A tecnologia de IA do MyHeritage dá vida às histórias de ancestrais australianos condenados
- Por Daniella ·
Quando Leaha Norman, de Nova Gales do Sul, Austrália, revisou pela primeira vez os resultados do teste de DNA do MyHeritage, ela notou algo estranho. Embora ela tenha encontrado muitas correspondências de DNA conectando-a com a maioria de suas linhagens familiares, ela não encontrou nada da família de seu bisavô. Quando ela olhou mais de perto, ficou claro que o homem que foi documentado como sendo o pai de seu avô, na verdade, não era seu pai.
O nome Thomas Bulman continuou aparecendo nas árvores genealógicas de correspondências do lado da família de seu avô e, quando ela o pesquisou, descobriu que ele foi condenado à prisão em Coonamble Court – uma longa distância de Goulburn, onde a família de seu avô morava.
Então, ela encontrou um registro de Thomas Bulman na coleção Austrália, Nova Gales do Sul, Presidiários e Fotos, 1870-1930. A coleção, que foi adicionada ao MyHeritage recentemente por cortesia dos Arquivos do Estado de Nova Gales do Sul, contém registros detalhados dos Gaol Photographic Description Books, que contêm fotografias de prisioneiros de várias prisões em Nova Gales do Sul entre 1870 e 1930. Leaha soube do registro que Thomas também havia sido preso em Goulburn e provavelmente alojado com a família de sua bisavó depois de ser libertado. Além do mais – havia uma fotografia de alta qualidade de Thomas.
“A foto me deixou sem palavras”, Leaha nos disse. “A semelhança com meu avô era inconfundível.”
“Uma foto de alta qualidade de 110 anos é um achado fabuloso”, diz ela. “Quem imaginaria que um registro de prisão poderia ajudar tanto sua pesquisa de história familiar? Ter uma foto e poder ver a semelhança física elevou a descoberta a outro nível.”
A tecnologia MyHeritage pode te levar a outro nível. Aqui está uma animação Deep Nostalgia™ do bisavô de Leaha, Thomas Bulman:
Leaha é apenas uma dos muitos, muitos australianos que encontraram parentes nesta notável coleção.
Anne Chapman, de Healesville, Victoria, estava pesquisando sua família por apenas 6 semanas quando encontrou um registro do irmão de seu tataravô, Frederick Maddocks, que foi condenado por pirataria. Aqui está seu retrato, colorido com MyHeritage In Color™ e aprimorado com o Photo Enhancer:
Joanne Taviani, de Brisbane, encontrou registros da irmã de sua bisavó, Maud Hampson, bem como do marido de Maud, Kenrick, de seus pais e de outros membros da família de Kenrick.
Pesquisando a família, Joanne descobriu que Maudie sempre foi difícil de rastrear. “Ela nasceu como Winifred (em homenagem à mãe), mas a família sempre a chamou de Maudie. Ao procurá-la um pouco mais, encontrei-a nos arquivos da prisão de NSW”, diz Joanne. Tendo também encontrado os três casamentos de Maudie, mas nenhum divórcio, Maudie parece ter pelo menos tido sorte em não ser acusada de bigamia.
Elizabeth Dolan encontrou registros dos tios-bisavôs de seu marido, James Kelly e Robert Kilroy. “James Jr., nascido em 1863, teve uma carreira criminosa ativa”, ela escreve, listando 4 registros da prisão que encontrou para ele. “Ele teve muitos relatos nos jornais por roubo em empresa e furto, e sua infame viagem de barco a remo pelo porto.” Elizabeth diz que também encontrou um registro da mãe de Robert, Catherine Cuddihy, bem como de sua mãe, duas irmãs e um irmão, todos condenados por roubo de ovelhas.
“O marido diz que sem seus 10 condenados em Tassie (Kilroy), minha pesquisa seria muito chata!” ela ri.
Presidiários contando suas próprias histórias
O recurso DeepStory inovador do MyHeritage leva a experiência de descoberta ainda mais longe, permitindo que os usuários criem vídeos animados de IA de seus ancestrais presos contando suas próprias histórias. Aqui estão dois exemplos da coleção:
Encontrou um ancestral de presidiário australiano na coleção e quer experimentar você mesmo? Veja o que fazer:
- Baixe o registro de MyHeritage: Entre na visualização em tela cheia na página de registro e clique no botão de download no canto superior direito da tela.
- Corte a foto: Use um editor de fotos para recortar a foto do registro.
- Carregue a foto no DeepStory: Visite myheritage.com/deepstory; e carregue a foto. Você será solicitado a inserir um nome e escrever uma narrativa. Você pode recorrer às informações do registro para criar sua história. Leia Fazendo seus ancestrais falarem com DeepStory para obter instruções mais detalhadas sobre como criar DeepStories.
Pesquise a coleção Austrália, Nova Gales do Sul, Presidiários e Fotos, 1870-1930, agora – se você tem raízes australianas, é muito provável que encontre algumas histórias de família fascinantes e fotos notáveis!