Australiano adotado encontra irmãos na Dinamarca com o MyHeritage DNA

Australiano adotado encontra irmãos na Dinamarca com o MyHeritage DNA

David Oliver, da Austrália, nasceu e foi adotado na Inglaterra em 1960. Por meio de uma correspondência de DNA no MyHeritage, ele descobriu que seu pai biológico era dinamarquês e conseguiu se conectar e conhecer seus 3 meio-irmãos!

David foi criado em Warwickshire, Inglaterra. “Foi-me oferecida uma educação amorosa, estável e confiável”, diz ele. “Tive uma boa educação e não me faltava nada. Fui informado sobre minha adoção desde muito jovem, mas isso não foi discutido com frequência ao longo dos anos. Ambos os meus pais adotivos já faleceram.”

David Oliver

David Oliver

Os pais adotivos de David disseram a ele que sua mãe biológica era dinamarquesa, mas ele sempre presumiu que seu pai era britânico. Ele conseguiu encontrar sua mãe biológica com relativa facilidade obtendo os documentos oficiais de adoção da Igreja da Inglaterra, que se tornaram acessíveis como resultado de uma mudança na lei em 1971. “Entendo como minha mãe biológica pode se sentir sobre isso”, diz David . “Quando ela assinou os papéis para me adotar, ela não teria dúvidas naquela época, 1960, de que nunca haveria nenhuma maneira de eu ou qualquer outra pessoa localizá-la no futuro. Ela se recusou a ser encontrada até agora, o que eu respeito completamente.

‘Foi uma sensação instantânea’

Quando David obteve sua certidão de nascimento, percebeu que seu pai biológico também era dinamarquês. “Primeiro fiz um teste de DNA com outro serviço, mas não obtive resultados interessantes. Em seguida, carreguei meus dados de DNA no MyHeritage e, literalmente, assim que o fiz, comecei a receber correspondências”, diz David. “De repente, me correspondi com um primo que mora na Dinamarca. E foi tão preciso que identificou o local exato onde descobri mais tarde que fui concebido – a cidade de Fredericia. Este é o sucesso do MyHeritage.”

David estendeu a mão para seu primo de segundo grau, Peter. “Foi uma sensação instantânea, você sabe que é parente”, diz David. “Minha pesquisa de DNA na plataforma MyHeritage resultou em um contato com Peter Hammer na Dinamarca, que me colocou em contato com sua mãe, Jette Hammer, sua tia Janne e seu tio Jesper, que mora na África do Sul, todos os quais são meus primos de primeiro grau. Isso foi rapidamente seguido por minha própria irmã e irmãos, Anne-Mette, Axel e Svenn.”

Anne-Mette diz que recebeu um e-mail de seu irmão, Axel, tarde da noite, perguntando se ela estava acordada. “Foi muito incomum”, diz ela. “Ele perguntou se podia me ligar.” Anne-Mette diz que alguns de seus parentes fizeram testes de DNA através do MyHeritage para verificar as possíveis raízes espanholas de sua falecida avó. Mas então Peter foi contatado por David.

Peter e Jette adivinharam imediatamente que o pai biológico de David era o pai de Anne-Mette, Palle. “Eu tinha uma meia-irmã nos Estados Unidos que meu pai não conhecia antes de 1996, então estávamos um pouco familiarizados com esse tipo de situação”, diz Anne-Mette. “Jette entendeu que David era um meio-irmão nosso e pediu a David que enviasse fotos de si mesmo. Tirei uma foto naquela mesma noite. Eu estava rindo; ele se parece com meus irmãos.

O pai biológico de David, Palle. Foto colorida e aprimorada por MyHeritage
O pai biológico de David, Palle. Foto colorida e aprimorada por MyHeritage
O pai biológico de David, Palle. Foto colorida e aprimorada por MyHeritage

“Meu pai era um homem muito bonito”, diz Anne-Mette. “Quando muito jovem, ele fez parte da Resistência lutando contra os alemães. Ele tinha uma licença de voo. As mulheres estavam simplesmente apaixonadas por ele.” Ela acredita que ele não sabia da existência de David.

David também entrou em contato com a esposa e os filhos de seu falecido irmão Ole, e a filha de outra irmã, Linda, que infelizmente morreu em 2012.

‘Eu nunca me senti tão bem-vindo na minha vida’

Por causa da pandemia, David não pôde viajar para conhecer sua nova família, mas eles mantiveram contato por chat de vídeo. Finalmente, em agosto do ano passado, David viajou para a Dinamarca com sua esposa Nicola para conhecer todos. “Tivemos um mês maravilhoso lá”, diz David. “Foi fantástico. Eu apenas senti que os conheço por toda a minha vida. Nunca me senti tão bem-vindo na minha vida. Uma família que eu não sabia que existia e da qual sinto que faço parte e acho que eles sentem o mesmo.”

David e Nicola visitaram pela primeira vez seus primos recém-encontrados do lado materno da família com seus pais. “Fomos recebidos com verdadeiro calor e hospitalidade e desfrutamos de um maravilhoso churrasco em família juntos”, diz David.

Depois, ficaram um mês com Anne-Mette perto da cidade de Fredericia, na Jutlândia, onde ela mora. Enquanto estava lá, seus irmãos Axel e Svenn também se encontraram com eles em várias ocasiões.

Left to right: Nicola, David, and Anne-Mette

Da esquerda para a direita: Nicola, David e Anne-Mette

“Nós nos divertimos muito”, diz Anne-Mette.

“Fiquei profundamente comovido com o calor e o carinho que Nicola e eu recebemos durante nossa viagem à Dinamarca”, diz David. “O sentimento mais estranho de minha parte é que parecia que minha família e eu nos conhecíamos há muitos anos.”

David (center) with his sister-in-law Merete (left) and his sister Anne-Mette (right)

David (centro) com sua cunhada Merete (esquerda) e sua irmã Anne-Mette (direita)

“Agora estou na posição privilegiada de ter não apenas uma família no Reino Unido, mas outra grande família principalmente na Dinamarca, mas espalhada por todo o mundo”, diz David. “Foi uma descoberta maravilhosa.”

Se você mesmo fez uma descoberta maravilhosa com o MyHeritage, adoraríamos saber! Nos envie por meio deste formulário ou por e-mail em stories@myheritage.com.