Fiz um teste de DNA, e agora?

Fiz um teste de DNA, e agora?

Você fez um teste de DNA no MyHeritage e foi notificado de que tem uma correspondência de DNA: você compartilha sua herança genética com outra pessoa! Parabéns, isso é algo muito emocionante que pode fornecer pistas inéditas sobre sua genealogia. Até os dados mais surpreendentes!

DNA, estimativa étnica, correspondências e muito mais

Quando você obtém os resultados do seu teste de DNA no MyHeritage, além de uma estimativa étnica que coloca seus ancestrais no mapa, as primeiras correspondências entre seu DNA e o banco de dados global de usuários são exibidas.

Prueba ADN genealogica

Teste de DNA do MyHeritage, mapa de estimativa de etnia

No menu Correspondências de DNA, é exibida a lista de correspondências que devemos revisar. Um pouco mais à direita, você encontrará o menu Ferramentas de DNA, mas os valiosos utilitários encontrados aqui serão deixados para um artigo mais avançado.

Resultados_ADN_compartido

Correspondências de DNA. O usuário é notificado automaticamente quando tem correspondências no MyHeritage

Nossa primeira olhada na lista de resultados revela muito. O nome por trás de cada correspondências, idade aproximada, origem geográfica e informações de contato. Mais à direita, uma relação estimada, o percentual de DNA compartilhado –medido em cM ou CentiMorgans–, o número de segmentos compartilhados e o tamanho do maior segmento. São todos indicadores de que, quanto mais altos, mais próxima a relação que apontam.
Por fim, Revisar Correspondência de DNA compara os dados de relacionamento por dados e Ver a Árvore nos leva à árvore do usuário para tentar encontrar o link comum.

Nunca há muita informação…

A lista de correspondências ou coincidências pode aparecer ordenada de acordo com diferentes critérios, e é essencial que você saiba alternar entre elas, pois, mais cedo ou mais tarde, a lista de parentes se tornará em centenas e depois em milhares. Mas como você pode imaginar, nem todos são parentes próximos, longe disso.

Na parte superior da lista de resultados, à direita, você verá duas opções: Filtrar e Classificar por, junto com um ícone de lupa para pesquisar uma informação específica e reticências que o levarão às opções de exportação.

Familiares_Prueba_ADN

Os filtros serão mais do que valiosos para você localizar o que procura: As informações da árvore convidam você a escolher entre mostrar apenas os resultados que compartilham um sobrenome, com um lugar comum ou com Smart Matches. A ferramenta Theory of Family Relativity também se encontra aqui, mas é melhor deixá-la estacionada momentaneamente para focar nesses primeiros passos que estamos dando.

Por onde começo?

O passo mais lógico para começar será localizar seu(s) parente(s) mais próximo(s). Expanda Classificar por e selecione a opção DNA compartilhado. Dessa forma, os resultados que podem ser parentes mais próximos aparecerão.

Em geral, 50% do DNA em comum é reservado para pais e filhos e também para irmãos de sangue. Entre tios e sobrinhos o percentual gira em torno de 25%, enquanto primos possuem cerca de 12,5% de DNA em comum.

Isso não quer dizer que as correspondências que aparecem na sua lista em 1, 2 ou 3% não sejam interessantes. Mesmo com uma porcentagem menor, a chave, pelo menos para aqueles de nós que desejam adicionar dados à nossa genealogia ou confirmar o que já temos, é se o usuário possui uma árvore genealógica mais ou menos completa.

Quando você tem dúvidas ao relacionar sua genealogia com a de outro usuário –com baixas porcentagens é comum que nem sobrenomes nem lugares coincidam– a tabela mostrada na seção Relacionamentos Estimados é de grande ajuda, clicando no ícone de ponto de interrogação :

Prueba_ADN_familia

Tabela de orientação sobre parentesco compartilhado, com base em correspondências de DNA

Além de mostrar como as diferentes gerações se relacionam dependendo se têm pai, avô, bisavô, etc. em comum, a tabela destaca em cores as relações possíveis de acordo com a estimativa indicada. Dessa forma, será mais fácil pesquisar sobrenomes, lugares ou outros detalhes em comum.

No entanto, há mais opções para classificar e apresentar os resultados, incluindo priorizar os mais recentes, aqueles com um segmento de DNA comum maior, etc. Vá testando e investigando, é um processo emocionante e os resultados podem ser espetaculares.

Um excelente começo

Descobrir ou revisar uma a uma as inúmeras e extraordinárias possibilidades oferecidas por um teste de DNA do MyHeritage excede o objetivo e o formato deste post. Mas tudo começa com alguns elementos muito simples: um teste, alguns resultados e uma lista de nomes com quem temos parte de nossa genética em comum.

Se você ainda não fez um teste de DNA com o MyHeritage, agora é um ótimo momento para fazê-lo. Um pouco de saliva, um pouco de paciência enquanto espera os resultados e… muitas surpresas por vir.

Comece hoje, primeiro reveja a relação com os primeiros resultados e depois, aos poucos, investigue as pistas e os detalhes que seu rastro genético vem deixando pelo mundo para conhecer mais sobre sua árvore genealógica e sua família. Você vai ver como vale a pena!

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • F

    Fernando

    14 de outubro de 2022

    Boa tarde, como faço o envio para o laboratório? Obrigado.

    • N

      Nayara

      14 de outubro de 2022

      Verified
      Por conta de regulamentos dos Correios do Brasil, os usuários brasileiros devem enviar o kit para nossa representante na cidade de Campinas/SP através de uma transportadora privada (DHL, FedEx, Azul Cargo, etc.) conforme explicado nas instruções que vem no próprio kit. As informações para envio são:

      MyHeritage
      A/C Damaris Andrade
      CNPJ: 35.159.049/0001-76
      Rua Nicola Fassina, 137
      Condomínio Jd. Botânico, Sousas
      Campinas-SP
      CEP: 13106-202