

Recebemos do Genealogista Rodrigo Trespach um e-mail convite que achamos necessário transmiti-lo aos nossos leitores.
Traremos em breve uma entrevista com este talentoso conhecedor da história dos Imigrantes Alemães no Brasil e que tem levado esta história para o outro lado do atlântico e assim, estreitando as relações Brasil e Alemanha.
A nossa postagem de hoje completa a Agenda de Setembro :
O email:
“Caros,
A revista Leituras da História (n.54), da editora Escala (SP), publicou no mês de agosto matéria minha (texto e fotos) sobre imigração alemã no Espírito Santo. Nesse mês de setembro (n.55), publica matéria sobre a colônia alemã de Três Forquilhas, a colônia protestante (luterana), no Litoral Norte gaúcho, trabalho realizado em parceria com o fotógrafo Tiago Trespach e que já foi objeto de exposições em São Paulo e na Alemanha (2010 e 2011). Espero que curtam!
Aproveito para divulgar também que a Büdinger Geschichtsverein, na Alemanha, abre no próximo dia 22 de setembro a exposição Aufbruch zu fremden Ufern – Drei Jahrhunderte Auswanderung aus dem Büdinger Land (Partida para terras estrangeiras – Três séculos de emigração de Büdingen).
A exposição comemora os 300 anos (1712-2012) da emigração de uma parcela da população do antigo Condado de Büdingen para a América do Norte – durante o povoamento dos EUA, para a Rússia – no plano de povoamento das estepes russas pela Czarina Catarina II, a Grande (1766), e para a América do Sul. Dentre os países que receberam esses emigrantes está o Brasil, especialmente o sul do país.
Meu trabalho de pesquisa (dados das famílias, fotos e documentos) será apresentado na exposição e publicado em livro comemorativo à data. Foram identificadas ao todo, no primeiro período de imigração alemã no Brasil, início do século XIX, mais de 40 famílias com origem em Büdingen, no hoje Wetteraukreis, Hessen, e que se estabeleceram nas regiões de São Leopoldo e Litoral Norte (no RS).
A exposição deve se estender até 23 de dezembro de 2012. Se algum (a) dos (as) amigos (as) estiver passeando na Alemanha e tiver interesse em visitar a exposição, Büdingen fica a 50 Km do aeroporto de Frankfurt a.M. É um importante centro da cultura medieval europeia, também é próximo dos “limes” do antigo Império Romano e de sítios da cultura celta (como em Glauberg, onde há um museu a respeito).
É uma boa dica para quem gosta de História!”
Caso você esteja divulgando seu trabalho genealógico, contate-nos para podermos divulgar.