Meu irmão desapareceu aos 3 anos de idade. MyHeritage me ajudou a encontrá-lo 32 anos depois

Meu irmão desapareceu aos 3 anos de idade. MyHeritage me ajudou a encontrá-lo 32 anos depois

Em um dia de outono de 1988, dois meninos brincavam juntos em seu jardim em Bogotá, Colômbia, enquanto o irmão mais velho observava de uma janela do segundo andar. Um amigo da família se aproximou deles e pediu a um deles, Jhonatan, que fosse com ele, oferecendo para comprar alguns doces.

Sua família não viu Jhonatan novamente pelos próximos 32 anos.

Juan Jimenez tinha 5 anos quando viu da janela aquele homem ir embora com seu irmão mais novo. Cheio de tristeza e culpa por não ter conseguido evitar o desaparecimento de seu irmão, ele tentou tudo ao seu alcance para ajudar sua mãe a encontrar Jhonatan. Já adulto, Juan mudou-se para os Estados Unidos – onde acreditavam que Jhonatan havia sido levado – com a ideia de que, mesmo que seus esforços para encontrar seu irmão falhassem, pelo menos ele estaria fisicamente mais perto dele.

Um dia, ele viu um anúncio do DNA Quest do MyHeritage: um projeto pro bono para doar kits de DNA para adotados e ajudá-los a se reunir com parentes perdidos. Juan se inscreveu para um kit grátis e o MyHeritage enviou um pra ele.

Enquanto isso, Jhonatan, agora chamado John Erik Aarsheim, cresceu com uma família amorosa na Noruega que nunca suspeitou que ele tivesse sido sequestrado. Seus pais adotivos, Karen e Gunnar, o adotaram em um orfanato perto de Bogotá, depois de saberem que ele havia sido encontrado na rua e que todos os anúncios de televisão e jornais procurando por seus pais ficaram sem resposta. Karen e Gunnar trouxeram Jhonatan para sua casa em Stad, onde ele viveu uma vida tranquila e feliz com seus avós na casa ao lado. À medida que crescia, tudo o que tinha da Colômbia eram vagas lembranças e uma curiosidade que incomodava sobre suas origens. Quem eram seus pais e por que o abandonaram?

Quando John tinha 30 anos, ele decidiu fazer um teste de DNA para ver se conseguia encontrar alguma informação sobre eles, mas não deu em nada. Ele ficou resignado com o fato de que provavelmente nunca saberia.

Mas então, John ouviu sobre a atualização de saúde do MyHeritage e decidiu fazer um teste de DNA do MyHeritage para aprender como seus genes podem afetar sua saúde futura. Quando seus resultados apareceram, ele olhou para as correspondências de DNA apenas por curiosidade – e ali, bem diante de seus olhos, estava uma combinação que ele nunca sonhou que veria: meio-irmão, tio ou sobrinho.

John escreveu imediatamente para Juan, descrevendo os detalhes de sua história e perguntando o que ele sabia.

“Muito”, foi a resposta.

Quando Juan recebeu a mensagem de John, ele ficou muito feliz. Ele pegou o telefone e ligou para a mãe, e antes mesmo de dizer qualquer coisa, ela sabia que ele havia encontrado Jhonatan.

Juan contou a John toda a história de seu desaparecimento. Era muito para absorver: não só os pais não o abandonaram, como a mãe o procurava e sentia saudades dele todo esse tempo. De repente, ele tinha 3 irmãos e uma irmã também.

John estava animado e nervoso ao conhecer a família que o procurava há 32 anos. Poucos meses depois desse primeiro contato, Juan voou para a Noruega para trazer John de volta para sua cidade natal. John chegou a Bogotá para uma recepção real: a família havia alugado uma chiva,um ônibus de festa colombiano, que viajou com escolta policial até a casa de onde ele foi levado. A família inteira o esperava ali, agitando bandeiras norueguesas e segurando cartazes com seu nome. E ali, na frente da casa que ela nunca vendeu na esperança de que ele encontrasse o caminho de volta, estava sua mãe, segurando uma placa que dizia: “Senti muito a sua falta, filho meu. Bem-vindo a casa. Eu amo Você.”

Os dias seguintes foram um turbilhão de abraços, lágrimas e alegria. John ficou maravilhado com o amor que sua família tinha por ele e a alegria de finalmente tê-lo encontrado. Ele diz que viu muitos aspectos de si mesmo em seus parentes há muito perdidos. No meio de tudo isso, ele enviou atualizações regulares para sua família adotiva na Noruega, que está muito feliz por ele.

Juan (à esquerda) coloca o braço em volta de John Erik (à direita) durante a festa de boas-vindas

Juan (à esquerda) coloca o braço em volta de John Erik (à direita) durante a festa de boas-vindas

John encoraja outras pessoas que procuram parentes perdidos a não perderem a esperança: para que saibam que talvez alguém, em algum lugar, tenha esperado sua vida toda para ouvir você.

Encomende o seu kit de DNA do MyHeritage hoje — quem sabe o que você pode descobrir?

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • DN

    DERMEVAL NATHAL RAMON

    julho 6, 2021

    Historia maravilhosa