Se você tem a sorte de possuir fotos de família do século XIX, provavelmente sabe que a maioria das fotos dessa época se parece mais com pinturas do que com fotos modernas. O equipamento fotográfico era geralmente pesado, incômodo e caro, e aqueles que podiam pagar para tirar suas fotos geralmente reservavam o prazer para ocasiões especiais. Portanto, a maioria das fotos de pessoas desse período apresentam temas rígidos e sérios.
As fotos secretas de Carl Størmer, um estudante norueguês de 19 anos que se tornou um grande cientista, são completamente diferentes. Tiradas sem o conhecimento de seus fotografados, elas capturam momentos raramente vistos em fotos daquela época. E especialmente depois de aplicar as ferramentas de foto do MyHeritage, elas revelam uma paisagem do século XIX diferente de tudo que você já viu antes.
Størmer nasceu em Skien em 1874, filho único do farmacêutico Georg Ludvig Størmer e sua esposa Elisabeth e sobrinho de Henrik Christian Fredrik Størmer, um engenheiro e inventor. Ele estava estudando matemática na Universidade de Oslo quando uma adorável jovem chamou sua atenção. Muito tímido para abordá-la, ele encontrou uma maneira engenhosa (embora bastante questionável) de preservar a memória de sua beleza: ele adquiriu um equivalente do século XIX a uma câmera de espionagem.
Inventada por Robert D. Gray e lançada em 1886, essa câmera plana e circular era pequena o suficiente para ser colocada em um colete com a lente aparecendo pela casa do botão. Puxando uma corda que descia até seu bolso, Størmer foi capaz de tirar fotos disfarçadamente.
Ele logo descobriu que o dispositivo tinha usos mais amplos do que espionar sua paixão secreta: ele podia tirar fotos de pessoas na rua. Entre os anos de 1893 e 1897, ele tirou quase 500 fotos de transeuntes na rua principal de Oslo. Os resultados incluem uma série de imagens diferentes da maioria que você encontrará no período vitoriano. Mulheres passeando pela rua com sombrinhas, conversando com amigos; homens sorrindo e tirando o chapéu; até mesmo pessoas aconchegando crianças pequenas e animais de estimação.
As ferramentas de foto do MyHeritage suavizam arranhões e pequenos rasgos, clarificam as expressões faciais e, claro, transformam uma Oslo em preto e branco do século XIX em um ambiente vibrante e colorido.
É interessante notar que se essas pessoas soubessem que estavam tirando uma foto, provavelmente não estariam sorrindo. Sorrir para a câmera só se tornou popular no século XX.
Størmer tornou-se um aclamado matemático e astrofísico. Ele é mais conhecido por seu trabalho na teoria dos números, incluindo o desenvolvimento do teorema de Størmer e sua pesquisa sobre auroras e o movimento de partículas carregadas na magnetosfera. Ele escreveu um livro sobre esses tópicos chamado Das Profundezas do Espaço ao Coração do Átomo. Ele até tem uma cratera com o seu nome no outro lado da lua.
Embora essas realizações sejam certamente mais inovadoras do que suas façanhas de câmeras ocultas – e não recomendamos tirar fotos de pessoas sem seu consentimento – seremos eternamente gratos a ele por nos fornecer esses raros e revigorantes vislumbres da vida cotidiana no final do século XIX em Oslo.
Não é surpreendente o que as ferramentas de fotos do MyHeritage podem fazer por essas fotos? Experimente o Reparo de Foto, o Photo Enhancer e o MyHeritage In Color™ nas suas fotos de família!