15    nov 20111 Comentário

Feriado da Proclamação

Um grande feriado nacional, e puxou outros feriados particulares. Os dias entre eles foram emendados pela maioria dos brasileiros, desta forma foram 4 dias de descanso.

Este é o último feriado do ano antes do Natal.

Dia 15 de novembro se comemora a lembrança da Proclamação da Republica. Um ato cívico do passado que transformou nosso país. Um golpe de estado que derrubou a Monarquia no Brasil e instituiu o Estado Republicano. Findou-se uma época para se dar inicio a uma outra tão esperada pelo povo daquela época.

5 de novembro de 1889, na Praça da Aclamação, hoje Praça da Republica no Rio de Janeiro os militares liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca deram um duro golpe depondo sem derramamento de sangue a Monarquia de Dom Pedro II.

Tento imaginar as pessoas daquela época. meu bisavô era um republicano e até chegou a participar de atos daquele evento, não no Rio de Janeiro, mas em Bananal, SP, um influente centro econômico e politico da época, no que hoje é chamado Vale Histórico do Estado de São Paulo.

Qual terá sido os costumes que eram comuns daquela época? Como se vestiam? O que comiam? O que bebiam?

Será que se preocupavam com o óleo de lamparina tanto quanto nós hoje nos preocupamos com a energia elétrica? Você já parou para pensar sobre isso?

Me veio na cabeça que em muitas de nossas árvores estão pessoas que poderiam nos responder com muita facilidade a esta e a muitas outras perguntas. A alguns dias atrás, olhando a foto de um antigo baile social, de aproximadamente 1950, e discutindo este assunto com uma grande amiga, tivemos a grata satisfação de ouvir, de uma terceira pessoa que vivenciou estes bailes, os detalhes da época. O modo como as jovens se preparavam, se vestiam, e o mais importante, o que esperavam dos romances de um simples baile que era o Baile de Gala do Ano. Eram sem duvida expectativas bem diferentes das expectativas das jovens de hoje ao se prepararem para uma balada.

Os detalhes de uma época para um historiador da família é tão importante quanto uma foto ou um documento, mas infelizmente nem sempre pensamos assim. Ao visualizar o passado como um filme, com detalhes da época, com costumes da época, podemos esclarecer muita coisa importante e levar a outras fontes de consulta que iriam passar despercebidas se você simplesmente só estiver em busca da pessoa e não da "vida da pessoa".

Meu bisavô, era republicano no Brasil, mas sei de antemão que foi por motivos políticos que ele veio para o Brasil. Ele veio antes da Unificação da Itália, e que talvez tenha participado de atos lá na Itália que possam ter motivado sua migração para terras mais seguras para ele e para sua esposa. Talvez até ele tenha sido um ativista da sua época e isso me dá um certo orgulho em estudar sua vida e tentar descobrir sua história.

Eu tenho o seu sangue e sou "meio ativista", por isso creio que seria bastante agradável conhecer esta pessoa, meu bisavô.

Quem começa com genealogia, passa por diversos estágios. Nos primeiros, os estágios de curiosidade que depois se transforma em obsessão e que chegam aos detalhes minuciosos de uma época. Detalhes da vida, assim como eu estou descrevendo aqui sobre a necessidade de conhecer a politica da época de meu bisavô. Estes detalhes me farão escrever uma história muito mais rica e mais cheia de informação.

Podemos deixar coisas escritas que irão formar um verdadeiro "filme" de nossa história familiar, mas, é necessário que juntamente com nossa pesquisa genealógica, já que estamos tão perto, estudarmos o local, os costumes, as curiosidades que eram comuns nos dias passados e que podem por exemplo, me levar a procurar documentos em lugares nunca antes imaginados, como a Ata de Fundação do Partido Republicano onde provavelmente deva constar a assinatura de meu bisavô ou, estudar com afinco a história politica de Trento na Itália de onde vieram meus antepassados.

Sei que você teve quatro dias de folga, será que pensou em procurar conversar nestes dias com as pessoas mais antigas de sua família sobre costumes da época? Fica a minha dica. Um dos meus tios, era músico daqueles bailes dos idos 1950 e eu quero muito saber quem se lembrará do nome do conjunto que tocava naqueles Bailes de Gala. Eu preciso buscar mais informação desta época e vai ser desta forma que uma hora eu vou saber.

Faça uma boa pesquisa genealógica e monte o cenário histórico de sua família. Você vai adorar entrar no terceiro estagio, no estagio do sonhador.

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. legal

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados