foi um prazer conhecer o seu site.Obrigada pela atenção.


Foi reaberta a pesquisa online no Acervo do Imigrante que hoje esta sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Já havíamos falado sobre este assunto aqui em nosso blog recentemente.
A importância desta ferramenta para descendentes de imigrantes de mais de 60 nacionalidades que vieram para o Brasil é inestimável.
O acervo foi construído pelos registros de entrada destes imigrantes nas Hospedarias do Brás e do Bom Retiro em São Paulo e representam mais de 2 milhões de registros com os dados constantes nas Certidões de Desembarques da alfandega brasileira, o elo com a documentação no país de origem. O período dos registros vai de 1882 até 1958.
Para você consultar os registros é bem simples e pode ser feito pelo sobrenome, nome ou data de chegada. Na página de pesquisa, digite o seu sobrenome e faça a pesquisa e vá refinando esta pesquisa até encontrar o seu parente, lembre-se sempre que a grafia pode ter mudado o sobrenome. No meu caso, eu estou estudando possibilidade de mudança do sobrenome de meu bisavô de Canielli (itália) para Canella (Brasil), o que poderá, se comprovado, mudar todo o rumo de minha pesquisa na Itália. Achado o parente, é possível rastrear todos os acompanhantes ou a família pelos links e também é possível se saber o empregador do imigrante no Brasil, informações que podem levar a grandes descobertas.
Para pesquisar, clique neste LINK
Desejo uma boa garimpada.
suely de paula perezine
4 de março de 2011
A itália em guerra, devastada pela miséria ,a pesca fora proibida e as plantações queimadas … meus avós ainda crianças vieram de navio, com meus bisavós Tereza Montoan , e Ancelmo Natalini Perezini,fugindo da fome,da guerra, a avó era da sardenha: Gema Natalini, e o avô era de Verona: Phelipe Perezini, se casaram no Brasil após a idade adulta,tiveram quatorze filhos, vivos.Meu pai era o mais velho,hoje já falecido,infelizmente! ele se casou e teve dois filhos do primeiro matrimônio e sete filhos do segundo .