Bahr


Durante os dois últimos dois finais de semana, tivemos o prazer de encontrar muitos visitantes que foram até o Museu da Imigração e aproveitaram para conhecer um pouquinho mais sobre a história da sua família.
Mas também no dia-a-dia, várias pessoas passam pelo Museu e consultam o acervo digital. Graças a uma parceria fechada com o Museu no ano passado, o MyHeritage tem um espaço permanente dentro do museu, com computadores e ajuda especializada para todos aqueles que querem descobrir o seu passado, mas não sabem por onde começar.
Infelizmente, nem todos encontram os nomes que tanto procuram. E muitas são as razões para não encontrarem nada. Pode ser que seus parentes entraram no Brasil pelo Porto de Santos, mas não ficaram hospedados na antiga Hospedaria dos Imigrantes, pois seguiram de trem para outro lugar. Outros seguiram de Santos para portos mais distantes, outros ainda, por já terem contatos em São Paulo, foram diretamente para um local de residência, não sendo necessário passar pela hospedaria.
Nestes casos, sempre recomendamos uma busca nas coleções que temos no SuperSearch. Não são poucas as ocasiões em que os visitantes descobrem que os seus parentes entraram, por exemplo, pelo Porto do Rio de Janeiro!
Algumas pessoas, no entanto, acham que não vão encontrar nada pois seus sobrenomes foram alterados no processo de imigração. São pessoas como meus bisavós, que chegaram no Brasil como Brandl, e saíram da hospedaria como Brandel. Foram Batistucci, que viraram Battistuchi, Battisttucci, Batistuqui, Batistuque e por aí afora. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que mudança de sobrenome é mais a regra do que a exceção.
Basta imaginar que quando nossos antepassados chegaram ao Brasil, falando em italiano, espanhol, alemão, japonês, árabe, para ficar só em alguns idiomas, eles não conseguiam se fazer entender. Eles diziam seus nomes e quem os atendia, escrevia o nome que achava estar entendendo. Muitos imigrantes, analfabetos que eram, não eram capazes de ler o que havia sido escrito; para outros, acostumados a alfabetos diferentes, era simplesmente impossível ler os nossos caracteres latinos, escritos numa caligrafia às vezes ilegível.
Então, caso o seu nome tenha sido alterado, isto não significa que seja impossível encontrar os documentos da sua família. Pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível. Para estas buscas, o SuperSearch pode ser um ótimo aliado. Lá fazemos a busca não somente por grafias exatas, mas também por grafias aproximadas. De forma que se você nem sabe se o seu nome foi alterado, pode descobrir algumas pistas assim.
Veja, por exemplo, como buscamos o nome Alex, sempre que este nome é digitado no nosso motor de busca:
alexander, alaexander, alaexandre, alajandro, alasander, alaxander,
alaxandre, alaxzander, alcander, alecander, alecaxander, aleco, alecsader, alecsander, alecxander, aleczi, aleendro, aleexander, aleix, alejadro, alejandro, alejendro, alejondro, alejrandro, alek, aleki, aleks, aleksader, aleksadr, aleksajender, aleksander, aleksandr, aleksandur, aleksi, aleksin, alekso, alekxander, alekz, alenjandro, alenxander, aleocander, alerxander, alerxandre, alesadro, alesander, alesandre, alesandro, alex, alexader, alexadre, alexanader, alexandeer, alexandere, alexanderi, alexandert, alexanderz, alexandier, alexandner, alexandor, alexandre, alexandrel, alexandrer, alexandret, alexandro, alexandros, alexanhder, alexeender, alexender, alexendre, alexies, alexios, alexius, alexiusi, alexnder, alexndre, alexonder, alexsander, alexxander, alexxzander, alexzander, alexznder, alezios, alezius, alijandro, alisander, alisandre, alisandro, alisaunder, alisaundre, alix, alixander, alixius, alixsander, alixxander, alixxsander, alixzander, aljandro, alsander, alxander, alxandre, anlek, elcander, elexander, elexandre, elexius, elezius, halek, halex, halix, oleksander, oleksandr, oleksi, olexander, sacha, sasha, sasho, xander, xanders, escandar, alexandr, alexandru, alexsandro, алекс, александ, александер, александор, александр, алесандр, алик, алік, олександер, олександр, саша, איסכנדר, איסקנדר, אלכס, אלכסנדר, אלקס אלקסנדר, אסכנדר, אסקנדר, סאשה, סשה
Impressionante, não? Colocamos este exemplo só para lembrar como é importante considerar outras hipóteses na hora da pesquisa. Não adianta fazer uma única busca e dizer que o nome não pode ser encontrado em lugar nenhum. Genealogia vai bem mais além. Significa trabalho de detetive mesmo. Significa cruzar nomes, datas, locais e consultar inúmeros acervos para se conseguir um único documento. Ou seja, é um quebra-cabeça, pode demorar, mas uma hora você chega lá.
A boa notícia é que você não está sozinho nesta busca. Estamos aqui para ajudá-lo. Se o seu sobrenome também foi alterado, tente procurar no SuperSearch por buscas adicionais. Boa sorte!
Cleusa Roderjan benatto
21 de junho de 2016
Roderjan