MyHeritage devolve álbum de fotos perdido para usuário na Noruega
- Por Daniella ·


No ano passado, o fundador e CEO do MyHeritage, Gilad Japhet, encontrou um antigo álbum de família espetacular em um leilão em Israel. Ele pediu à nossa equipe de pesquisa que rastreasse a família à qual pertencia – e tivemos a honra e o privilégio de devolver o álbum de fotos perdido a um descendente vivo de seu proprietário.
Confira a história completa no vídeo abaixo e continue lendo para mais detalhes:
O álbum foi encadernado em couro com folha de ouro incrustada na capa, e está cheio de fotos de pessoas vestidas com roupas elegantes. Ficou claro pela maneira como eles estavam vestidos que as pessoas nas fotos vinham de famílias influentes.
Uma dedicatória foi escrita na primeira página do álbum de fotos perdido:
Para Thorkilld Gustav Hauge
De Família Ravn
Arendal 1903
Gilad é um genealogista apaixonado e reconhece um tesouro de família inestimável quando o vê. Ele comprou o álbum e o passou para nossa equipe de pesquisa, pedindo que rastreassem a família de Thorkild e encontrassem um descendente vivo para quem pudéssemos entregar o álbum de fotos perdido.
‘Eu sabia muito pouco sobre a história da minha família’
Nossa equipe de pesquisa começou a trabalhar e logo localizou um jovem em Oslo chamado Max Emil Kørner. Ligamos para Max e ele ficou muito surpreso. Não é todo dia que você recebe um telefonema dizendo que foi encontrado um álbum de fotos perdido de 100 anos que pertencia ao seu antepassado!
Max diz que antes de entrarmos em contato com ele, ele tinha pouco conhecimento de sua ascendência. Parece que houve uma rixa em sua família depois que sua avó se casou com alguém que seus parentes achavam que não era bom o suficiente para ela. A única coisa que Max sabia com certeza era que um de seus bisavós era dinamarquês.
Nossa gerente norueguesa, Jeanette Sandsgaard, pegou o álbum e o entregou pessoalmente na casa de Max.
No MyHeritage, entendemos o poder das fotos antigas para conectar as gerações mais jovens com aquelas que vieram antes. É por isso que estamos constantemente desenvolvendo novas ferramentas para trabalhar com fotos antigas de família e dar vida a elas, como Deep Nostalgia™ e MyHeritage In Color™.
Como esse álbum de família foi parar em Israel? Isso permanece um mistério.
Thorkil Gustav Hauge tinha cerca de 16 anos quando recebeu o álbum da família Ravn. Na primeira página do álbum está uma foto da Igreja de Arendal: uma bela igreja construída em estilo neogótico. A igreja foi projetada por Christian Fürst e inaugurada em 1888, apenas 5 anos antes da data escrita no álbum.
A família Ravn não estava relacionada com a família Hauge. No entanto, o Dr. Jacob Ravn (n. 1847) e seu filho Trygve Angell Ravn (n. 1853) também aparecem no álbum. Talvez fossem amigos da família?
Quem foi Thorkild Gustav Hauge?
Thorkild Gustav Hauge (1887–1919) nasceu em Arendal e foi batizado na Igreja Tromøya, nos arredores de Arendal, em 1887. Ele e seu irmão Thomas eram filhos de Niels Christopher Henrik Hauge (nascido em 1842), que era ele próprio filho de Thomas Bryn ( 1782-1827): um dos autores da constituição norueguesa. Thomas Bryn era advogado, funcionário público e representava o Partido da União. Ele foi eleito para o Parlamento norueguês em 1827 por Larvik e Sandefjord, e morreu pouco depois. Bryn escreveu um diário de Eidsvoll e Henrik Wergeland – um dos pioneiros da literatura e cultura norueguesa moderna – usou-o como fonte quando escreveu sua história constitucional.
Thorkild casou-se com Klara Olea Lydia Svår Siljesæther e foi treinado como engenheiro. Ele viajou para Melbourne, Austrália com sua esposa, e lá eles tiveram sua única filha, Lena Marie Hauge (1912-1964). Em 1915, quando Lena Marie tinha 3 anos, eles voltaram para a Noruega, onde ela cresceu e recebeu sua educação. Tragicamente, Thorkild morreu de pneumonia aos 32 anos durante uma viagem de negócios em Estocolmo. Não há evidências de que Klara Olea Lydia Svår Siljesæther se casou novamente após a morte de Thorkild.
Lena Marie Hauge cresceu e se formou em seu país de origem. Ela era jornalista e começou sua carreira no Dagsposten em Trondheim em 1937. A partir de 1945, ela trabalhou no jornal Nationen de Oslo, e continuou trabalhando lá pelo resto de sua vida. Ela não teve filhos e morreu aos 50 anos em 1964. Quando Lena Marie Hauge morreu, seu funeral foi coberto por vários jornais na Noruega, e muitos deles podem ser encontrados nos arquivos da biblioteca nacional. Lá podemos ler que ela usava o pseudônimo “Murre” e se preocupava com as organizações de mulheres da época, especialmente as mulheres camponesas, e editava “A Página das Mulheres” no Nationen.

Nota de falecimento de Lena Marie Hauge, também conhecida como “Murre”, de Haugesundsavis, 4 de março de 1964 (Fonte: National Library of Norway)
Outra nota no jornal Fjordingen de 11 de maio de 1964 afirma que ela deixou para trás $30 mil coroas, e sua mãe era sua única herdeira. Sua mãe morreu na Suécia no ano seguinte, em 1965.
Encontrando um herdeiro vivo do álbum de fotos perdido
Thorkild teve apenas uma filha, e ela não teve filhos. Isso significava que não havia herdeiro direto para o álbum de fotos perdido. Assim, a equipe de pesquisa concentrou seus esforços em rastrear os descendentes do irmão de Thorkild, Thomas.

Foto dos dois irmãos Hauge do álbum de família, Thorkild e Thomas. Imagem colorida com MyHeritage In Color™
Thomas Bryn era casado com Else Maria Bryn, e eles tiveram vários filhos. Uma das filhas era Karin Andrea Bryn Hauge. Seu neto Max Emil Boholm Kørner é o descendente mais novo de Thomas, irmão de Thorkild.

Árvore genealógica de Thomas Hauge. Seu bisneto Max Emil agora pode curtir um lindo álbum de família
Ainda não sabemos como o álbum foi parar em Israel, mas está claro que alguém cuidou muito bem dele: embora muitas das fotos já tivessem desaparecido quando Gilad o recuperou, estava em ótimo estado.
Foi um grande prazer poder dar este álbum de família ao Max para ele valorizar e compartilhar com as gerações futuras.
Max está muito grato não apenas por conhecer mais sobre sua história da família, mas também por este pedaço valioso e tangível dela.
Talvez não consigamos encontrar um álbum de fotos perdido e raro de seus familiares, mas nosso recurso Photo Discoveries™ pode encontrar fotos de seus ancestrais que você talvez nunca tenha visto antes — e nossos recursos de aprimoramento de fotos podem te ajudar a redescobrir as fotos que você tem, reparando, colorindo, aprimorando e até os animando! Clique aqui para experimentar o Photo Enhancer agora.