Apresentando o PhotoDater™, um novo recurso exclusivo e gratuito para estimar quando fotos antigas foram tiradas
- Por Erica ·
O PhotoDater™ é único: o MyHeritage é o único serviço de genealogia que oferece estimativa de data para fotos históricas. Usando uma poderosa tecnologia desenvolvida por nossa equipe de IA, o PhotoDater™ dá o melhor palpite de quando uma foto foi tirada. Isso pode te ajudar a desvendar mais pistas sobre quem aparece na foto e o evento em que ela foi tirada, para resolver mistérios em sua pesquisa genealógica. O PhotoDater™ é totalmente gratuito!
Confira o vídeo abaixo para ver o que o PhotoDater™ pode fazer:
O PhotoDater™ já está recebendo elogios de especialistas da comunidade de genealogia. Maureen Taylor, conhecida em toda a comunidade de genealogia como The Photo Detective™, diz: “O PhotoDater™ é uma adição impressionante ao conjunto de ferramentas fotográficas oferecidas pelo MyHeritage. É um bom primeiro passo ao tentar entender um mistério fotográfico.” Thomas MacEntee, da Genealogy Bargains, diz: “O MyHeritage continua encontrando maneiras fantásticas de aproveitar o poder da IA para uso genealógico prático. O PhotoDater™ é um recurso super útil que pode eliminar as suposições na análise de fotos não datadas.”
Experimente o PhotoDater™ hoje
Como isso começou
Nosso fundador e CEO, Gilad Japhet, teve a ideia do PhotoDater™ e o descreveu pela primeira vez em sua apresentação na RootsTech em 2020.
Como funciona
O PhotoDater™ usa um algoritmo proprietário de aprendizagem de máquina desenvolvido pelo MyHeritage para fornecer uma estimativa do ano em que uma foto foi tirada. O algoritmo de estimativa de data foi treinado em dezenas de milhares de fotos históricas com curadoria e data definitiva para ajudar o algoritmo a entender nuances como roupas, penteados, pelos faciais, móveis e outros objetos característicos de uma década específica.
As fotos históricas usadas para treinar o modelo vieram de repositórios de código aberto, como a Biblioteca do Congresso dos EUA. As fotos enviadas pelos usuários do MyHeritage e armazenadas nos servidores da empresa não foram usadas para treinar o modelo de IA.
O algoritmo fornece estimativas de data para fotos sem data tiradas entre 1860 e 1990, para as quais ele está razoavelmente confiante de que pode retornar resultados com alta precisão. As estimativas são calculadas apenas para fotos que ainda não tenham uma data nos metadados, que incluam pessoas e que sejam fotos reais, não documentos ou lápides. Uma foto de apenas um carro ou uma digitalização de um registro histórico não receberá uma estimativa de data. As estimativas de data podem ser revisadas e salvas por você nos metadados da foto ou descartadas. Se preferir não ver nenhuma estimativa de data, você pode desativar o PhotoDater™ no menu de configurações do site.
Testes extensivos da precisão do algoritmo, conduzidos usando fotos definitivamente datadas que não foram usadas no conjunto de treinamento original, revelaram que as estimativas são extremamente precisas, não apenas no nível de uma década, mas frequentemente mais próximas de um ano real. A análise do conjunto de testes, exibido no gráfico abaixo, mostra que, para aproximadamente 60% das fotos, o PhotoDater™ forneceu estimativas de datas dentro de 5 anos das datas reais em que as fotos foram tiradas.
Usando estimativas de datas de fotos na pesquisa de história da família
As estimativas de datas são pistas valiosas que podem aprofundar sua pesquisa de história familiar. Ao descobrir quando uma foto misteriosa foi tirada, fica mais fácil identificar quem aparece nela e deduzir em que evento ela foi tirada, como um casamento ou outro marco. Por exemplo, se a estimativa de data sugere que a vovó e o vovô se casaram em 1931, com base na foto do casamento, e você se lembra da vovó dizendo que se casou quando tinha 23 anos, ou pode avaliar a idade dela pela aparência na foto, você pode reduzir seu ano de nascimento para cerca de 1908. No entanto, é importante lembrar que as estimativas de data são apenas isso: estimativas. Embora o PhotoDater™ possa reduzir o ano com uma precisão muito alta, ele pode estar errado por vários anos. É por isso que, se você optar por salvar a estimativa de data nos metadados da foto, ela aparecerá como uma data estimada no formato GEDCOM, em vez de uma data exata. Explicaremos mais sobre isso a seguir.
Acessando o PhotoDater™
Para usar o PhotoDater™, visite MyHeritage e clique em “Fotos” no menu principal. Se você tem fotos sem data que ainda não estão no MyHeritage, carregue-as primeiro para receber estimativas do PhotoDater™.
A página Minhas fotos será exibida. Clique no botão “Carregar” no canto superior direito para fazer upload de mais fotos.
Clique na miniatura de qualquer foto para visualizar a página de fotos.
Sempre que você visualizar a página de fotos, se a foto não estiver datada, o PhotoDater™ funcionará automaticamente em segundo plano para gerar uma estimativa de data. Se a confiança for boa o suficiente, a estimativa aparecerá automaticamente após alguns segundos, acima da foto, conforme marcado em vermelho na captura de tela acima. Caso contrário, nenhuma estimativa de data aparecerá. Ocasionalmente, o PhotoDater™ não pode fornecer uma estimativa para uma determinada foto devido à qualidade da foto ou outros fatores. As estimativas de data não são salvas automaticamente nos metadados da foto; por serem estimativas, precisam ser confirmadas manualmente. Leva alguns segundos para que uma estimativa seja calculada e apareça pela primeira vez, mas a partir desse momento ela será exibida instantaneamente.
Você pode clicar na estimativa para abrir uma janela pop-up onde pode salvar a estimativa (marcada em vermelho abaixo) ou rejeitá-la. Para saber mais sobre a estimativa, clique em “Mais detalhes”, marcado abaixo em verde.
Clicar em “Mais detalhes” abre um histograma que explica mais sobre a estimativa de data para a foto e mostra o nível de confiança da estimativa, bem como um intervalo de erro médio. No exemplo abaixo, o histograma indica um nível de confiança de 90% de que a foto foi tirada em 1953, com um erro médio de 5 anos, o que significa que provavelmente foi tirada entre 1948–1958. De acordo com o histograma, também há uma pequena possibilidade de a foto ter sido tirada na década de 1940. A estimativa de 1953 é bem próxima – a foto de casamento mostrada neste exemplo foi tirada em 1951.
O histograma é muito útil porque fornece mais informações sobre a estimativa. No exemplo acima, mostra que se não for da década de 1950, a foto provavelmente foi tirada na década de 1940.
No exemplo abaixo, PhotoDater™ estima que a foto foi tirada em 1935. Se a estimativa da data parecer confiável, ou você puder prová-la usando outras fontes, clique no botão “Salvar” no pop-up para salvar o ano estimado nos metadados da foto . O ano será rotulado como uma estimativa nos metadados, em um formato GEDCOM padrão para uma data estimada. Se a data exata da foto for descoberta em qualquer ponto, você pode facilmente substituir a estimativa pela data real. Você também pode editar a data a qualquer momento, desde que faça parte dos metadados da foto.
O PhotoDater™ também funciona em fotos originalmente tiradas em cores. No exemplo abaixo, a estimativa coloca o ano em que a foto foi tirada em 1973. Na verdade, a foto foi tirada apenas um ano antes, em 1972.
O histograma desta foto é ainda mais revelador e mostra um nível de confiança de 95% de que a foto foi tirada na década de 1970, com uma margem de erro de apenas 4 anos, mas inclinando-se para a década de 1960 e não para a década de 1980.
Filtrando suas fotos para ver apenas as sem data
Se você já adicionou datas às suas fotos (como qualquer bom genealogista deveria!) você pode filtrar suas fotos para mostrar apenas as não datadas e então ver o que o PhotoDater™ pode lhe dizer sobre essas fotos. Isso é opcional. Para aplicar esse filtro, faça o seguinte: clique no ícone de lista no canto superior direito da página para abrir a Exibição de lista para fotos.
Uma vez na exibição de lista, clique no filtro “Intervalo de anos” no canto superior esquerdo da lista, marcado na captura de tela acima.
Selecione “Data ausente” e clique em “Aplicar”.
Clique em qualquer foto na lista filtrada para abri-la e o PhotoDater™ tentará automaticamente datá-la. Para desativar o filtro “Intervalo de anos”, clique em “Redefinir” na parte inferior esquerda do pop-up do filtro.
Estimativas de data na exibição de lista
Depois de salvar uma estimativa de data, ela aparecerá nos metadados da foto na Exibição de lista, além da Página de fotos. Ao filtrar as fotos por faixa de ano, os resultados também incluirão fotos cuja estimativa de data de salvamento esteja dentro dessa década.
Em um futuro próximo, planejamos também adicionar estimativas do PhotoDater™ à Exibição de lista, para que os usuários possam receber estimativas de data para suas fotos e salvá-las também. Isso significa que, pela primeira vez e exclusivamente no MyHeritage, você poderá classificar quase todas as suas fotos por data, com base em datas definitivas e estimadas.
Privacidade
As fotos que são carregadas no MyHeritage pelos usuários não foram usadas para treinar o modelo de IA. Quando o PhotoDater™ processa uma foto para fornecer uma estimativa de data, isso é feito nos servidores do MyHeritage e a foto não é compartilhada com terceiros.
Muitos usuários, sem dúvida, vão gostar de obter novos insights por meio desse recurso, enquanto outros podem preferir evitar estimativas e confiar apenas em fatos concretos. Se preferir não receber estimativas de data para suas fotos, você pode desativar o PhotoDater™ no menu de configurações do site clicando em Minha privacidade > Conteúdo e desmarcando a caixa para PhotoDater™.
Disponibilidade
O PhotoDater™ é um recurso gratuito atualmente disponível na plataforma MyHeritage para desktop. O PhotoDater™ estará disponível em seu navegador móvel muito em breve e, em um futuro próximo, iremos adicioná-lo ao aplicativo MyHeritage e ao novo aplicativo de fotos Reimagine.
Experimente o PhotoDater™ hoje!
As fotos históricas nos fornecem uma conexão tangível com nossos antepassados e enriquecem nossa história familiar. Com a adição do PhotoDater™, as fotos são mais do que heranças a serem visualizadas e apreciadas; eles também são ferramentas para desbloquear novas descobertas. Embora as estimativas de datas devam ser tomadas com cautela, elas podem levar a avanços em sua pesquisa.
Desde 2020, o MyHeritage é o líder indiscutível do setor no desenvolvimento de recursos inovadores para fotos de família e, como sempre, há muito mais por vir. Convidamos você a enviar suas fotos para o MyHeritage e aproveitar o PhotoDater™ hoje!