consideravelmente as previsões, levando em consideração a idade de cada correspondência e atribuindo uma probabilidade única a cada parentesco. O MyHeritage reduz ainda mais a confusão evitando termos de parentescos ambíguos usados por outras ferramentas, como “primo de primeiro grau uma vez removido” (às vezes escrito em códigos excessivamente técnicos como “1P1R”) e, em vez disso, substitui-os por parentescos claros, como “primo de 1º grau dos pais” ou “filho do primo de 1º grau”, conforme o caso.
O cM Explainer™ fornece parentescos unilaterais claros com consciência de gênero, como “Tia” em vez de parentescos recíprocos como “Tia/Tio/Sobrinha/Sobrinho” que outras ferramentas fornecem.
Por exemplo, em uma correspondência de DNA em que há 1.600 cM de DNA compartilhado entre duas pessoas com 35 e 40 anos, o MyHeritage dirá ao usuário simplesmente que a correspondência é provavelmente um meio-irmão com 90,4% de probabilidade, enquanto outras ferramentas declaram uma probabilidade de 100% para a correspondência ter qualquer um dos seguintes parentescos possíveis: avô, tia ou tio, meio-irmão, sobrinha ou sobrinho ou neto, deixando o usuário perplexo. Isso torna o cM Explainer™ a ferramenta mais útil para previsão de parentesco de correspondências de DNA no mercado, esteja você apenas começando ou seja um genealogista genético experiente.
Usando o cM Explainer™ para correspondências de DNA do MyHeritage
Para usuários que possuem resultados de DNA no MyHeritage, selecione “Correspondências de DNA” na aba DNA na barra de navegação principal.
A página lista todas as suas correspondências de DNA. Cada cartão de correspondência de DNA mostra um ou mais parentescos prováveis entre você e uma correspondência. Isso substitui a gama mais ampla de “Relacionamentos estimados” que apareciam anteriormente.
Para obter mais informações sobre um parentesco provável, clique nele (por exemplo, o parentesco marcado com um retângulo verde na captura de tela acima). Um pop-up aparecerá exibindo todos os parentescos possíveis estimados pelo MyHeritage e suas respectivas probabilidades.
O parentesco provável indica como a correspondência está relacionada a você. Se disser “Tia”, isso significa que a correspondência é sua tia, não que você seja a tia da correspondência.
Mais informações sobre possíveis parentescos aparecem na página Revisar Correspondência de DNA. Para chegar lá, clique no botão “Reer Correspondência de DNA” (marcado com um retângulo vermelho na captura de tela acima da lista de Correspondências de DNA).
Uma nova seção foi adicionada à página Rever Correspondência de DNA, chamada “Possíveis parentescos”. Ela mostra como essa pessoa que é sua correspondência de DNA pode estar relacionada a você, juntamente com a probabilidade de cada parentesco e o ancestral comum mais recente. Este termo, muitas vezes abreviado para ACMR, é o ancestral compartilhado mais próximo de quem você e sua correspondência de DNA são descendentes diretos. Pode ser um único ancestral ou um par, dependendo de como a correspondência está relacionada a você. Em um parentesco completo, o ACMR será um par de ancestrais e, em um parentesco parcial, será um único ancestral. Por exemplo, com um primo de 1º grau completo, seu ACMR são seu avô e avó. Mas com um meio-irmão, seu ACMR é um de seus pais, não os dois.
A lista de parentescos possíveis exibe os 4 principais parentescos, listados em ordem decrescente com base em suas probabilidades. Clique em “Mostrar mais parentescos e diagrama” para visualizar outros parentescos possíveis com menor probabilidade, bem como um diagrama que mostra os caminhos para esses possíveis parentescos.
O diagrama de parentescos possíveis exibe os caminhos de relacionamento para a correspondência de DNA, juntamente com a probabilidade de cada parentesco.
Use o menu suspenso no canto superior direito para que o diagrama mostre parentescos completos, parentescos parciais ou todos os parentescos. Essa capacidade é exclusiva do MyHeritage e permite que você se concentre em tipos de parentesco específicos.
O motivo pelo qual fornecemos esse seletor é para simplificar o diagrama. As probabilidades sempre somam 100%, mas se você estiver visualizando apenas parentescos completos ou apenas parentescos parciais, alguns dos parentescos possíveis podem não ser exibidos e as probabilidades mostradas somarão menos de 100%.
No exemplo mostrado acima, existem 4 opções de parentescos completos, sendo a mais provável um primo de 2º grau com probabilidade de 85%. Selecionar “parentesco parcial” no menu suspenso mostra 3 opções adicionais com uma probabilidade muito menor.
Selecionar “Todos os parentescos” no menu suspenso exibe todos os 7 parentescos possíveis, juntamente com suas probabilidades, conforme mostrado abaixo.
Outro recurso exclusivo do cM Explainer™ é a capacidade de mostrar probabilidades de ACMR. Cada probabilidade de ACMR é a probabilidade geral de que você e esta correspondência de DNA compartilham um ancestral comum mais recente específico (ACMR). Para visualizar as probabilidades de ACMR, clique na caixa de seleção mostrada abaixo, marcada com um retângulo vermelho. As probabilidades de ACMR são marcadas com um retângulo verde.
Neste exemplo, o ACMR é muito provavelmente seus bisavós com 85% de probabilidade. Observe que o ACMR é descrito com base no relacionamento com você, não na sua correspondência de DNA. Por exemplo, seus bisavós podem ser ancestrais mais distantes de sua correspondência de DNA, como tataravós.
Os exemplos mostrados acima são de um caso em que suas idades e suas correspondências de DNA são conhecidas. Embora o cM Explainer™ forneça suas previsões de parentesco mais precisas quando as idades de ambos os indivíduos são conhecidas, ele também pode prever parentescos com probabilidades nos casos em que apenas a idade de um indivíduo é conhecida ou nenhuma das idades é conhecida (improvável porque você sempre sabe sua própria idade ou a idade de uma pessoa cujo kit de DNA você está gerenciando). Alguns usuários podem optar por não indicar sua idade em sua conta e outros podem marcar sua idade como privada, portanto, a idade de uma correspondência de DNA nem sempre é conhecida.
Abaixo da lista de possíveis parentescos está uma explicação de como as previsões foram calculadas. Se apenas uma idade for conhecida, ele dirá, como no exemplo abaixo.
Usando o cM Explainer™ como uma ferramenta independente
Além de visualizar as previsões do cM Explainer™ para kits de DNA que estão no MyHeritage, adicionamos uma ferramenta independente para que indivíduos com resultados de DNA de outros serviços também possam se beneficiar do cM Explainer™. A ferramenta autônoma é gratuita e pode ser usada sem precisar de cadastro no MyHeritage.
Para começar, visite myheritage.com.br/cm. Você também pode acessar a ferramenta selecionando “Ferramentas de DNA” no menu DNA na barra de navegação principal ou clicando na aba “Ferramentas de DNA” em qualquer página de seus resultados de DNA.
Um novo cartão é exibido para a ferramenta cM Explainer™. Clique no botão “Explorar” nesse cartão para acessar a ferramenta.
Digite a quantidade de DNA compartilhado entre duas correspondências e suas respectivas idades, se conhecidas. Se você não conhece uma das idades, ou não conhece as duas idades, tudo bem. O cM Explainer™ ainda pode calcular as probabilidades de parentesco. No entanto, a previsão de parentesco será melhor quando você inserir as idades; portanto, se você estiver em contato com uma correspondência de DNA cuja idade não é conhecida, simplesmente pergunte a essa pessoa a idade dela e explique por que você precisa dela. Você pode então usá-la na ferramenta independente do cM Explainer™.
A interface do usuário para a ferramenta cM Explainer™ é quase idêntica à mostrada anteriormente.
No exemplo a seguir, com 500 cM, apenas a idade de uma pessoa é conhecida e a ferramenta ainda fornece resultados com alta probabilidade: esta correspondência é primo de primeiro grau dos pais, com 73,1% de probabilidade.
É gratuito!
O cM Explainer™ é um recurso gratuito e está disponível para qualquer pessoa com resultados de DNA no MyHeritage. Também está disponível como uma ferramenta autônoma gratuita para clientes que não são do MyHeritage em myheritage.com.br/cm;.
Endogamia e colapso da linhagem
Em algumas situações, a relação com uma correspondência de DNA pode ser mais complicada. Quando há endogamia ou colapso de linhagem, os dois indivíduos podem ter DNA compartilhado de múltiplos ancestrais comuns e, portanto, teriam uma quantidade maior de DNA compartilhado (um valor de cM mais alto) do que o esperado para o mesmo parentesco. Para evitar um aumento na complexidade e confusão, o cM Explainer™ assume que a endogamia ou o colapso de linhagem não estão presentes. Os genealogistas genéticos mais experientes precisam levar isso em consideração ao revisar as previsões de parentesco fornecidas pelo cM Explainer™.
Resumo
No MyHeritage, estamos comprometidos em desenvolver novos recursos e ferramentas para ajudar a melhorar sua pesquisa de história da família e, no domínio do teste de DNA, para te ajudar a entender melhor suas correspondências de DNA. O cM Explainer™ é uma adição poderosa ao nosso conjunto de produtos que promove essa missão, removendo muitas das suposições que antes eram necessárias para analisar possíveis relações com suas correspondências de DNA.
Isso torna o cM Explainer™ um divisor de águas para a genealogia genética.
Explore hoje suas Correspondências de DNA ou experimente o cM Explainer™ para introduzir novas descobertas sobre suas correspondências. Aproveite!