Árvore Genealógica

Quero começar falando que o assunto de hoje é inédito para nossos leitores. Árvore genealógica.

Brincadeiras a parte, vamos começar afirmando que a frase inicial não é nenhum absurdo. Muitas pessoas que iniciam a sua árvore em Myheritage, não sabem ou não tem noção do que seja uma árvore genealógica. Para muitos é um mundo novo e os motivos que trazem as pessoas até a sua árvore também são inusitados.

Alguns para encontrar parentes que sumiram a tempos, outros porque um parente fez o convite e a ideia agradou, mas depois de algum tempo, todos resolvem se aprofundar nesta matéria que agora vamos elucidar e trabalhar com carinho, desde o início, para que possamos falar uma só língua.

Para começar: Falando uma só língua já é bem difícil, pois ainda não existe um padrão internacional de genealogia que produza uma unificação na coleta de dados e no modo de coleta. Este fato é causado pelas diferentes culturas existentes, pela Babel da burocracia e pela diferente metodologia em se trabalhar com arquivos históricos.

A cultura de um país, principalmente no modo que se trata a genealogia pode ser bem diferente, enquanto o ocidente trata todos os membros, homens e mulheres, como parte da árvore, alguns país asiáticos e do Oriente Médio ignoram as  mulheres, registrando apenas os homens e suas descendências masculinas, outro fator cultural é o modo como se dá a nomenclatura dos membros, principalmente no quesito sobrenome ou apelido, que em alguns países o sobrenome ou apelido da família do homem é colocado antes do sobrenome ou apelido da família da mulher, diferente do Brasil e Portugal que o sobrenome ou apelido é colocado por último na seguência da nomenclatura. Para exemplificar o que eu quero falar desta dificuldade, conte a quantidade de vezes que eu escrevi "sobrenome ou apelido" na frase acima, sabe porque? Mesmo falando o português, sobrenome em Portugal não é apelido e apelido no Brasil não é sobrenome.

Já a Babel burocrática depende de cada país, e a dificuldade em se conseguir um documento ou registro pode depender de se fazer uso de um especialista em "desvendar" o caminho até este documento o que nos lembra algumas comédias onde o personagem leva um carrinho de papéis para conseguir o carimbo de um funcionário do cartório.

Com o advento da informática, este problema diminuiu muito, mas ainda é um problema em muitos lugares. Assim como Moisés passou quarenta anos vagando para que nenhum ex-escravos entrasse na Terra Prometida, também estamos vendo que ex-escravos da burocracia ainda vivem seus momentos finais.

Já que discutimos os motivos que levam a tanta confusão, não só em genealogia, mas também em outros ramos da ciência, vamos saber que:

Genealogia vem da união das palavras gregas "Genéa" e "Logoses".

Genéa era na mitologia a Irmã Maior, que deu origem a raça humana, casada com seu irmão Lenus e que teve 3 filhos : Fos, Pir e Flox ( Luz, Fogo e Chama). Genea quer dizer "geração" em grego, dando origem a palavra.

Logoses quer dizer "ciência ou tratado", assim o significado é: Ciência ou tratado das gerações.

Alguns autores também citam a palavra "logia" como "discursos".

Uma genealogia é o estudo das gerações ascendentes e descendentes de uma pessoa central que tem o nome de PROBANDUS (primeira pessoa a ser estudada) e desta pessoa registra-se a linha acima e linha abaixo.

Então, onde estão os irmãos, os tios, os sobrinhos e todas as outras pessoas de sua árvore?

Estão unidos a você por um ascendente que pode ser direto ou indireto, ou seja, o seu irmão tem um ascendente direto e o seu primo um ascendente indireto com você e este ascendente no caso é o seu pai. O modo como você deve olhar para a sua árvore é muito importante, pois na colocação dos outros perfis (parentes) facilita várias funções na montagem. Olhe o quadro seguinte:

Veja que no caso errado olha-se primeiramente para as laterais e depois para cima, mas se você reparar nas linhas que ligam os perfis em sua árvore, o modo correto de se olhar a genealogia esta aplicado nas ligações dos perfis. Simplificando, não existe uma linha entre o seu perfil e o perfil do seu irmão, mas, existe uma linha dos dois até o seu pai, o ascendente comum. Assim como este detalhe, vários outros detalhes passam despercebidos dos usuários que estão montando as árvores nas melhores das intenções, mas, não levam em consideração as normas da genealogia.

Onde se aplica na prática esta regra? Imagine os milhares de emails diários que Myheritage emite a pedido dos usuários, e imagine que você leia o email enviado para o seu irmão anunciando o aniversário de seu casamento. A frase de parentesco dos envolvidos será " irmão casado com cunhada" soa estranho, não soa? Mas, este email não é para você e sim para o seu irmão então na visão dele será o anúncio do aniversário de casamento do irmão (dele) com a cunhada (dele) e não um caso de poligamia.

Sua árvore em Myheritage é programada para ter a sua genealogia corretamente registrada. Nossa  Equipe  Técnica conta hoje com o apoio de diversos consultores especializados no assunto e de reconhecimento internacional, como você pode ler em nossa homenagem a companheira Schelly e que, todos os dias, prestam este apoio no sentido de transformar Myheritage em um eficiente site de genealogia.

Como já falamos anteriormente, vamos colocar aqui no nosso blog as informações de como você ver a sua árvore como a um genealogista profissional, serão diversas matérias que gostaríamos que você acompanha-se na nossa seção ESTUDOS, criada agora e que, creio, possam ajudar-lhe na sua curiosidade, nas suas pesquisas e na sua vontade de se aprofundar ainda mais neste tão envolvente assunto.

Quero antes de concluir pedir-lhe um favor. Nossa equipe esta montando um "glossário" com todos os termos relativos a genealogia, e queremos que você nos ajude a descobrir palavras e significados para montar este glossário. Envie suas pesquisas, suas dúvidas e as palavras que você gostaria que estivessem devidamente esclarecidas para o email  (walter@myheritage.com).

Precisamos de você.

Gostariamos também que você comentasse esta nova seção, com ideias e sugestões.

Comentários (5) Trackbacks (0)
  1. Walter,parabéns pelo trabalho.Por mais que eu me interesse pelo assunto, sinto algumas dificuldades para entender como vou realmente chegar a alguns parentes distantes na linha do tempo. Mas aprofundando os estudos, sei que a coisa vai ficarmaisfácil. Até outro momento. Zena
  2. Não estou conseguindo entrar/abrir minha arvore genealogica.
    Familias: Henemann, Fabro, Fontana, Ferreira de Lima.
    Como faço?
  3. P@RA JOSÉ CARLOS: Entre em contato com o suporte de Myheritage, ali com as ferramentas disponíveis é possível resolver este seu problema. Lembre-se, escreva o email com o seu email de acesso. SUPORTE MYHERITAGE
  4. como faço pra baixar o arquivo gedcom.
    por favor me ensine.
  5. Passei uma tarde inteirinha falando tudo de mim e de minha família, acho que fiz papel de boba, porque tentei acessar a conta e não consegui, meus dados estão todos com" vocês".... O que vai acontecer agora não sei, já printei a página e já fotografei também,
    se eu não conseguir acessar a página, já sei o que fazer...........

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Trackbacks estão desabilitados.

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados