MyHeritage e os Arquivos Centrais para a História do Povo Judeu publicam coleção exclusiva de registros judaicos de Viena
- Por Talya ·
Temos o prazer de anunciar que fizemos parceria com os Arquivos Centrais para a História do Povo Judeu para publicar uma coleção exclusiva de aplicações digitalizadas de emigrantes judeus da Viena do entreguerras. O acervo, que contém 228.250 registros, também inclui imagens digitalizadas dos documentos originais. Esses registros valiosos fornecem insights notáveis sobre a vida da florescente comunidade judaica de Viena, Áustria, neste momento crucial da história mundial, de 1938 a 1939.
Pesquisar Áustria, Viena, Pedidos de Emigrantes Judeus, 1938–1939
A florescente comunidade judaica na Viena do entreguerras era o lar de aproximadamente 200.000 judeus. O “Anschluss” – a anexação da Áustria à Alemanha nazista em março de 1938 – trouxe um fim abrupto à prosperidade da comunidade. Em maio de 1938, os judeus que viviam na Áustria registraram-se no departamento de emigração da Israelitische Kultusgemeinde (a organização da comunidade judaica em Viena) se pretendiam deixar o país e escapar da perseguição nazista.
Cada chefe de família teve que preencher um questionário detalhado, contendo as seguintes informações: nome do requerente, endereço, data de nascimento, local de nascimento, estado civil, nacionalidade, status de residência em Viena e se e por quanto tempo o requerente residiu em outro lugar , informações sobre a profissão e o último cargo profissional ocupado, quaisquer profissões recém-adquiridas, habilidades linguísticas, situação econômica e renda mensal, e informações abrangentes adicionais relacionadas à emigração.
Estes dados relativos à emigração incluem informação sobre a possibilidade de o requerente obter os documentos necessários para a emigração; o destino da emigração; planos pessoais no exterior; recursos financeiros para a emigração; parentes e amigos no exterior, especialmente no país de destino (incluindo nome, endereço e grau de parentesco); referências; e informações do passaporte. Além das informações sobre o solicitante, os questionários contêm informações sobre quaisquer dependentes, incluindo grau de parentesco, nome, naturalidade, data de nascimento e ocupação. Em alguns casos, os questionários também fornecem informações sobre os pais do solicitante.
Essas “folhas de emigração” formam uma das coleções mais informativas sobre judeus austríacos dos anos de 1938 a 1939. Os formulários são frequentemente complementados por documentos adicionais, incluindo cartas, declarações juramentadas, documentos oficiais e correspondência, bem como selos e notas manuscritas que foram adicionadas como parte do processamento do arquivo.
Infelizmente, as informações contidas nesses formulários foram posteriormente usadas pelos nazistas para ajudá-los na expulsão sistemática dos judeus da Áustria.
Os documentos de emigração fazem parte do extenso arquivo comunitário da Comunidade Judaica Vienense que constitui parte do acervo do Arquivo Central para a História do Povo Judeu (CAHJP) em Jerusalém.
Exemplo
A coleção contém as folhas de emigração do soldado Menachem Baumgarten, que escapou de Viena e depois de emigrar para a Palestina, se alistou para lutar ao lado dos britânicos com 138 de seus companheiros judeus. Baumgarten conseguiu escapar de Viena, mas depois teve um destino terrível.
Baumgarten estava estacionado no SS Erinpura, que transportava mais de mil soldados e tripulantes. Bombardeiros alemães avistaram e atacaram o navio, matando 664 soldados, incluindo 139 soldados da Palestina que se alistaram no exército britânico.
Este questionário de emigração inclui a data de nascimento de Baumgarten: 3 de dezembro de 1923.
A segunda página compartilha informações sobre os membros da família de Menachem: sua mãe Irma, irmão Josef e irmã Edith.
O seguinte texto manuscrito em alemão pode ser encontrado na página final:
“Atenção processamento final!
Menachem (Leopold) Baumgarten, um judeu, de acordo com suas crenças. Completamente sem meios, aplicado ao serviço de assistência social em sua área de residência, seu pai é falecido.
O candidato está viajando com a Youth Aliyah para a Palestina em 15.8.1939.
No que diz respeito à sua viagem, ele não tem condições de pagar suas despesas de viagem, portanto, encaminha as despesas do contrato (de imigração) ao Escritório da Palestina (RM 166,35 + £ 1,14).
(RM – moeda alemã, £ – Sterling)
O requerente é encaminhado para o processamento final.
25.7.1939”
Resumo
Mais de 80 anos desde a sua criação, este conjunto de dados historicamente significativo de arquivos de emigração está agora disponível online pela primeira vez, fornecendo à nossa geração um vislumbre detalhado da comunidade judaica em Viena, pouco antes da Segunda Guerra Mundial.
Pesquisar esta coleção no MyHeritage é gratuito. Para visualizar seus registros ou para salvar registros em sua árvore genealógica, você precisará de um plano de Dados ou Completo.
Se você tem uma árvore genealógica no MyHeritage, nossa tecnologia Record Matching irá notificá-lo automaticamente se os registros dessas coleções corresponderem aos seus parentes. Você poderá revisar o registro e decidir se deseja adicionar as novas informações à sua árvore genealógica.
Esperamos que esta coleção seja valiosa para a pesquisa de história da família de nossos usuários.