Père Lachaise, o cemitério mais famoso do mundo

Père Lachaise, o cemitério mais famoso do mundo

Todos nós já ouvimos a piada antes: se você prefere visitar um cemitério do que um shopping, provavelmente você é um genealogista. Embora possa provocar o inevitável revirar de olhos, há uma verdade subjacente sobre o fascínio dos cemitérios como tesouros de fatos genealógicos. Hoje vamos dar uma olhada no cemitério mais famoso e visitado do mundo, Père Lachaise.

Este famoso cemitério parisiense, também chamado de Cemitério Leste, recebeu o nome do Padre (Père) François d’Aix de la Chaize (1624–1709), que foi confessor do rei Luís XVI. Na verdade, sua residência pessoal ficava no terreno do cemitério, que agora abriga mais de um milhão de túmulos.

O cemitério despertou paixões, inspirou lendas e evocou histórias misteriosas de muitas celebridades que o escolheram como seu local de descanso final.

Visitamos recentemente o Père Lachaise para fazer algumas pesquisas e descobrimos 5 fatos interessantes sobre ele.

1. Ninguém queria ser enterrado lá originalmente

Isso pode ser uma surpresa, mas quando o cemitério foi fundado em 1804, ninguém queria ser enterrado lá. Isso mudou graças a um golpe publicitário das autoridades francesas. Eles transferiram os restos mortais dos renomados autores franceses Molière e Jean de La Fontaine de seus respectivos cemitérios para Père Lachaise em 6 de março de 1817. O plano funcionou e, de repente, todo os famosos de Paris também queria ser enterrado lá! Claramente, a fama não é apenas para os vivos.

Lápide de Molière (Crédito: Marie Cappart, MyHeritage)

Lápide de Molière (Crédito: Marie Cappart, MyHeritage)

2. Você ainda pode ser enterrado em Père Lachaise

Quando se trata de seu local de descanso final, por que não fazer o melhor? Ao contrário de outros cemitérios famosos, Père Lachaise é um cemitério ativo e ainda aceita enterros e “residentes”. Sepultamentos e cremações acontecem ali todos os dias, pois além de ser um cemitério, existe um crematório no centro do cemitério.

Crédito: Marie Cappart, MyHeritage

Crédito: Marie Cappart, MyHeritage

No entanto, não se apresse ainda. Existem critérios para ser enterrado no Père Lachaise: é preciso morar em Paris e se inscrever em uma longa lista de espera. Infelizmente a eternidade vem com um preço.

3. É também um museu… e um monumento

Père Lachaise é enorme. É um museu vivo com todo tipo de lápide que você possa imaginar: grande, pequena, opulenta ou modesta. Você encontrará cofres familiares ao lado de sepulturas individuais e algumas lápides verdadeiramente excêntricas. Você pode passar horas lá e se divertir lendo os nomes das famílias, explorando os jazigos e admirando os túmulos de pessoas famosas e comuns. Algumas sepulturas dão indícios sobre as profissões ou procedência dos falecidos, como esta sepultura de um fotógrafo, que tem formato de máquina fotográfica e cartucho de filme em homenagem.

Túmulo de um fotógrafo no Cemitério Père Lachaise (Crédito: Marie Cappart, MyHeritage)

Túmulo de um fotógrafo no Cemitério Père Lachaise (Crédito: Marie Cappart, MyHeritage)

Enquanto inúmeras celebridades estão enterradas lá, o túmulo mais visitado em Père Lachaise é o de Jim Morrison, o icônico cantor da banda de rock The Doors. O volume de visitantes é tão grande que barreiras foram erguidas ao redor de seu túmulo para protegê-lo e a seus eternos vizinhos. Um invólucro de vidro semelhante protege o local de descanso final do famoso autor do século XIX, Oscar Wilde, que também está enterrado lá.

Túmulo de Oscar Wilde, com caixa de vidro (Crédito: Marie Cappart, MyHeritage)

Túmulo de Oscar Wilde, com caixa de vidro (Crédito: Marie Cappart, MyHeritage)

Ao longo do cemitério existem vários monumentos dedicados à memória das vítimas de ataques terroristas e de acidentes aéreos. Há também um ossuário que abriga restos de esqueletos de cemitérios da cidade e um monumento dedicado à memória das vítimas parisienses da Primeira Guerra Mundial.

4. Père Lachaise já teve sua estreia em Hollywood

O famoso cemitério parisiense é tão icônico que aparece em vários filmes e séries de televisão… é uma verdadeira estrela! “Dois Dias em Paris” e “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” estão entre os muitos filmes com cenas filmadas lá. Père Lachaise é até apresentado em um episódio da popular série Netflix “Emily in Paris”.

5. É um dos marcos mais populares da França

Pessoas de todo o mundo vêm visitar este famoso cemitério. Ao passear por suas fileiras, você ouvirá uma infinidade de idiomas. Em nossa recente visita, conhecemos turistas do Japão, Austrália, Nova Zelândia, China e Estados Unidos. O cemitério também é um parque grande e bonito, perfeito para um passeio à tarde. Além disso, se você for um genealogista interessado, descobrirá todos os tipos de túmulos.

Père Lachaise é o lar de lápides, esculturas e monumentos únicos (Crédito: Marie Cappart, MyHeritage)

Père Lachaise é o lar de lápides, esculturas e monumentos únicos (Crédito: Marie Cappart, MyHeritage)

Esteja você em Paris a negócios ou lazer, vale a pena fazer um passeio por este mítico cemitério que ainda guarda muitos segredos que ainda não foram revelados.

Compartilhe suas histórias de Père Lachaise

Você já visitou o Père Lachaise? Você tem familiares enterrados lá? Convidamos você a compartilhar sua história conosco! Se você ainda não foi, mas está planejando uma visita, não deixe de registrar as lembranças de sua viagem e de nos contar suas impressões sobre o cemitério mais famoso do mundo.