Desde que os serviços de correio foram criados iniciou-se a tradição de escrever e enviar mensagens através de cartões-postais. Ainda hoje, muitos de nós enviam postais para pessoas queridas durante as férias ou como uma forma rápida de dizer “oi”.
Tradicionalmente, um cartão-postal é um pedaço retangular de papelão, com uma foto ou apenas o local para endereço e selo em uma das faces, que pode ser enviado sem o uso de um envelope.
O cartão-postal mais antigo de que se tem notícia data do século XIX, foi pintado à mão por Theodore Hook em 1840. Nos Estados Unidos John P. Carlton patentiou o cartão-postal e começou uma produção industrial em grande escala em 1861. Mas outros pesquisadores acreditam que este primeiro cartão pode ter sido pintado posteriormente e que a invenção se deve a Emmanuel Hermann.

O postal mais antigo?
No Brasil o cartão-postal foi instituído por Decreto, em 1880. O proponente, manuel Buarque de Macedo, expôs seus motivos a D. Pedro II dizendo:
“Segundo Vossa Majestade Imperial se dignará a ver, a primeira de tais alterações é a que estabelece o uso dos bilhetes-postais geralmente admitidos nos outros Estados e ainda em França, onde aliás houve durante algum tempo certa repugnância ou hesitação em os receber; os bilhetes-postais são de intuitiva utilidade para a correspondência particular, e, longe de restringir o número de cartas, como poderá parecer, verifica-se, ao contrário, que um dos seus efeitos é aumentá-lo.”

Primeiro postal brasileiro - Fonte: Girafamania.com.br
Pra quem estiver em São Paulo deixamos aqui uma dica: a Fundação Ema Klabin está com uma mostra de 450 cartões-postais em exibição até o dia 30 de novembro. Os postais fazem parte da coleção pessoal de Ema Klabin. Entre as fotos pode-se ver uma série de fotos antigas do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de lugares sagrados, navios, hotéis, entre outros temas. O local da exposição é: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP. De terça à sexta das 14 às 16 horas.

Largo de São Bento - São Paulo - Fonte: Girafamania.com.br
Vocês também guardam postais recebidos? Já checaram as informações lá contidas para a sua pesquisa familiar? Talvez tenham até mesmo feito alguma descoberta interessante? Conte pra gente nos comentários abaixo, no Facebook, Google+ ou Twitter!
Fonte: girafamania.com.br
Iamina Siman Neto
22 de setembro de 2013
Simples, simbólico e mto lindo!