Ela fez um teste de DNA para encontrar seu pai… e encontrou um irmão que ela nunca soube que existia

Ela fez um teste de DNA para encontrar seu pai… e encontrou um irmão que ela nunca soube que existia

Nascida na Hungria logo após a Segunda Guerra Mundial, Cathy cresceu sem saber nada sobre o pai, exceto que ele morreu quando ela tinha cerca de um ano de idade. Enquanto tentava saber mais sobre a identidade de seu pai, Cathy fez um teste de DNA no MyHeritage – e se deparou com um segredo de 70 anos que sua mãe havia levado para o túmulo.
Cathy nasceu em Sárvár, Hungria, em 1947, e passou os primeiros anos da sua vida num campo de migrantes na Áustria porque os comunistas tinham tomado o controle da Hungria. “Meu pai foi levado pelos russos quando eu tinha cerca de um ano de idade”, diz Cathy. “Nunca ouvimos mais nada e presumimos que ele foi morto. Minha mãe estava com medo de que eles também pudessem vir buscá-la, fugiu no meio da noite comigo, com a irmã dela e a família deles. Acabamos num campo de migrantes administrado pela Cruz Vermelha na Áustria.”
Quando Cathy tinha 4 anos, ela e sua mãe Jolan receberam passagem para o Canadá, patrocinada por uma agência judaica canadense. Jolan, costureira e chapeleira, tinha duas tias que moravam em Nova York e que haviam imigrado antes da guerra e, logo após sua chegada ao Canadá, ela enviou Cathy para morar com elas por cerca de um ano – aparentemente para que Jolan pudesse trabalhar e se recuperar financeiramente. Então, Cathy voltou para Montreal e ela e sua mãe foram morar com o namorado de sua mãe, que logo se casou com Jolan e se tornou padrasto de Cathy. “Ele era um pai em todos os sentidos da palavra”, diz Cathy.

Cathy quando criança. Foto colorida e aprimorada pelo MyHeritage
Cathy quando criança. Foto colorida e aprimorada pelo MyHeritage
Cathy quando criança. Foto colorida e aprimorada pelo MyHeritage

Em 1971, quando Cathy era jovem, decidiu se mudar para a Austrália junto com alguns primos de sua mãe. Eventualmente, sua mãe também a seguiu. Cathy conheceu o homem que se tornou seu marido, Gaby – que também nasceu na Hungria e chegou à Austrália no mesmo ano em que Cathy e sua mãe chegaram ao Canadá. Quando Gaby apresentou Cathy à família, uma de suas tias olhou para ela e a reconheceu de alguma época há cerca de 20 anos e então eles perceberam que Gaby e Cathy haviam crescido juntos no mesmo campo de migrantes na Áustria!

Cathy and Gaby

Cathy e Gaby

Cathy e Gaby se casaram e tiveram 3 filhos, que eventualmente lhes deram 7 netos. Cathy permaneceu perto de Jolan durante toda a sua vida. Depois que sua mãe faleceu, ela decidiu agir de acordo com sua curiosidade sobre a identidade de seu pai. Então, em 2020, no meio da pandemia de COVID, ela fez um teste de DNA do MyHeritage.
Inicialmente, ela não conseguiu fazer nenhum avanço com os resultados e contou com a ajuda de um “anjo do DNA”: um advogado aposentado em Melbourne que lhe foi recomendado pela Genealogia Judaica, chamado Stephen Schmedig. Stephen era conhecido por reunir várias famílias e Cathy esperava que ele pudesse ajudá-la.

‘Você está sentada?’

Um dia, Stephen enviou-lhe um e-mail pedindo que ela ligasse para ele. Quando ela o fez, a primeira coisa que ele disse foi “Você está sentada?”
Cathy confirmou que sim.
Stephen perguntou se Cathy tinha olhado sua conta no MyHeritage recentemente. Ela não tinha. Stephen disse: “Bem, não encontrei seu pai. Mas encontrei seu irmão.”
Irmão?
Que irmão?
Cathy ficou chocada. Ela cresceu sem irmãos e nunca considerou a possibilidade de descobrir um como parte dessa jornada. Ela esperava que Stephen tivesse notícias do pai que ela nunca conheceu e imediatamente presumiu que esse irmão devia ter sido através de seu pai. Mas, na verdade, eles compartilhavam a mesma mãe. A mãe que a criou durante toda a vida e de quem ela foi muito próxima – e que nunca lhe contou que teve outro filho.
Depois que Stephen compartilhou a notícia com Cathy sobre a descoberta, a filha de Cathy ajudou a encontrar seu irmão Michael no Facebook. Cathy ficou surpresa ao ver a semelhança entre Michael e sua mãe. “Quando vi a foto dele, disse bem, não há dúvida alguma”, disse Cathy ao The Daily Telegraph em uma entrevista. “A semelhança com minha mãe é bastante notável. Eles têm os mesmos olhos.

Esquerda: Jolan, mãe de Cathy e Michael; à direita: Michael quando criança. Foto colorida, aprimorada e reparada pelo MyHeritage
Esquerda: Jolan, mãe de Cathy e Michael; à direita: Michael quando criança. Foto colorida, aprimorada e reparada pelo MyHeritage
Esquerda: Jolan, mãe de Cathy e Michael; à direita: Michael quando criança. Foto colorida, aprimorada e reparada pelo MyHeritage

Acontece que Cathy e Michael fizeram os testes de DNA do MyHeritage quase ao mesmo tempo. Michael foi adotado aos 6 meses por uma família canadense de origem judaica lituana. Atualmente ele mora em Vancouver e seus pais adotivos faleceram em 2014-2015. A filha de sua parceira o encorajou a tentar descobrir suas raízes com o MyHeritage já que ele não tinha família biológica própria… ou assim ele pensava. Ele nunca imaginou que encontraria uma irmã.
Parece que Michael nasceu e foi colocado para adoção em 1952, ano em que Cathy e sua mãe se separaram, já que ele é 5 anos mais novo que ela. “Fui enviada para morar com minha tia-avó e o marido dela em Nova York, enquanto ela supostamente estava se estabelecendo em um novo país”, diz Cathy. “No entanto, o verdadeiro motivo foi porque ela estava grávida de Michael e não queria que eu soubesse disso, então ela me mandou para ficar com meus parentes. Nessa altura ela foi encorajada a entregar o bebê para adoção, pois seria muito difícil ter 2 filhos pequenos e trabalhar em período integral. Quando ela veio me buscar, ela já tinha tido o Michael, mas nunca me contou isso”.
Depois de várias tentativas canceladas devido às rígidas restrições de viagem do COVID na Austrália, Michael finalmente viajou para se reunir com sua irmã em outubro do ano passado.

Michael and Cathy meet at the Sydney Airport for the first time

Michael e Cathy se encontram no aeroporto de Sydney pela primeira vez

Assista ao momento em que eles finalmente se conheceram aqui:


Cathy diz que eles “se deram bem quase imediatamente” e que agora ela tem um “irmãozinho” em quem pode “mandar, para compensar todos os anos que perdemos”.

Gaby, Cathy, Michael, and Michael’s partner Jo-Ann at the Sydney Opera House

Gaby, Cathy, Michael e a parceira de Michael, Jo-Ann, na Sydney Opera House

Cathy acabou descobrindo a identidade de seu pai biológico: ela encontrou o nome dele na certidão de casamento de seus pais e descobriu através de registros genealógicos judaicos no Canadá que ele era um fotógrafo que aparentemente desagradou os russos e desapareceu sem deixar vestígios quando Cathy tinha cerca de um ano. “Talvez ele tenha tirado algumas fotos das quais os russos não gostaram”, acredita Cathy. Além disso, os resultados do DNA de Cathy indicaram 54% de origem judaica, enquanto os de Michael indicam cerca de 93% de origem judaica – o que significa que o pai biológico de Cathy não era judeu. Sua mãe também nunca havia mencionado isso.

Irmãos reunidos graças a um teste de DNA

Os irmãos reunidos

“Sou muito grata ao MyHeritage e muito animada por ter encontrado meu irmão”, diz Cathy. “Nunca teria imaginado isso nem em um milhão de anos. Acho que é de longe a melhor plataforma para descobrir parentes que você não sabia que tinha. Os recursos e arquivos aos quais eles têm acesso são incríveis.”

“Levei 67 anos para encontrar minha família”, diz Michael. “É como se eu tivesse virado uma página totalmente nova, abrindo um novo capítulo na minha vida.”

Muito obrigado a Cathy e Michael por compartilharem sua incrível história conosco! Se você fez uma descoberta incrível com o MyHeritage, adoraríamos ouvir sua história também. Por favor, nos envie através deste formulário ou envie um e-mail para stories@myheritage.com.