Ampliando uma foto de alta resolução da Rússia Imperial

Ampliando uma foto de alta resolução da Rússia Imperial

Em 2006, uma foto de alta resolução antiga se tornou uma sensação nos fóruns de fotografia russos online. A foto, datada em algum lugar entre 1903-1909, mostra um regimento inteiro do Exército Imperial Russo – cerca de 1.200 soldados.


Estes são os soldados do Regimento de Infantaria da Guarda de Kexholm estacionados em Varsóvia durante a primeira década do século 20 – antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa. O que é particularmente notável nesta foto é o nível de detalhes que é visível: características faciais, insígnias do exército, até mesmo os botões dos uniformes podem ser vistos claramente.

Detalhe da fotografia

Como a foto foi descoberta

Pouco se sabe sobre como ou por que essa foto foi tirada, mas o que sabemos é o seguinte: a impressão foi descoberta no final dos anos 70 na cidade de Kalinin (Tver hoje), quando um policial que amava a fotografia a encontrou enquanto investigando a cena de um assalto a uma casa. O dono da casa notou que o policial havia se interessado por ela e, quando os criminosos foram capturados e a propriedade roubada devolvida, deu a foto ao policial como um sinal de gratidão. O oficial deu a foto a um clube de fotografia local e, em 1986, o clube a doou a um museu. De lá, ela seguiu para os escritórios do sindicato dos fotógrafos e lá ficou, como apenas uma das muitas fotos históricas que adornam as paredes do escritório.

Ela saiu da obscuridade apenas quando publicada em um livro chamadoFotomaster por Svetlana Pozharska em 2006. Alguém a digitalizou e a carregou na internet e ela rapidamente chamou a atenção dos entusiastas da fotografia.

Qual câmera foi usada para tirar a foto?

A impressão, medindo 42x96cm, foi considerada como tendo sido feita em 1903 usando um negativo de placa de vidro. Alguns datam mais tarde – entre 1906 e 1909.

A teoria prevalecente era que ela foi tirada com a câmera de Lawrence, uma câmera gigante construída no final de 1800. Mas ela estava localizada nos Estados Unidos e teria sido um pesadelo chegar a Varsóvia – pesava 640 kg e precisava de um vagão de trem especial para transportá-la. O transporte de tal câmera certamente teria sido um evento significativo, mas não há nenhum vestígio dele nos registros históricos.

We asked historical photo expert Maureen Taylor (também conhecida como a detetive fotográfica) e suas conclusões. De acordo com Maureen, esta foto não poderia ter sido tirada pela câmera de Lawrence.

Não acho que a câmera de Lawrence tenha saído dos EUA ”, disse Maureen. “42x96cm é muito menor do que a placa de vidro (8 x 4,5 pés) que a câmera de Lawrence usou. A imagem foi tirada com uma câmera panorâmica antiga, não com a câmera de Lawrence. ”

Ela acredita que as laterais podem ter sido cortadas da imagem final. “Algumas fotos panorâmicas têm uma proporção de 2: 1 e isso tem a ver com as dimensões da impressão”, explicou ela.

Maureen diz que o negativo poderia ter sido feito com algo como a Wonder Panoramic Camera, feita em 1890 em Berlim por Rudolf Stirn. Esta teria sido uma câmera muito mais fácil de transportar: mede apenas 10x10x15cm. Câmeras como a Wonder podem ser configuradas para capturar um panorama completo de 360 graus. “Em vez de vidro, poderia ser um negativo de filme flexível”, diz Maureen.

O Regimento de Infantaria da Guarda de Kexholm

Então, quem eram os cerca de 1.200 homens posando para a foto?

O Regimento de Infantaria da Guarda de Kexholm, também conhecido como Regimento de Guarda-vidas Kexholmsky do Imperador da Áustria, foi um regimento do Exército Imperial Russo estacionado em Varsóvia de 1865 em diante. Durante a Primeira Guerra Mundial – cerca de 10 anos depois que esta foto foi tirada – fazia parte da Terceira Divisão de Infantaria da Guarda (Varsóvia). Muitos dos soldados retratados aqui lutaram mais tarde contra os bolcheviques durante a Revolução Russa. Alguns morreram nos combates, enquanto alguns continuaram morando na área, e outros partiram e passaram o resto de suas vidas em outros países.

Um andaime especial foi provavelmente construído para os soldados ficarem de pé para que esta foto pudesse ser tirada.

Um olhar mais atento com o Photo Enhancer

Embora a foto de alta resolução seja realmente notável, o recurso inovador do MyHeritage, o Photo Enhancer, eleva o grau de detalhe.

Aqui estão algumas fotos aprimoradas e coloridas de alguns dos soldados da escalação:



Incrível, não é?

Quer ver seus próprios ancestrais numa foto de alta resolução? Experimente o Photo Enhancer agora!