MyHeritage lança uma coleção significativa de registros históricos judaico-lituanos

MyHeritage lança uma coleção significativa de registros históricos judaico-lituanos

Temos o prazer de anunciar a publicação de uma importante coleção com vários milhões de registros históricos judaicos da Lituânia, datando de 1795 a 1940. Os registros estão sendo lançados em coordenação com LitvakSIG.

Pesquise a coleção agora

LitvakSIG é uma organização sem fins lucrativos dos EUA que fornece o principal recurso online para a pesquisa genealógica judaico-lituana em todo o mundo, e o MyHeritage é um grande fã desta organização e do importante trabalho que ela está fazendo. Os registros desta coleção foram originalmente traduzidos e indexados pela LitvakSIG e representam quase todo o corpus do trabalho da LitvakSIG ao longo de mais de vinte anos. Esses registros agora foram adicionados ao banco de dados de registros históricos do MyHeritage.

Os registros são de vários tipos diferentes: listas de revisão, registros vitais, imposto, listas de eleitores e registros domésticos e outros registros pertencentes à população judaica-lituana (Litvak) do período do Império Russo (1795 – Primeira Guerra Mundial) ao período da Lituânia independente (1919–1940). A maioria desses registros não pode ser encontrada em outros sites comerciais de genealogia. Junto com a pesquisa avançada do MyHeritage e tecnologias de correspondência – que superam as barreiras do idioma e fornecem correspondências para árvores genealógicas em inglês, russo e hebraico entre outras línguas – esses registros abrirão uma nova fronteira de descoberta para indivíduos que estão pesquisando sua herança lituano-judaica.

Os registros contêm os nomes de vários membros da família, além da pessoa principal, como pai, mãe, cônjuge, avô paterno e avô materno. A maioria dos registros contém a data e o local do evento pertinente e pode incluir um evento secundário, como o ano ou local de nascimento. A maioria dos registros são de cidades da atual Lituânia. No entanto, devido a várias mudanças geopolíticas durante o período desta coleção, os registros não se limitam às fronteiras modernas da Lituânia e os locais listados nos registros também podem estar localizados na atual Polônia, Bielo-Rússia ou outros países vizinhos.

Aqui estão mais alguns detalhes sobre os registros encontrados nesta coleção:

Coleções de lista de revisão

Listas de revisão (primeira metade do século XIX) e listas de famílias (segunda metade do século XIX) formam a maior parte desta coleção. Elas foram criados no Império Russo como base para tributação e recrutamento militar. Elas incluíam essencialmente todos os residentes judeus, uma vez que muito poucos judeus eram educados ou ricos o suficiente para merecer uma isenção. Essas listas são muito semelhantes a um censo moderno: elas listam todos os membros de uma família e seus relacionamentos, bem como outras informações, como idade e local de nascimento.

Outra grande parte dessa coleção consiste em listas de alistamento militar. Em muitos casos, as listas incluíam não apenas o recruta, mas também membros da família. 

Coleções de registros vitais (nascimento, óbito, casamento e divórcio):

Os registros vitais no Império Russo foram mantidos separadamente para cada religião. No entanto, para a parte da Lituânia que fazia parte da Prússia Oriental (distrito de Klaipeda), todos os registros vitais foram registrados juntos. Nesse caso, a religião de cada evento fazia parte do registro. Essas coleções são muito semelhantes aos registros vitais modernos e contêm detalhes importantes sobre eventos de vida. Você pode encontrar as informações fornecidas e o sobrenome, data e local de nascimento, datas e locais de nascimento, datas de casamento e divórcio, nomes de cônjuges e membros da família e, no caso de certidões de óbito, datas de óbito e informações de sepultamento .

Arrecadação de impostos e eleitores:

Havia vários tipos de impostos e listas de eleitores relacionados à comunidade judaica na Lituânia durante este período.

Impostos

Os impostos foram recolhidos para compras de carne kosher, velas de sábado e imóveis. As listas de impostos geralmente listam o sobrenome, o nome e o nome do pai de todos os chefes de família na comunidade. Às vezes, o nome da esposa, o número de membros da família (ou número de membros masculinos da casa), ocupação e situação financeira ou classe também estão incluídos. Muitos indicam as idades e datas da morte. Alguns indicam profissão ou são especificamente compilados com base na profissão, como listas de comerciantes ou artesãos e listas de guildas.

Os judeus na Lituânia eram tributados por uma variedade de itens e eram mantidos registros de quem pagava o imposto. Esses impostos incluíam um “imposto de caixa” – um imposto de carne kosher, um imposto de velas nas velas de sábado e impostos de imóveis.

Listas de comerciantes

Estas são as listas de comerciantes (de 1ª, 2ª e 3ª classes) que foram autorizados a negociar em um distrito e podem incluir toda a família. Muitas vezes, os comerciantes não constavam das listas gerais de família ou de outras listas de contribuintes, portanto, esses registros podem ser muito valiosos.

Listas de artesãos

Os artesãos pertenciam a corporações e recebiam privilégios especiais, incluindo a isenção de alguns impostos. Muitas vezes, as famílias seguiram as mesmas profissões de uma geração para a outra, tornando essas listas muito úteis na pesquisa genealógica. Existem registros de artesãos para a segunda metade do século XIX, mas as listas geralmente são incompletas.

Listas de eleitores

 As listas de eleitores consistem em listas de eleitores elegíveis para várias autoridades governamentais estaduais, locais e religiosas.

Exemplos de registros

Registro de casamento de Lev Garfinkel

 Lev Garfinkel (1986-1976) foi o editor de um jornal diário iídiche publicado em Kovno (Kaunas). Ele foi preso e torturado em abril de 1944 sob a acusação de participar de “atividades clandestinas” e, depois que o Gueto de Kovno foi liquidado, ele foi enviado para o campo de concentração de Kaufering. Ele conseguiu sobreviver à guerra e ao Holocausto.

A coleção contém um registro de seu casamento com Dora Rabinovich em 1936 e é muito detalhada. O registro lista os nomes dos pais de Dora, Izrael e Chaja; bem como detalhes sobre onde eles se casaram, Taurage, Lituânia; os nomes do Rabino e das testemunhas, e a profissão de Lev está listada como advogado.

Registro de exílio da mãe de Leah Goldberg

 Leah Goldberg (1911–1970) está entre as mais famosas poetisas, escritores e dramaturgos de língua hebraica. Ela nasceu em Konigsberg (hoje Kaliningrado), Prússia, em 1911, e passou a infância em Kovno, Lituânia. Durante a Primeira Guerra Mundial, sua família foi exilada na Rússia.

A coleção contém um registro do exílio da mãe de Leah, Tsila, em 1915 e seu retorno a Siauliai, na região de Kaunas, em 1921.

Leah e sua mãe se mudaram para Tel Aviv em 1935.

Resumo

Estamos orgulhosos de oferecer aos nossos usuários esta nova e importante compilação, como parte de nossos esforços para expandir os recursos disponíveis no MyHeritage para usuários de herança judaica. Esta coleção, Registros judaico-lituanos de LitvakSIG, 1795–1940, oferece ricos insights sobre a vida dos judeus lituanos durante um período crucial na história deste grupo. A pesquisa da coleção no MyHeritage é gratuita. Para ver esses registros ou salvá-los em sua árvore genealógica, você precisará de uma assinatura de Dados ou Completa. Se você tem uma árvore genealógica no MyHeritage, nossa tecnologia Record Matching irá notificá-lo automaticamente se os registros da coleção corresponderem aos seus parentes.

Também gostaríamos de indicar a LitvakSIG e apelar a todos os que tenham raízes judaico-lituanas a considerar apoiá-los.