Irmãos galeses se encontram por meio do MyHeritage DNA e as semelhanças são impressionantes

Irmãos galeses se encontram por meio do MyHeritage DNA e as semelhanças são impressionantes

Rhys Williams cresceu em Wrexham, Reino Unido, com sua mãe Karen e o marido dela – que Rhys sempre presumiu ser seu pai biológico. Quando ele tinha 9 anos, porém, sua mãe faleceu e os parentes de Rhys lhe revelaram que o homem que o criou não era na verdade seu pai biológico.

Rhys Williams, que encontrou um irmão através do MyHeritage DNA

Rhys Williams

Acontece que os pais de Rhys se divorciaram em meados dos anos 90 depois de terem dois filhos juntos e, enquanto estavam separados, Karen teve um relacionamento com outro homem e engravidou. Posteriormente, seu ex-marido sofreu um grave acidente: foi atropelado por um bonde e ficou muito tempo em coma. Depois que ele se recuperou, Karen voltou para ele, mas eles nunca mais se casaram.
Embora Rhys tenha crescido sabendo que tinha irmãos e meio-irmãos, ele não era próximo de nenhum deles. O irmão e a irmã que sua mãe tinha com o padrasto eram muito mais velhos que ele, e seu padrasto tinha três filhos de um casamento anterior. A relação com o padrasto também não era muito próxima, apesar de Rhys ter continuado morando com ele após a morte da mãe: “Eu morava na mesma casa que meu pai, mas cuidava de mim mesmo”, diz ele. “Ele era a coisa mais próxima de um pai, embora fosse muito pouco.”
Ao longo dos anos, ele tentou encontrar informações sobre seu pai biológico, mas não encontrou nada.
Então, no ano passado, a namorada dele comprou um teste de DNA para o pai como presente de Natal. Ele ficou entusiasmado com a ideia do teste e decidiu comprar um para si mesmo. Infelizmente, os resultados não foram muito significativos. Ele procurou um parente distante – um primo de segundo grau – para perguntar se eles tinham alguma informação que pudessem compartilhar. Isso acabou levando a parentes distantes daquele primo: três irmãos com o sobrenome Williams, como Rhys, que morava em Wrexham.
Rhys conseguiu encontrar uma delas: uma mulher chamada Gwyneira. Ela era sua tia paterna – irmã de seu pai biológico. Gwyneira ainda mora em Wrexham com uma família enorme e um de seus irmãos, Geraint – tio de Rhys – mora em Liverpool. Infelizmente, o pai de Rhys, o terceiro irmão Gwilym, faleceu em 2017.

O pai biológico de Rhys, Gwilym. Foto aprimorada por MyHeritage

O pai biológico de Rhys, Gwilym. Foto aprimorada por MyHeritage

Rhys soube que seu pai, assim como ele, perdeu a mãe ainda jovem, por volta dos 16 anos. A mãe dos irmãos morreu de insuficiência cardíaca aos 30 e poucos anos, e Gwyneira era como uma mãe para seu irmão mais novo, Gwilym.
Gwyneira disse a Rhys que ele não foi a primeira pessoa a contatá-la sobre Gwilym. Cerca de 15 anos antes, uma jovem chamada Jojo a contatou, também em busca de seu pai. Através dessas informações, Rhys descobriu 5 meio-irmãos paternos de 3 mães diferentes: dois moram na Austrália, dois moravam em Wrexham e faleceram, e sua meia-irmã, Jojo, cresceu em Blackpool e agora mora em St. Anne’s. Jojo e Catarina já formaram um ótimo relacionamento à distância e os três estão ansiosos para se conhecerem.

Rhys encontra Chris no MyHeritage

Em dezembro do ano passado, Rhys descobriu que poderia enviar seus dados de DNA para o MyHeritage. Como ele não recebeu resultados significativos da empresa com a qual testou originalmente, parecia uma boa ideia. Ele também ouviu falar que as pessoas conseguem combinações melhores na Europa com o MyHeritage.
E assim foi! Seis dias depois de enviar seu kit de DNA para o MyHeritage, Rhys correspondeu com outro meio-irmão, Chris.

O tweet de Rhys compartilhando a notícia de sua emocionante correspondência de DNA

O tweet de Rhys compartilhando a notícia de sua emocionante correspondência de DNA

Ele imediatamente enviou uma mensagem ao irmão por meio da conta MyHeritage, mas não recebeu resposta. A equipe do MyHeritage viu seu Tweet e entrou em contato para saber se poderíamos ajudar. Rhys concordou, então nossa equipe de pesquisa contatou Chris várias vezes até que ele finalmente respondeu: “Essa é uma notícia incrível e com certeza entrarei em contato”.
Logo depois, Rhys nos escreveu para avisar que Chris havia respondido e que os irmãos entraram em contato pelo WhatsApp. “É uma loucura como somos parecidos!” ele disse. Mais tarde, ele tweetou novamente que tinha acabado de falar com seu irmão por 3 horas. “Tudo graças ao MyHeritage por ter um produto tão incrível que mudou vidas”, escreveu ele. “O teste de DNA é literalmente uma mudança de vida.”

Rhys (miniatura inferior direita) fala com Chris via chat de vídeo pela primeira vez

Rhys (miniatura inferior direita) fala com Chris via chat de vídeo pela primeira vez

Os irmãos se comunicaram desde o momento em que se falaram pela primeira vez via chat de vídeo e têm mantido contato constante desde então. Eles continuam descobrindo semelhanças cada vez mais estranhas entre eles e o pai: ambos são muito tatuados e têm uma tatuagem de um olho azul; ambos amam a cor roxa; ambos amam gatos e seu senso de humor é muito semelhante. Chris também sofreu um acidente de trabalho há muitos anos, que resultou em uma lesão ocular grave, e descobriu-se que seu pai também sofreu um acidente de trabalho, resultando em uma lesão ocular grave – mais ou menos na mesma idade e no mesmo olho!

A história de Chris

Chris também nasceu em Wrexham como Michael Hooson e foi adotado quando tinha alguns meses de idade. Ele cresceu como filho único em Flint, North Wales, a cerca de 29 quilômetros de Wrexham. Sua certidão de nascimento lista seus pais adotivos e seu nome adotivo: Christopher Michael Jones. Seus pais lhe deram seu nome original como segundo nome, “o que foi uma coisa legal de se fazer”.

Chris quando bebê com sua mãe adotiva. Foto aprimorada e colorida por MyHeritage
Chris quando bebê com sua mãe adotiva. Foto aprimorada e colorida por MyHeritage
Chris quando bebê com sua mãe adotiva. Foto aprimorada e colorida por MyHeritage

Eventualmente, Chris conseguiu encontrar sua certidão de nascimento original, que o listava como Michael Hooson. Ele foi a Londres pesquisar os arquivos de registros com um amigo em situação semelhante e encontrou o endereço de sua mãe biológica, Brenda Hooson, bem como um registro eleitoral revelando que ainda havia um Hooson morando naquele endereço. Dado que não é o sobrenome mais comum, especialmente em Wrexham, ele pediu a uma advogada que lhe escrevesse e perguntasse se ela estaria interessada em conhecê-lo, e ela concordou. Eles se conheceram em uma cafeteria em Ruthin, junto com a irmã dela e o filho pequeno em um carrinho. Chris diz que eles se davam muito bem e depois disso ele mandava para ela um cartão de Natal todos os anos, mas ela não fazia nenhum esforço para colocá-lo em contato com seus meio-irmãos. Aparentemente, sua irmã demorou 20 anos para finalmente convencê-la a colocá-los em contato. Chris se dá muito bem com sua irmã Debbie e seu irmão Dave.
Chris ficou muito feliz ao encontrar Rhys e diz que definitivamente vê seu eu mais jovem em seu irmão recém-descoberto.
Em maio deste ano, durante o fim de semana do Dia da Coroação, os irmãos se encontraram pessoalmente pela primeira vez: Chris surpreendeu Rhys ao aparecer durante uma entrevista em vídeo em sua casa. Rhys foi informado de que ele e Chris estavam sendo entrevistados separadamente e não pôde acreditar quando Chris entrou! Assista ao doce momento — e aproveite a brincadeira fraterna entre os dois — no vídeo abaixo:

“Para mim foi uma loucura conhecer quem é do meu sangue e é mais velho”, diz Rhys. “Eu sei que terei uma linha capilar muito boa em cerca de 20 anos.”
Chris diz que teria sido bom ter encontrado seu irmão há 20 anos, mas “é lindo como tudo aconteceu agora. Nunca tive um irmão mais novo. É uma experiência diferente.”

The brothers raise a glass together

Os irmãos levantam uma taça juntos

Após a surpresa de Chris, os irmãos saíram para jantar e fizeram uma bela refeição juntos.
“Se as pessoas estão hesitantes em fazer testes de DNA como eu estava há muito tempo, então, honestamente, vá em frente”, diz Rhys. “Pode ser assustador, mas é melhor saber do que não saber.”
Estamos profundamente gratos a Chris e Rhys por compartilharem sua história conosco. Se você também fez uma descoberta incrível usando o MyHeritage, adoraríamos saber mais sobre isso! Por favor, envie-nos através deste formulário ou envie um e-mail para stories@myheritage.com.
Encomende um teste de DNA MyHeritage agora