8    out 20120 Comentário

O ursinho de pelúcia alegrando gerações

O Dia das Crianças no Brasil esta se aproximando. É no próximo dia 12 de outubro.

Muitas delas já estão com seus sonhos escolhidos e já pedidos para os papais ou mamães. Dia das crianças é dia de brinquedos.

Por sugestão de uma usuária, gostaríamos de falar sobre sobre os brinquedos e a influência deles na nossa infância.

Criança precisa brincar.

Hoje, muito antecipadamente, algumas delas já ultrapassaram os limites da tecnologia e suas preferencias serão o Tablets e celulares. Uma mania mundial entre os consumidores mirins a alguns anos já.

Mas, a apenas alguns anos atrás os brinquedos tinham outra composição pedagógica, o intuito de despertar emoções do tipo "fantasia", criatividade e emoções. Hoje os brinquedos buscam a comunicação e a tecnologia. Não vamos criticá-los pois brinquedos acompanham a evolução da sociedade e as crianças atuais estão curtindo muito seus tablets e celulares.

Um dos brinquedos mais queridos até hoje, e que compete na preferência das crianças, juntos aos tecnológicos, é o Ursinho de Pelúcia.

Sua história tem duas versões e a mais tradicional é de que ao recusar uma caçada aos ursos, o presidente do Estados Unidos, Theodore Roosevelt teria dado a um fabricante de brinquedos a ideia de homenagear a atitude do presidente criando o Ursinho Teddy, (Teddy era o apelido do presidente). A outra versão é da mesma época , no inicio do século XX, e não tem tanto recurso patriótico mas conta que, ao assistir a um show de ursos em um circo, o alemão Richard Steiff, fabricante de brinquedos, decidiu fazer um brinquedo articulado com o formato do urso e o apresentou na Feira de Brinquedos de Leipzig em 1903. A pelúcia era para imitar o melhor possível o tato dos pelos dos ursos.

De lá para cá, o sucesso foi tremendo. É difícil descobrir alguém que não tenha tido um brinquedo feito de pelúcia, no formato dos mais diversos bichos. Leões, cachorros, coelhos, gatos, golfinhos, peixes e tantos outros que encantam e hora são brinquedos e hora são enfeites de quarto.

A pelúcia sempre foi a campeã no material usado para este tipo de brinquedo, mas muitos outros materiais foram usados para a confecção destes bichinhos.

Sem duvida nenhuma que um tablet é tudo de bom, um celular além de brinquedo é prático, mas nenhum dos dois supera a criação inocente dos mundos imaginários de uma criança como um brinquedo que exija a criatividade para montar histórias e mundos imaginários. Nesta hora, os brinquedos mais simples são os campeões.

Nossa sugestão para os papais e para as mamães ao comprarem seus brinquedos, levem em consideração a necessidade básica de uma criança e a função do brinquedo. Um ursinho de pelúcia não tem tanta tecnologia embutida, mas carrega um grande potencial de brincadeiras que podem aparecer na cabecinha de uma criança.

Brinquedos são usados a mais de 3000 anos para gerar interação com o mundo da criança, criação do pensamento lógico, e participação no imaginário desenvolvendo o raciocínio.

Por falar em brinquedos. Um dia você também já foi criança. Você teve um brinquedo assim como o Urso de Pelúcia? Você se lembra dele?

Deixe-nos saber. comente.

O que você acha dos brinquedos modernos e da influência destes brinquedos na vida de nossos pequenos?

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados