Novas melhorias no cM Explainer™

Novas melhorias no cM Explainer™

No mês passado, na RootsTech 2023, anunciamos o lançamento do cM Explainer™, um recurso poderoso que estima as relações familiares entre as correspondências de DNA. Para cada correspondência de DNA, o cM Explainer™ fornece previsões de possíveis parentescos entre as duas pessoas e suas respectivas probabilidades. O cM Explainer™ usa uma nova abordagem que calcula as previsões de parentesco usando as idades dos indivíduos, além da quantidade de DNA compartilhado. Como acontece com todos os recursos do MyHeritage, estamos constantemente refinando o cM Explainer™ para melhorar sua precisão. Hoje, temos o prazer de compartilhar vários aprimoramentos que fizemos no cM Explainer™, para melhorar sua precisão de previsão para correspondências de DNA distantes.

Previsões aprimoradas para correspondências de DNA distantes

As correspondências de DNA no MyHeritage aparecem, por padrão, em ordem decrescente, da maior quantidade de DNA compartilhado para a menor. Quando uma pequena quantidade de DNA compartilhado está presente, torna-se mais difícil distinguir entre parentescos distantes. À medida que o número de parentescos possíveis aumenta, pode se tornar ainda mais difícil prever o parentesco exato entre dois indivíduos.

Recentemente, ajustamos nosso modelo de previsão para lidar melhor com valores baixos de centimorgan (cM). Como resultado, algumas correspondências de DNA agora receberão previsões indicando um parentesco mais distante do que antes. Por exemplo, correspondências que anteriormente eram previstas como prováveis primos de terceiro grau podem agora aparecer como prováveis primos de quarto grau, e primos de quarto grau podem agora aparecer como prováveis primos de quinto grau. Esse aprimoramento do modelo cM Explainer™ se aplica a previsões de parentesco para correspondências de DNA no MyHeritage e também ao analisar correspondências usando a ferramenta cM Explainer™.

Outra mudança que fizemos é que, para todas as correspondências com 100 cM ou menos de DNA compartilhado, agora nos referimos à previsão de parentesco como um “parentesco estimado” em vez de um “parentesco provável”. Fizemos essa alteração porque as previsões são inevitavelmente menos precisas para valores centimorgan baixos.

Estimated relationships for matches of less than 100cM

Parentescoos estimados para correspondências de menos de 100cM (clique para ampliar)

Previsões mais precisas para correspondências distantes de origem judaica Ashkenazi

Entre as populações endogâmicas, onde há uma alta incidência de casamento dentro da mesma comunidade, dois indivíduos podem ter DNA compartilhado de múltiplos ancestrais comuns. Isso resulta em uma quantidade maior de DNA compartilhado do que o esperado para o parentesco. Originalmente, o cM Explainer™ não levava em consideração as origens étnicas das correspondências de DNA ao calcular as previsões de parentesco, o que significava que as relações prováveis entre algumas correspondências pareciam mais próximas do que realmente eram.

Como parte desta atualização, ajustamos as previsões de parentesco para correspondências de DNA no MyHeritage com a etnia judaica Ashkenazi, devido ao histórico de endogamia dentro desta comunidade. Esse ajuste é aplicado a correspondências de DNA distantes com menos de 200 cM de DNA compartilhado. O cM Explainer™ agora usa uma fórmula desenvolvida por nossa equipe de ciências que considera o grau de etnia judaica Ashkenazi dentro de uma correspondência de DNA e ajusta o DNA compartilhado usado pelo algoritmo para oferecer uma previsão de parentesco mais precisa. Quanto mais etnia Ashkenazi as duas pessoas compartilharem, maior será o ajuste no algoritmo. MyHeritage é a primeira e única empresa a fornecer previsões de parentesco que levam em conta a endogamia. Este ajuste não está disponível na ferramenta CM autônoma porque a ferramenta não leva em consideração os dados de etnia.

No exemplo abaixo, uma correspondência tem 44 anos e 90,7% da etnia Ashkenazi, e a outra tem 54 anos e 96,4% Ashkenazi, e eles têm 70 cM de DNA compartilhado. A previsão de parentesco original para esta correspondência indicava um provável parentesco de primo de terceiro grau. Após a melhoria geral no modelo de previsão, juntamente com os ajustes adicionais para duas correspondências com etnia judaica Ashkenazi significativa, o cM Explainer™ agora prevê um parentesco de primo em quinto grau e o chama de “estimado” em vez de “provável”.

Previsão aprimorada para correspondências distantes com a etnia judaica Ashkenazi

Previsão aprimorada para correspondências distantes com a etnia judaica Ashkenazi (clique para ampliar)

Podemos ajustar o algoritmo no futuro para fornecer previsões mais precisas para populações endógamas adicionais.

Resumo

Estamos aprimorando continuamente o cM Explainer™ para melhorar a precisão das previsões de parentesco. Esperamos que essas melhorias permitam que você gerencie suas correspondências de DNA com mais eficiência e entenda melhor as relações familiares.