O que você sabe sobre a Heráldica?

O que você sabe sobre a Heráldica?

Quando começamos a pesquisa da nossa história familiar e começamos a conhecer os nossos antepassados, é pouco provável que tenhamos algum contato com a Heráldica e seus brasões de armas, ou escudos. Todos nós temos (ou podemos criar) uma árvore genealógica, mas poucos de nós encontraremos um antepassado com seu próprio brasão de armas heráldico. Quando, onde e quem tinha um brasão de armas?

Na Europa do século XI, os cavaleiros participavam de batalhas e em torneios protegidos por armaduras. Estas eram formadas de uma série de peças que cobriam completamente o seu corpo, de forma que se tornava difícil (ou até impossível) o reconhecimento do cavaleiro por debaixo dela. Assim, começou-se a pintar escudos, ou brasões, que eram todos feitos para representar o cavaleiro.

Esta representação das armas de um cavaleiro – ou uma aliança de armas – acabou se tornando uma verdadeira linguagem, capaz de descrever as figuras que ilustravam o brasão, sem que fosse necessário nomear o cavaleiro que o portava. Trata-se aqui da linguagem heráldica, que daria lugar a Heráldica – uma ciência auxiliar da História que explica as figuras e imagens que compões os brasões de armas.

Além de ser uma ciência fascinante, a Heráldica pode contribuir muito com a nossa pesquisa genealógica. Não importa se você resida na Europa ou na América do Sul, milhões de pessoas acabam encontrando, mais cedo ou mais tarde, antepassados europeus. E a medida que a sua pesquisa avance (ou retroceda) no tempo, não é descabido de se imaginar que um dia nos depararemos com um antepassado nobre, entre os resultados de busca do SuperSearch.

Enquanto isso não acontece, aprenda um pouco mais sobre a história e riqueza que a Heráldica acrescenta à História. Um bom ponto de partida é a Sociedade Brasileira de Heráldica ou o Instituto Português de Heráldica, com sede em Lisboa.

E se você sente curiosidade em saber um pouco mais sobre a maneira com a qual os brasões eram criados, quais cores eram utilizadas, quais símbolos, etc., a própria Wikipédia já dá uma boa introdução, bem como bibliografia de apoio.

Você já encontrou algum antepassado na sua árvore genealógica com um brasão? Queremos saber todos os detalhes!

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • ROBERTO BRIQUES

    11 de agosto de 2016

    Boa noite! Como eu faço para ter acesso às ferramentas de pesqusas para descobrir parentes que vieram de fora?
    Já fiz com vista a pesquisa de sobrenome e brasão, só queria aumentar a minha árvore que está parada por conta de não saber da onde veio meu bisavô e seus irmãos.

  • Jose Pereira

    28 de agosto de 2019

    Caros Srs.
    Existia um antigo brasão do tempo da monarquia, pintado sob o altar da igreja matriz, o pouco que entendo dessa matéria leva-me a identifica-lo com o reinado de D. Miguel ou de D. Maria I.
    Agradeço algumas informações que ajudem a identificar o brasão em causa.
    Como não consigo incluir a imagem, agradeço que respondam para o email:
    jpmg6767@gmail,com
    Com os melhores cumprimentos
    José Pereira