Ela pensou que era filha única, até fazer um teste de DNA do MyHeritage
- Por Daniella ·


Stella Stenroos, 51, nascida na Finlândia, mas atualmente na Irlanda, comprou um kit de DNA do MyHeritage em janeiro de 2021 por pura curiosidade. “Eu vi os anúncios e li artigos ao longo dos anos e em algum momento decidi comprar um kit de DNA pensando que seria bom aprender sobre minha etnia”, diz ela.
Um ano e meio depois, Stella estava em sua sala, assistindo a intermináveis programas de TV sobre a morte da rainha Elizabeth, quando de repente recebeu uma notificação sobre um e-mail recebido.
“Abri a mensagem onde alguém afirmava ser meu irmão”, diz ela. “Eu disse a mim mesma, isso deve ser algum tipo de maluco da internet. Quase apaguei o e-mail, mas de antemão decidi dar uma olhada rápida em minhas correspondências de DNA no MyHeritage e lá estava – uma correspondência com Aaro Vuotila como meu meio-irmão. Eu não esperava nada parecido com isso!”
Os pais de Stella se divorciaram em 1974, quando ela tinha 3 anos, e ela cresceu como filha única.
Ninguém sabia que seu pai tinha outro filho – incluindo o pai.
O sobrenome de Aaro, Vuotila, parecia familiar para ela e para sua mãe também. Ela lembrou que seu pai, Jaakko Stenroos, tinha uma amiga com esse nome. A amiga até compareceu ao funeral de seu pai em 2008.
Aaro Vuotila, 43, nasceu em 1979 em Imatra, Finlândia. Ele é ator e músico e vive com sua esposa e filha de 16 anos em Jyväskylä, Finlândia. Assim como Stella, Aaro também fez um teste de DNA por pura curiosidade. Ele comprou o kit em agosto de 2022 e, um mês depois, seu mundo mudou.
Depois de receber os resultados de DNA, ele confrontou sua mãe, que confirmou que ele não era filho do marido dela, mas de outro homem: Jaakko — pai de Stella. Ela nunca havia contado a ninguém sobre isso antes.
Uma viagem rápida para conhecer sua irmã
Dois meses depois, na primeira oportunidade, Aaro pegou um avião da Finlândia para a Irlanda para conhecer a irmã. Stella o levou em uma viagem pela Irlanda e o apresentou a seus amigos íntimos. Aqui estão eles no carro no aeroporto de Dublin:
“De todos os meus bichinhos de estimação, Cara (a gata do tripé) é a chefe, e a mais sociável”, conta Stella. “Então, Aaro tinha acabado de chegar, e mal teve tempo de sentar, quando Cara já veio cumprimentá-lo .”
No primeiro dia na Irlanda, eles não queriam fazer muito, pois Aaro já havia passado muito tempo viajando, então foram para Hill of Tara apenas para apreciar a paisagem. Aqui eles estão usando bonés que compraram lá:
“Como Aaro nunca conheceu seu verdadeiro pai e avós, dei a ele um curso intensivo de fotos antigas”, diz Stella. “Aqui estávamos passando por elas e comendo macarons.”
No terceiro dia, eles visitaram um amigo finlandês de Stella e seguiram para as montanhas de Wicklow:
“Devido a compromissos de trabalho, Aaro só pôde fazer uma breve visita, desta vez, e foi num piscar de olhos”, diz Stella. “Aqui, estávamos no aeroporto novamente, ele voltando para a Finlândia. Se você olhar de perto, nós dois estamos usando pingentes de pedra – Aaro os fez! Ele só fez dois, está usando um e queria me dar o outro ❤️ Eu tenho usado o meu desde então.”
“Nos conectamos completamente desde o primeiro segundo. Tudo parecia natural, como se nos conhecêssemos desde sempre “, diz Stella. “Não houve momentos constrangedores entre nós… nem mesmo um. Temos o mesmo senso de humor, a mesma sagacidade. Estou tão feliz que nós dois decidimos fazer o teste de DNA! Seria uma tragédia nunca saber.”
Stella conta que por 51 anos pensou que era filha única, então a descoberta mudou completamente sua identidade. A mãe também está muito feliz por ela e se sente bem por ela não estar sozinha no mundo, pois Stella não tem filhos e não tem companheiro no momento.
“Nosso pai era muito inteligente, muito interessado em tudo, espirituoso, com grande senso de humor, musicalmente talentoso e criativo, gostava de cozinhar e, por toda a vida, teve os mesmos amigos que foram seus amigos desde a infância”, diz Estela.


“Parte meu coração que ele nunca soube que tinha um filho – especialmente, um filho que também é músico, como nosso pai era! Mas espero poder dar a Aaro e minha sobrinha Peppi, um imagem mental viva da família que eles nunca conheceram.”
Muito obrigado a Stella por compartilhar sua história conosco! Se você também fez uma descoberta que mudou sua vida com o MyHeritage, adoraríamos saber! Nos envie por meio deste formulário; ou envie por e-mail para stories@myheritage.com.
Peça um kit de DNA do MyHeritage