Francesco Matarazzo

Francesco Matarazzo

Francesco Matarazzo, imigrante italiano foi um dos maiores destaques entre os tantos imigrantes que vieram para o Brasil.

Francesco Matarazzo, nasceu em Castellabate no dia  9 de março de 1854 e faleceu em  São Paulo no dia 10 de dezembro de 1937.

Aqui, construiu um império financeiro que foi considerado um dos maiores do mundo na sua época e que, quando faleceu, tinha uma fortuna avaliada em 10 bilhões de dólares e a maior fortuna da América Latina.

A despeito de muitos outros imigrantes que aqui fizeram fortuna, Matarazzo já dispunha de um capital ao chegar e com este capital deu inicio a gigante Companhia Matarazzo S.A.

O sucesso da empresa é devido ao modo como ele transformava a linha produtiva de um produto em diversos modos de ganhar dinheiro. Um exemplo é o seu primeiro produto, a banha animal que vinha importada dos Estados Unidos em barris de madeira, grandes e pesando quase 100 quilos, dificultando o transporte e a preservação do produto e impossibilitando a venda no varejo. Ele acondicionou a  banha em latas de fácil estocagem, pequena quantidade e transporte fácil pelo consumidor, o que foi um sucesso de vendas, mas o segredo estava no fato de que era ele também quem produzia as latas , reduzindo o custo. Além de criar os porcos para o abate, aproveitava o refugo de um produto para criar outros novos produtos – como os ossos dos porcos que se produzia botões e barbatanas de colarinho – desta forma ele fechava o circulo ficando com os lucros de toda a cadeia produtiva. Um genial empresario que transformou as oficinas de manutenção das maquinas de sua empresa em uma das maiores metalúrgicas do país.

Francesco Matarazzo não pertencia a nobreza italiana, mas, já milionário, viu seus filhos casarem-se com nobres na Itália. e recebe do rei Vítor Emanuel III o título nobiliárquico de O Muito Honorável Conde Matarazzo, em 1917.

No dia de seu enterro em 10 de dezembro de 1937,  um imenso cortejo, jamais visto, em São Paulo parou a cidade para acompanhar pela última vez o imigrante Francesco Matarazzo que foi sepultado no Cemitério da Consolação.

Enterro do Conde Matarazzo em 1937

Enterro do Conde Matarazzo em 1937

Sua importância para a economia e modernização do parque fabril do Brasil é inestimável.

O Brasil tem hoje mais de 25 milhões e descendentes de imigrantes italianos. Recomendamos como leitura adicional a matéria Francesco Matarazzo : Imperador do Brasil no portal Café História

MyHeritage tem a árvore genealógica do Conde Francesco Matarazzo que você pode visitar clicando na imagem abaixo. Esta árvore foi construída com dados levantados na internet e em fontes públicas.

VISITE AGORA.