eu entrei nesse site para fazer uma atividade
Acervo do Museu do Imigrante muda de local
- Por admin
Com a mudança de Governo Estadual sabíamos que algumas mudanças também seriam sentidas nas diversas áreas de governo.
Logo nos primeiros dias, muitas mudanças foram introduzidas no Memorial do Imigrante, um dos mais importantes Museus da História do Brasil.
O Museu fica em São Paulo e abrigou por muitos anos, os imigrantes que desembarcavam em Santos e faziam ali uma parada de adaptação até seguirem para os locais que sonharam encontrar. Este Museu abrigava um dos maiores acervos de imigrantes do Brasil, com fichas catalogadas, fotografias e reliquias dos homens, mulheres e crianças que por ali passaram.
Este acervo esta agora no Arquivo Público do Estado de São Paulo, onde deverão receber o devido tratamento que merecem e que até aqui estiveram sob os cuidados de uma valorosa equipe. No começo de janeiro, o acesso ao site do Museu do Imigrante ficou quebrado mas, já foi restabelecido e já apresenta o link para consultas de Imigrantes vindos de mais de 60 países, de várias línguas e diversas etnias e que por um tempo, fizeram desta “estalagem” o seu primeiro lar no Brasil. Hoje o Museu do Imigrante passa por reformas e em breve será liberado para visitação pública. Se você é de São Paulo, ou esta em São Paulo, o passeio é obrigatório e cada minuto que você descendente de estrangeiros imigrantes passar lá dentro, valerá anos de memória dos seus antepassados.
Vamos aguardar a reinauguração do Memorial do Imigrante para poder novamente passear pelos mesmos locais onde nossos antepassados estiveram acolhidos pelo calor do povo brasileiro.
EMISSÃO DE CERTIDÕES E ATESTADOS: Durante o período da obra, o acervo documental arquivístico ficará sob a guarda do Arquivo do Estado de São Paulo , que dará continuidade à emissão de certidões e atestados. Para maiores informações sobre este serviço, consulte: (11) 2089-8151 ou dirija-se a Avenida Cruzeiro do Sul, 1777 de terça a sábado das 9:00 as 17:00 horas.
Maria Lucia Bernardini
8 de fevereiro de 2011
Excelente informação do MyHeritage Blog e boas notícias a respeito da conservação do acervo do Museu do Imigrante. De fato, a equipe que cuidou, até a presente data, merece os maiores elogios.