Meio-irmãos se encontraram com o DNA do MyHeritage. E depois descobrem que tinham irmãs!
- Por Esther ·


No verão de 2021, um teste de DNA do MyHeritage reuniu os meio-irmãos Fernando Hermansson Carabali e Ivan Andreas, que procuravam suas famílias biológicas há anos. Eles ficaram emocionados com a descoberta e acharam que sua felicidade não poderia ser mais completa… e então, descobriram que tinham mais irmãos.
Assista ao vídeo do incrível reencontro abaixo:
Os irmãos se encontram
Fernando, 37 anos, começou sua vida na Colômbia, onde foi deixado em um mosteiro ainda criança. As freiras o acolheram e cuidaram dele por um tempo, e então o colocaram para adoção com uma família na Suécia. Ele cresceu lá e teve uma infância feliz com sua família adotiva.
Fernando quando criança
Quando adulto, ele começou a se perguntar sobre sua família biológica: quem eram, o que estavam fazendo, como eram. Essa curiosidade o levou a começar a procurá-los. Ele viajou para a Colômbia na esperança de encontrar algumas pistas ou tópicos a seguir, na esperança de encontrar pelo menos um membro da família – mas não encontrou nada. Ele voltou para casa desapontado e desanimado.
Então, no verão de 2021, Fernando recebeu um kit de DNA do MyHeritage como presente de um bom amigo. Ficou na gaveta por alguns meses até que Fernando criou coragem para pegá-lo e enviar sua amostra para o laboratório.
Quatro semanas depois, ele recebeu os resultados, e bem no topo de sua lista de correspondências de DNA estava um homem chamado Ivan. O relacionamento estimado foi listado como “meio-irmão”.
Ivan, 35, cresceu em Amsterdã, na Holanda. Ele também nasceu na Colômbia e foi colocado para adoção aos 3 anos. Ele também teve uma infância feliz e também começou a desenvolver uma curiosidade sobre suas origens. Ele também viajou para a Colômbia em busca de pistas sobre sua família biológica e até apareceu no programa de televisão holandês Spoorloos, que apresenta histórias de pessoas em busca de familiares perdidos. Mas ele também não encontrou nada.
Ivan quando criança
Então, ele ouviu falar sobre o teste de DNA do MyHeritage e entendeu que isso poderia ajudá-lo a encontrar parentes biológicos. Então ele pediu o kit e fez o teste… e lá estava, uma correspondência de meio-irmão da Suécia.
“Foi um choque”, diz Fernando. “Entrei em contato com Ivan e obtive uma resposta rápida. Foi fantástico. Ivan tem 35 anos, então eu tenho um irmãozinho. Parece inacreditável.”
Eles decidiram se encontrar e tiveram um reencontro emocionante.
“Temos muitas semelhanças; ambos somos criativos, somos ambos atores e temos muitos interesses em comum”, diz Fernando.
O enredo se complica
Os irmãos continuaram pesquisando suas origens e logo fizeram descobertas adicionais. Em dezembro de 2021, encontraram mais dois meio-irmãos: um par de irmãs, Angela (40) e Sandra (43), ambas nascidas na Colômbia e atualmente morando na Espanha.
Todos os irmãos compartilham o mesmo pai. As irmãs sabiam quem era seu pai, mas não tinham contato com ele, e ele morreu há 16 anos. Elas também se conheciam, mas não mantinham contato até se tornarem adultas. Elas não tinham ideia de que tinham outros irmãos, e foi uma grande e maravilhosa surpresa.
Ivan mal fala espanhol e Sandra e Angela mal falam inglês, mas a força da emoção e a alegria de se encontrarem falavam por si. Fernando decidiu voar para a Espanha para conhecê-las o mais rápido possível, e os quatro irmãos logo se reuniram pessoalmente. Eles agora são uma parte inseparável da vida um do outro.
Sandra diz que não consegue viver sem os irmãos agora e aconselha quem procura familiares biológicos: “Não desista, procure sua família. Tudo é possível!”