Fotos exclusivas do dia da coroação da Rainha Elizabeth coloridas e aprimoradas no MyHeritage

Fotos exclusivas do dia da coroação da Rainha Elizabeth coloridas e aprimoradas no MyHeritage

Em homenagem ao Jubileu de Platina da rainha, os usuários do MyHeritage compartilharam suas fotografias mais extraordinárias e nunca antes vistas tiradas durante as celebrações do Dia da Coroação de Sua Majestade em junho de 1953, e as histórias das pessoas apresentadas nelas.

As fotografias ganharam vida usando as ferramentas de foto MyHeritage, incluindo MyHeritage In Color™ e MyHeritage Photo Enhancer.

Enquanto a cerimônia de coroação foi realizada na Abadia de Westminster, milhões de pessoas de todos os reinos da rainha e do resto da Commonwealth estavam celebrando o evento histórico nas ruas com familiares, vizinhos e amigos. As festas de rua incluíam banquetes, chá e bolos de coroação, competições de fantasias e muito mais.

Jean Flannery da Nova Zelândia tinha 8 anos no Dia da Coroação. Ela compartilhou fotos tiradas em Bletchley, no sudeste da Inglaterra, onde morava com sua família:

“Minha mãe fez as fantasias para o concurso de fantasias, em grande parte com papel crepom”, diz Jean. “Minha fantasia era vermelha, branca e azul, com uma coroa. A fantasia da minha irmã Carole de 4 anos era ‘Hip, Hip, Hurray!’ e meu primo Ken de 9 anos era um ‘cavaleiro real’. Fiquei muito chateada por Ken ter vencido a competição com uma roupa feita por minha mãe”.

“As fotos foram tiradas no nosso quintal, com os repolhos do meu pai e a roupa do vizinho como pano de fundo!” ela ri. “Todos nós trememos em nossas fantasias, pois o dia estava muito frio para junho – e choveu também. Mas ainda foi um dia verdadeiramente especial para nos lembrarmos.”

“Houve comemorações na cidade e também individuais”, lembra Jean. “Fomos a uma festa infantil em um dos salões da igreja local. Houve um chá comemorativo para nós com sanduíches, geleia e bolo. Todas as crianças receberam canecas e pratos de lembrança da Coroação. Bandeiras e bandeirolas eram vistas em todos os lugares.”

“Um dos meus presentes de aniversário naquele ano foi um grande e redondo quebra-cabeça”, acrescenta Jean. “No meio havia uma foto da própria coroação e nas bordas havia cenas da vida da rainha. Embora difícil, foi um quebra-cabeça muito bom.”  

Colin Wills da Inglaterra também tinha 8 anos no Dia da Coroação. “A festa da rua foi organizada pelos moradores de Warwick Road Hill no que era então a periferia de Banbury em North Oxfordshire”, diz Colin. “Todos eles se mudaram para essas novas Casas do Conselho quase simultaneamente em 1947, apenas dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.”

Em 1953 não havia lojas onde você pudesse comprar ou alugar uma fantasia, então tudo tinha que ser feito à mão. Minha mãe em sua sabedoria decidiu me vestir como um biscoito de coroação feito com papel crepom vermelho, branco e azul e fita branca. Uma ideia nova de acordo com a ocasião, mas não muito prática se você quiser enxergar o que tem pela frente, muito frágil e com tendência a rasgar. Infelizmente não ganhei a competição, mas consegui manter minha fantasia intacta para esta foto.

Havia um bom motivo para nós, crianças, ficarmos entretidos, com sanduíches de presunto enlatado, bolos extravagantes e limonada. Os adultos, sem dúvida, engoliram a comida com Banbury Ale. Um contraste com alguns anos antes, quando tudo era racionado.

Todos os prédios do país foram decorados com as cores patrióticas de bandeiras vermelhas, brancas e azuis e bandeiras do Reino Unido em antecipação ao grande dia.”

 Pamela Smith cresceu em Liverpool e tinha 6 anos no Dia da Coroação. Esta foto foi tirada em uma festa de rua na Rua Cambria, onde ela cresceu:

“Sou a sétima a partir da esquerda, na fileira de trás – sentada à mesa, usando um chapéu triangular”, diz Pamela. “Minha irmã mais nova, Patricia, sentada à minha direita, tinha quase dois anos, e meu irmão de 13 anos, Charles, é o jovem de gravata, três à minha direita.

“A rua Cambria era habitada por uma população da classe trabalhadora”, explica Pamela. “Era uma comunidade unida, aparecendo regularmente nas casas uns dos outros, e os adultos compartilhando uma bebida no pub local situado no topo da nossa estrada. Muitas das vizinhas cuidavam dos filhos umas das outras e eram comumente chamadas de tias. Os pais organizavam passeios de rua no verão e contratavam ônibus para levar todo mundo à beira-mar”, lembra.

“Os preparativos para a festa de rua do Dia da Coroação estavam em andamento há meses por nossa comunidade”, lembra Pamela. “Eu tinha 5 anos quando o pai da rainha morreu, e lembro que quando o rádio transmitiu a notificação de sua morte – “o rei está morto” – minha reação inicial foi forte. Foi um noticiário muito sombrio, e eu instintivamente sabia que era um momento histórico.”

Melvyn Bull tinha 10 anos no dia da coroação. Esta foto mostra ele (na ponta esquerda), seu irmão Rodney, de 6 anos, e outras crianças do cortiço de seus avós em Adelaide Place, Hampshire:

“Morávamos em uma área diferente em Fareham”, diz Melvyn, “e no feriado especial do Dia da Coroação, viemos comemorar com meus avós e saboreamos chá e bolos ótimos”.

Melvyn acrescenta que 4 anos depois sua família se mudou para a Rodésia e, em 1964, eles se mudaram para a África do Sul, onde ainda vivem hoje.

As seguintes fotos do Dia da Coroação de Paula Glazebrook foram tiradas em St. Mary’s Road, Edmonton, norte de Londres:

“A foto colorida é minha avó Rachel White com meu irmão David à direita, meu primo Stephen no meio e meu irmão Alan à esquerda”, diz Paula.