Hoje é dia de Bolo Rei!

Hoje é dia de Bolo Rei!

Segundo a tradição, o dia 6 de janeiro é o dia em que normalmente desmontamos a árvore de Natal e o último dia para comermos o Bolo Rei.

Este bolo de forma redonda, massa branca e recheado de frutas cristalizadas, uvas passas e outros frutos secos, é bastante conhecido em Portugal, mas também no Brasil, especialmente para as famílias com raízes portuguesas. A origem do bolo é bastante antiga, ao que se sabe vem do tempo dos romanos, que costumavam escolher o “rei” da festa durante seus banquetes, a partir da sorte. Colocava-se uma fava dentro da massa do bolo e aquele que pegasse a fatia com a fava dentro era considerado o rei da festa.

Existe também uma lenda que relaciona o bolo aos presentes oferecidos ao menino Jesus pelos Três Reis Magos. Neste caso, a coroa representaria o ouro, as frutas secas e cristalizadas representariam a mirra e, finalmente, o aroma do bolo seria a representação do incenso. Igualmente, também existe uma explicação para a fava da sorte dentro do bolo. Ainda segundo a lenda, os Três Reis Magos após visualizarem a Estrela de Belém – simbolizando o nascimento de Cristo – disputavam para ver quem teria a honra de ser o primeiro a entregar o presente do seu nascimento. Como não conseguiram entrar em um acordo, um padeiro foi chamado para preparar um bolo, escondendo uma fava dentro dele, para que a sorte decidisse quem seria o primeiro a entregar o seu presente, ou seja, aquele que recebesse a fatia do bolo com a fava dentro.

Lembro-me bem da minha infância no Porto, em que uma senhora amiga da minha mãe fazia o bolo e dentro dele escondia uma “prenda” (geralmente uma medalhinha embrulhada em papel-manteiga) e fava (que iria decidir quem teria que comprar o bolo no próximo ano. Era um deleite! Quem se lembra ainda desta tradição?

Você também conhece o Bolo Rei, ou na sua família ele não costuma ser muito consumido? Comente aqui no blog sobre esta tradição do dia dos Três Reis Magos!

Fonte: Jornal das Caldas e Wikipedia.pt.

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Ana Maria Augusta Silveira

    11 de janeiro de 2016

    Cade a Receita????