A análise autossômica de DNA confirma a identidade de um descendente vivo de Touro Sentado

A análise autossômica de DNA confirma a identidade de um descendente vivo de Touro Sentado

Na semana passada, a revista científica multidisciplinar Avanços da Ciência publicou um artigo relatando um caso inovador de identificação de DNA: os cientistas conseguiram extrair o DNA do lendário líder Lakota Sioux Tatanka Iyotake (Touro Sentado) e, usando a análise autossômica de DNA, confirmaram sua relação com seu bisneto vivo, Ernie LaPointe.

Faça um teste de DNA MyHeritage para confirmar suas próprias origens

Touro Sentado (1831-1890) foi um líder dos Hunkpapa Lakota Sioux, conhecido por resistir às políticas dos Estados Unidos em relação aos nativos americanos. Ele foi morto por uma agência de polícia indígena enquanto tentavam prendê-lo e, antes de seu enterro, o cirurgião do posto levou a mecha de couro cabeludo de Touro Sentado e as perneiras de tecido como lembranças. Touro Sentado foi enterrado em Fort Yates em Dakota do Norte, em um lugar agora conhecido como Reserva Indígena Standing Rock.

Gravura vintage de Touro Sentado, Notícias Ilustradas de Londres, 1886.

Gravura vintage de Touro Sentado, Notícias Ilustradas de Londres, 1886.

A família de Touro Sentado afirma que este local não tem significado para o líder e, em 1953, seus parentes pediram a um agente funerário para abrir o túmulo, provavelmente para que pudessem mover seus restos mortais para um novo local em Mobridge, Dakota do Sul. O bisneto de Touro Sentado, Ernie LaPointe, está preocupado com o futuro do que ele acredita ser o local de descanso final de seu ancestral.

Antes, a relação de Ernie com o Touro Sentado tinha sido comprovada por documentação: “certidões de nascimento e óbito, uma árvore genealógica e uma revisão dos registros históricos”, de acordo com o artigo de Avanços da Ciência . Mas quando o pesquisador Eske Willerslev leu em um artigo em 2007 que a mecha de cabelo estava sendo devolvida aos descendentes de Touro Sentado, ele contatou a família, oferecendo-se para extrair o DNA de seu ancestral do cabelo e confirmar sua relação genética. Professor de ecologia e evolução na Universidade de Cambridge, Eske normalmente concentra sua pesquisa na análise do DNA antigo para entender a diversidade genética – mas ele sempre admirou o Touro Sentado como uma figura histórica e queria ajudar a família a manter o legado de seu ancestral. Provar sua relação com o DNA fortaleceria ainda mais a reivindicação legal da família de decidir o destino do cemitério de Touro Sentado.

No entanto, extrair e analisar o DNA de Touro Sentado não foi uma tarefa simples. Depois de ser armazenada em temperatura ambiente no Museu Nacional de História Natural por mais de 100 anos, a mecha de cabelo estava bastante degradada e não havia DNA suficiente para analisá-la usando os métodos disponíveis na época. Então, Eske e sua equipe tiveram que desenvolver um novo método.

Além do mais, a maneira mais simples de confirmar a linhagem paterna ou materna é por meio do cromossomo Y ou DNA mitocondrial, respectivamente, mas como Ernie é descendente de Touro Sentado pelo lado materno, nenhum dos métodos funcionaria. Os pesquisadores, portanto, analisaram o DNA autossômico de Touro Sentado e o compararam com o de Ernie, e puderam confirmar que Touro Sentado era de fato o bisavô de Ernie.

Essa história maravilhosa demonstra que, embora o Y-DNA e o mtDNA tenham seus usos e possam ser inestimáveis em certas situações, o teste autossômico lança uma rede mais ampla. Combinado com ferramentas avançadas de pesquisa de DNA, como recursos de filtragem e classificação do MyHeritage, o navegador cromossômico um-para-muitos, Agrupamentos Automáticos e a Theory of Family Relativity™, o teste de DNA autossômico pode fazer praticamente tudo que o teste Y-DNA ou mtDNA pode fazer – e muito mais. Clique aqui para saber mais sobre os vários tipos de teste de DNA e como você pode pesquisar suas linhagens maternas e paternas usando o teste de DNA do MyHeritage.

Peça seu kit de DNA do MyHeritage hoje