Procurando antepassados europeus

Procurando antepassados europeus

Todo genealogista e interessado na pesquisa da história da família recebe, em algum momento, um pedido de ajuda mais ou menos assim: “Estou precisando de ajuda! Quero encontrar as certidões de nascimento do meu avô português (italiano/austríaco/alemão etc.) lá em Portugal e não estou conseguindo. Pode me ajudar?” E essas pessoas esperam verdadeiros milagres.

Claro que sempre queremos ajudar e fazemos de tudo para isso, mas para ajudar precisamos de muitas, muitas informações mais. Quando não as recebemos, o que acontece na maioria das vezes é que estes pedidos são ignorados. Ao ler um pedido desses, costumos perguntar em primeiro lugar: você já fez a sua árvore genealógica? Já colocou no papel as informações que conhece? Já perguntou para todas as pessoas mais velhas da sua família e pesquisou seus papéis e documentos antigos para encontrar fontes e embasar sua pesquisa? Infelizmente, sem estes passos não é possível ajudar. Pois o pedido de ajuda foi genérico demais. Um simples pedido como: “estou procurando meu avô Francisco Pereira de Oliveira” é muito amplo. Existem inúmeros Franciscos neste mundo, assim como outros tantos com os sobrenomes Pereira ou Oliveira. E Portugal, apesar de ser um país pequeno, tem inúmeras subdivisões (em concelhos e freguesias) que precisam ser levadas em consideração na hora de pesquisar.

Além disso, os locais que as pessoas citam nos seus pedidos de ajuda são, muitas vezes, pouco específicos. Dizem que estão procurando alguém, por exemplo, na Alemanha, mas não dizem em que período e se esquecem de levar a História em consideração… A Europa foi palco de inúmeras guerras ao longo dos séculos. Suas fronteiras passaram por muitas mudanças. Então dizer que um parente era da Alemanha é muito pouco específico. Pois a Alemanha de hoje não é a mesma Alemanha do século passado. As fronteiras estão diferentes. E o mesmo aconteceu com vários países da Europa.

Só para ter uma idéia, se você nos escreve para dizer que tem um bisavô austríaco e que está procurando sua certidão de nascimento lá na Áustria, temos primeiramente que saber se este bisavô imigrou quando a Áustria era assim:

Europa em 1917: Áustria (em verde, como parte do Império Austro-húngaro). Fonte: historianove.webnode.pt

Europa em 1917: Áustria (em verde, como parte do Império Austro-húngaro). Fonte: historianove.webnode.pt

Ou assim:

Mapa da Europa atual. Observar a Áustria ali no meio do mapa.

Mapa da Europa atual. Observar a Áustria ali no meio do mapa.

As fronteiras da Áustria, só para nos atermos ao mesmo exemplo, mudaram dramasticamente com o tempo. Vários países do Centro da Europa pertenceram ao Império Austro-Húngaro, ao Império alemão ou ao Império Russo e viram suas fronteiras mudarem de acordo com as várias guerras. Ou seja, serão muitas as fontes que vocês terão que consultar para poderem fazer uma boa pesquisa. E saber a História do país de onde seus antepassados vieram é muito importante!

Tendo tudo isto em mente, continuamos com a nossa recomendação de sempre: comece a sua pesquisa genealógica com você mesmo e vá avançando uma geração de cada vez. Não adianta começar a sua busca lá na Itália, por exemplo, sem ter um elo de ligação com você. Comece com os seus pais, continue com seus avós, sempre tomando cuidado para basear todos os fatos inseridos na sua árvore genealógica com documentos históricos. Quando você encontrar a data de imigração dos seus antepassados, você pode então correr para os livros de História e ver como eram as fronteiras daquele país na época da imigração. Assim, você poderá buscar pelos documentos históricos no local correto.

Boa sorte nas suas pesquisas!

Este post foi inspirado em uma publicação lá do grupo GenealogiaRS, no Facebook, que é especializado na imigração alemã para o Rio Grande do Sul.

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Elias vieira Pimentel junior

    27 de abril de 2017

    Eu até hoje procuro a certidão de nascimento e casamento dos meus avós na cidade de Santa Luzia Minas Gerais ele nascido 1920 ela 1923

    • Karen

      27 de abril de 2017

      Oi Elias, você já chegou a ir até esta cidade e procurou em cartórios, paróquias e outros locais diretamente na cidade?

  • Teresa Godoy

    11 de maio de 2017

    Sou Teresa Godoy, estou procurando parentes de longe e gostaria de saber se você é um deles.
    Minha bisavó chamava-se Angela Gallardo Garcia Filha de Ramon Gallardo Collado e Anna Garcia Soler.
    Ela tinha irmãos, sendo eles Maria Gallardo Garcia, Ramon Gallardo Garcia, Ana Maria Gallardo Garcia e Isabel Gallardo Garcia
    São Imigrantes e vieram para o Brasil no Navio Orleanais em 24 de Julho de 1906, saíram de Veras Espanha, ela é natural de Almeria e desembarcaram em Porto de Santos
    Se alguém tiver informação segue meu email:
    Muito Obrigada

  • andre boldrino

    2 de junho de 2017

    ola boa tarde estou tentando saber se tenho um acedente italiano? todos da minha família faleceu avô ,avó, tios e minha mãe faleceram consegui só a certidão de nascimento da minha mãe e a certidão de óbito do meu avô ele foi enterrado na freguesia de jacarepaguá ,nele as folhas 104 sob o termo numero 17 569 faleceu 14 de junho de 1981 21:00h morava na est.do pontal n 400 o nome dele na certidão de nascimento esta errado esta como Pedro balduino de oliveira e na verdade e PEDRO BOLDRINO DE OLIVEIRA O DO MEU BISAVÔ esta também errado esta escrito assim Sirio balduino de oliveira já minha mãe nasceu no espirito santo e na certidão de nascimento acredi ser 88v livro -41 el nasceu cinco de junho de 1958 15 :00 h no estado do espirito santo cidade de guaçuí filha de pedro boldrino de oliveira ,e guiomar de souza boldrino casados em airituba estado do espirito santo e os avôs paternos ciro boldrino de oliveira e dolores de oliveiras brasileiros desde já agradeço pela atenção me concedida

  • Nolar Brun

    15 de junho de 2017

    Bem interessante

  • Jose

    15 de junho de 2017

    Gostaria de achar a sertidao do meu trisavo na italia qual seria o melhor caminho?

  • Jose

    15 de junho de 2017

    Certidão

  • Guilherme da Silva Campos

    16 de junho de 2017

    Parabéns aos organizadores, vocês fazem toda diferença pra quem busca informações de antepassados etc…
    Parabéns

  • Laís Sant’Anna Minelli

    16 de junho de 2017

    Sou mãe de Laís Sant’Anna Minelli seu avó Alcides Minelli dizem que é parente de Liza Minelli (cantora)!

  • Tania

    16 de junho de 2017

    estou a procura de alguem das familias Plapler e Ajzen (Eisin),
    ambas da cidade de Luck, Polonia na epoca, hoje Cracovia.
    Moravam la na epoca da 2a. Guerra Mundial.
    A cidade era um lugarejo, nao sei se foram para campos de concentracao,
    se fugiram e morreram pelo caminho ou se sobreviveram.
    Desde ja agradeço o interesse,

  • Gunther Helmers

    16 de junho de 2017

    Meu pai foi tripulante do navio Winthouk. Esteve preso em Pindamanhangaba. Paul Helmers. Faleceu em 10/59.
    Gostaria de receber mais informações do navio. Quais foram seus tripulantes, e onde estão?

  • Jussara

    16 de junho de 2017

    Foi através desse blog que consegui descobrir dados do meu bisavô.
    Blog excelente

  • vania marta de assunçao

    17 de junho de 2017

    cassiano inacio da silva un de seus filhos lazaro inacio da silva

    +

  • Valda

    19 de junho de 2017

    Passei alguns anos atrás pela busca de certidões de antepassados em países como Alemanha e Itália.
    Com relação a certidões de antepassados na Itália,fica mais fácil nos dias de hoje com a internet.
    Cidadães italianos nascidos até 1880 eram registrados na Igreja.Após esta data esta nas Comunas(cartórios da cidade).
    Na Alemanha a eficiência faz jus a nação.Procure os endereços das prefeituras e cartórios e solicite.
    Nota: nenhum documento foi perdido durante as guerras.
    A dificuldade maior em ambos é quanto as datas,quanto mais antigo fica complicado em função destes países ainda não eram unficados politicamente.

  • Iramar

    29 de junho de 2017

    Como faço para pedir ajuda para localizar informações sobre meu bisavô francês? Sei sua cidade de origem, seu ano de nascimento, sua data de morte, mas não tenho conseguido obter outras informações, inclusive o nome de seus pais, data em que imigrou para o Brasil, porto de entrada, etc. Agradeço se me indicarem sites (já tentei no Family Search e não acho nada) para estas pesquisas.

  • elvira dos santos cozachevici

    1 de agosto de 2017

    Procuro por documentos de meu pai, veio com 5 anos, o nome é Valerian Cizachevci ou Kozakiewcz, filha de Matilda,vieram da UCRANIA/ROMENIA, meu pai nasceu na cidade de OKNITA po favor me ajudem

  • Ricardo

    9 de agosto de 2017

    Iramar, te aconselho a ir para França e no cartório da cidade dele pedir uma cópia da certidão de nascimento. Assim vai descobrir que eram os pais de seu bisavô. Outra possibilidade é pedir a certidão por meio de um despachante daqui com contatos na França.

  • Andressa Hintz

    9 de março de 2018

    Olá, estou iniciando o processo de cidadania alemã, porém falta ainda comprovar a cidade de nascimento do meu bisavô. Tenho muitas informações necessárias e completas, como o nome e sobrenome dos pais do meu bisavô e bisavó. Encontrei também o nome dos navios que possivelmente eles vieram, no ano que minha bisavó disse que veio. Porém, não consigo acesso a lista de passageiros desses navios, e muito menos contato com a cidade de onde eles nasceram. Até tem alguns registros na internet dessas cidades, porém são todas em alemão e eu não tenho fluência na lingua, o que me dificulta mil vezes mais! Você poderia me dar uma luz, de algo? hahahahah Obrigada pela atenção!

  • José Asclepiades

    17 de maio de 2018

    muito interessante o Blog e pode vir ajudar muitas pessoas

  • José Asclepiades

    17 de maio de 2018

    Meu Avô materno, nasceu em Portugal 1880 a 1890, viveu no Brasil em Manaus de 1910 a 1940 antes da segunda grande guerra, retorna a Portugal deixa um filho José da Silva Souza, que não leva seu nome só o da mãe mas aparece seu nome no registro de nascimento como LUIS ANTÔNIO NUNES ou ANTÔNIO LUIS NUNES, não possuo sua certidão mas ele viveu no Norte de Portugal, agradeço quem possuir alguma informação e tenho acervo de documentos escaneado em papel vegetal de emigrantes europeus ,Sírios, e Árabes,russos e norte da europa.

  • José Asclepiades

    17 de maio de 2018

    Meu Avô paterno, nasceu em Portugal 1880 a 1890, viveu no Brasil em Manaus de 1910 a 1940 antes da segunda grande guerra, retorna a Portugal deixa um filho José da Silva Souza, que não leva seu nome só o da mãe mas aparece seu nome no registro de nascimento como LUIS ANTÔNIO NUNES ou ANTÔNIO LUIS NUNES, não possuo sua certidão mas ele viveu no Norte de Portugal, agradeço quem possuir alguma informação e tenho acervo de documentos escaneado em papel vegetal de emigrantes europeus ,Sírios, e Árabes,russos e norte da europa.
    meu contato

  • Tatiane

    22 de junho de 2018

    Estou tentando localizar parentes da minha filha na europa. O bisavô (falecido) dela veio da antiga ioguslávia, o nome dele é Dragon Angelus, do seu pai: Janko Angelus e da sua mãe: Sakira Daics.
    Já realizei várias pesquisa e até agora não consegui nada. Alguém pode me orientar?
    Obrigada!

  • Edson

    30 de outubro de 2018

    Boa tarde, então estou querendo informações concernente a Genealogia da minha família, sou natural de Ilhéus -Bahia eu me chamo: Edson Soares Silva o nome do meu pai é Antonio Gonçalves da Silva e sendo avos paternos: Manoel Vitorio da Silva e Etelvina Augusta Silva e avos maternos: Maximo Vitorino de Jesus e Maria Assunção Soares. Gostaria de saber dessa informações se realmente meus pais ou avos tem alguma cidadania Europeia, gratos pelas respostas e informações

  • josimar palczuk

    17 de dezembro de 2018

    Ola.

    Achei o cartório onde meu avô nasceu na cidade de Prudentópolis.
    Nesta certidão consta meus bisavós Vassilio Palczuk e Tecla Palczuk naturias da Austria.
    Meu avô nasceu no Brasil em 1957, portanto meu bisavô (pelos relatos da família) veio para o Brasil entre 1920 e 1950, minha pesquisa chegou até aqui pois não sei em qual cidade meus bisavós nasceram, alguma dica de onde iniciar as pesquisas ? quais cidades austriacas tiveram maiores saídas de imigrantes, por quais portos saíram em quais portos entrara no Brasil

    Abraço.

  • Edegar de Oliveira Sottoriva Júnior

    14 de fevereiro de 2019

    Estou procurando uma certidão de nascimento do meu bisavô paterno austríaco na Europa, já tenho várias informações sobre a família toda, porém não consegui encontrar uma fonte de pesquisa avançada, ajudem por favor, obrigado desde já!