MyHeritage publica 4,7 milhões de registros de imigração brasileiros

MyHeritage publica 4,7 milhões de registros de imigração brasileiros

Temos o prazer de anunciar que o MyHeritage publicou uma coleção notável de 4,7 milhões de registros de imigração de São Paulo, Brasil. A maioria dos registros cobre o período de 1888 a 1960, com algumas centenas de pessoas que imigraram a partir de 1880. Todos eles incluem um índice criado pelo MyHeritage e digitalizações de alta qualidade dos documentos originais. A maioria dos documentos digitalizados inclui fotos de passaporte dos imigrantes. Se você tem parentes que imigraram para o Brasil durante esse período, ou para a América do Sul em geral via Brasil, você pode fazer uma descoberta emocionante localizando sua fotografia e detalhes importantes sobre suas vidas nesta coleção.

Pesquise Brasil, Cartões de Imigração de São Paulo

A partir de 1880 e em menos de um século, uma enorme onda de imigração trouxe 5,6 milhões de pessoas através do Atlântico para o Brasil. Imigrantes da Itália, Portugal, Espanha, Alemanha e de outros lugares vieram em busca de novas oportunidades de trabalho nas movimentadas novas fábricas e indústrias agrícolas do Brasil.
Esta coleção é composta por cartões de imigração que foram emitidos em consulados brasileiros em todo o mundo. Os cartões foram processados na chegada ao Brasil, principalmente no Porto de Santos, em São Paulo. Os registros incluem o nome completo do indivíduo, data e local de nascimento, data e local de chegada, residência declarada, nacionalidade e os nomes dos pais do indivíduo. Notavelmente, a maioria dos registros também contém uma fotografia do indivíduo.
Essa coleção contém não apenas registros de imigrantes que planejavam permanecer no Brasil, mas também registros de pessoas que estavam de passagem. Outros documentos relacionados à imigração também podem ser encontrados no acervo, como pedidos de passaporte e chegadas de brasileiros nativos, embora estes constituam uma minoria dos registros.
O registro de imigração era obrigatório e o imigrante deveria informar à Secretaria de Segurança Pública, sobre quaisquer alterações em sua situação e residência, bem como a intenção de deixar o país mediante solicitação de visto especial. Este último também pode ser encontrado como parte do acervo, contendo informações atualizadas sobre a pessoa e os lugares que pretendia visitar durante sua viagem ao exterior.

Exemplo

Na coleção Brasil, Cartões de Imigração de São Paulo, encontramos registros de Richard Hugh Fisk, conhecido carinhosamente pelos brasileiros simplesmente como Mr. Fisk.
Nascido em Vermont em 3 de fevereiro de 1922, Richard teve dificuldades com a vida durante a era da Guerra Fria. Ele tinha quase 20 anos quando pisou pela primeira vez nas margens de Santos, a convite do irmão mais velho, que trabalhava no Consulado Americano. O que era para ser uma viagem rápida para relaxar transformou-se numa nova realidade com uma nova nacionalidade.
Richard se apaixonou pelo Brasil e seu povo e deixou para trás sua vida nos EUA. Vendo o enorme potencial no ensino de inglês como segunda língua, tornou-se professor e depois um empresário de sucesso no Brasil, dono de uma das maiores redes de escolas de idiomas do América do Sul. Richard Fisk também era conhecido como Mr. Pep, um adorável personagem com um português cheio de sotaque que ensinou inglês em uma escola de faz de conta por vários anos na TV Tupi.

O registro inclui o nome de Richard, data e local de nascimento, data de chegada, residência e os nomes de seu pai e mãe. Ele também tem links para outros documentos da coleção que correspondem ao nome e detalhes de Richard, permitindo que você mude de um para o outro e entenda melhor suas viagens dentro e fora do Brasil, incluindo uma foto de passaporte atualizada.
Um impressionante conjunto de 14 registros documentando Richard Hugh Fisk está disponível na coleção de Cartões de Imigração de São Paulo, incluindo seu cartão de imigração original de 1950 e pedidos de visto posteriores para quando ele precisava viajar para fora do país. Cada um tem uma foto 3×4, o que nos permite ver como sua aparência mudou ao longo dos anos. Também podemos ver a curta temporada em sua vida quando seu estado civil mudou de solteiro para casado e depois voltou para solteiro.
Graças à alta definição de todas as imagens da coleção, pudemos aproveitar as ferramentas de fotos do MyHeritage para colorir e aprimorar esta foto de Richard do seu registro de 1951.

Foto do passaporte no cartão de imigração de Richard Fisk, 1951. Reparada, aprimorada e colorida no MyHeritage [Crédito: Brasil, Cartões de Imigração de São Paulo, MyHeritage]

Foto do passaporte no cartão de imigração de Richard Fisk, 1951. Reparada, aprimorada e colorida no MyHeritage [Crédito: Brasil, Cartões de Imigração de São Paulo, MyHeritage]

Resumo

A coleção Brasil, Cartões de Imigração de São Paulo, é um bem inestimável para quem procura seus ancestrais imigrantes assim que embarcaram em sua nova vida no Brasil ou na América do Sul. Esses registros se juntam à nossa crescente coleção de registros brasileiros no MyHeritage, incluindo a exclusiva coleção de Registros de nascimentos, casamentos e óbitos de Pernambuco adicionada recentemente, também digitalizada pelo MyHeritage. Esperamos que a coleção ofereça novos caminhos para explorar a vida de seus ancestrais e enriquecer sua árvore genealógica.
A pesquisa nessas coleções é gratuita. Para visualizar esses registros ou salvá-los em sua árvore genealógica, você precisará de uma Assinatura de Dados ou Completa.
Se você tem uma árvore genealógica no MyHeritage, nossa tecnologia Record Matching te notificará automaticamente se os registros desta coleção corresponderem aos seus parentes. Você poderá revisar o registro e decidir se deseja adicionar as novas informações à sua árvore.
Aproveite a coleção!